Descobrindo A Dracena-Confeti Ou Dracaena Godseffiana

Dracena-confeti ou Dracaena godseffiana

Com as folhas bem menores do que outras Dracenas que conhecemos, a Dracena-confeti também tem o seu charme. Suas folhas verdes possuem lindos salpicados de tons branco-amarelados, que por vezes se sobrepõem sobre o tom predominante da planta.

Ela é uma bela opção para cultivo dentro de casa, tanto em vasos de piso assim como também em vasos menores. Conheça um pouco mais sobre essa Dracena.

Sobre a Dracena-Confeti

A Dracena-confeti também conhecida popularmente como “Dracena godseffiana“, é nativa da região tropical da África, especificamente do oeste e centro-oeste, estendendo-se da Guiné até a República do Congo​.

Ela pertence à família Asparagaceae, que também inclui outras espécies populares de Dracaena, como por exemplo a Dracaena fragrans e a Dracaena reflexa

Ela recebe o nome científico de Dracaena godseffiana. É um arbusto perene ereto e ramificado que pode atingir uma altura entre 1 a 1,2 metros.

Seu crescimento é considerado lento, mas é uma planta resistente e muito apreciada por sua aparência ornamental​​.

As folhas da Dracaena godseffiana tem um pecíolo, ou seja, a parte que prende a folha ao ramo, bem curto. Possuem formato elíptico e consistência de couro.

Os salpicados de tons branco ou amarelado que cobrem a superfície da folha, realçam a cor verde brilhante. Elas medem de 12 a 22 cm de comprimento.

As inflorescências são curtas, contendo flores pequenas e verde-amareladas. Embora a inflorescência tenha um efeito ornamental secundário, os frutos que se seguem são arredondados, vermelhos e muito graciosos, agregando valor ornamental à planta​​.

A Dracaena godseffiana não é apenas uma planta encantadora, mas também um recurso natural que pode contribuir para um ambiente interior mais agradável na sua casa.

Como Cuidar da Dracena-confeti

Por ser uma planta rústica, a Dracena-confeti não exige muitos cuidados. Tanto que seu cultivo em ambientes internos tem se tornado cada vez mais popular.

Luz e Temperatura

A Dracena é uma planta bastante tolerante quando se trata de condições de luz. Ela se dá bem em meia-sombra e bem como na sombra. Mas deve-se evitar a luz solar direta aliada a altas temperaturas, típicas da maioria das regiões do país.

Dentro de casa, entretanto, escolha um local mais próximo a uma janela ou varanda para conseguir a quantidade certa de luz.

Quando se trata de temperatura, a Dracena se adapta bem em ambientes que variam entre 18°C e 25°C, não tolerando temperaturas abaixo de 16°C​.

Rega e Substrato

A rega deve ser de acordo com a região em que você mora. De uma forma geral, ofereça regas mais frequentes em dias mais quentes e ensolarados, pois as plantas tendem a transpirar mais.

Sendo assim, é comum as plantas perderem mais água no verão e na primavera. Do mesmo modo, elas também precisam de maior quantidade de água quando o clima é quente e seco.

Comparativamente, a Dracena-confeti tem folhas menores e por isso ela não transpira tanto quanto uma dracena com folhas mais longas e largas.

Desse modo, é sempre bom dar uma conferida no substrato com as mãos. Veja se os primeiros centímetros já secaram para só então oferecer mais água.

Além disso, certifique-se de escolher um substrato rico em material orgânico e que ao mesmo tempo tenha uma boa drenagem.

A drenagem adequada evita o encharcamento das raízes que pode ser um motivo de problemas e amarelamento das folhas.

Sempre esteja atento aos pratinhos que ficam embaixo do vaso, eles precisam ser esvaziados após as regas.

Como adubar a Dracena-Confeti

Durante a primavera e o verão, é recomendado usar um adubo mineral do tipo NPK 10-10-10. Inicialmente faça um preparo menor do que a orientação do fabricante, para evitar o excesso de adubo.

Então, à medida que você observar a reação da planta à quantidade de fertilizante, vá aumentando aos poucos, até chegar na medida indicada pelo fabricante.

Como Propagar

A propagação da Dracena pode ser feita facilmente através de estacas. Inicialmente, pegue um pedaço de 10 a 12 cm de caule. Escolha um pedaço que não seja tão jovem. Então, retire as folhas da base, que devem ser removidas antes de plantar. Esta forma de propagação é bastante simples e eficaz​.

A Dracena-confeti é uma planta maravilhosa que não requer muito esforço para se desenvolver. Com um pouco de atenção, ela fará muito sucesso na sua casa.

Veja Também: