Se você quer multiplicar suas plantas, o enraizamento de estacas é o jeito mais fácil. Isso funciona como mágica para a maioria das espécies e a sensação maravilhosa de criar novas mudas é especial, principalmente para os jardineiros iniciantes. Explicamos a seguir as melhores maneiras de como enraizar galhos de plantas com práticas simples e que produzem mudas rapidamente.
Características da Propagação
Ao contrário da propagação por sementes, a propagação por estaca produz um clone exato da planta mãe. Isso é extremamente importante se você quer produzir uma nova muda com todas as características da planta que você escolheu.
No entanto, algumas espécies de plantas não criam raízes tão facilmente, o sucesso depende de algumas características.
Por exemplo, brotos muito novos, com baixo grau de maturidade muitas vezes não têm sucesso. Um galho novo ainda é muito macio e assim propenso à podridão.
Por outro lado, galhos antigos e com o processo de lignificação ou lenhificação avançado demoram mais para enraizar. A lignificação nada mais é que o depósito de lignina nas paredes celulares dos galhos, fazendo com que eles fiquem lenhosos.
O enraizamento fácil depende não só do momento como também da espécie da planta. Uma maneira de saber se a planta tem um enraizamento fácil através de galhos ou estacas é observar sua capacidade de regeneração. Se uma planta lança novos brotos vigorosos após a poda, então eles também se propagam bem por meio de estacas.
Qual o Melhor Substrato para Enraizamento
Se você pensar que a estaca cortada ainda não tem raízes, então vai perceber que não há necessidade de um substrato de qualidade, com muitos nutrientes, para o enraizamento acontecer. Isso porque a planta absorve os nutrientes através das raízes, sendo assim, se ainda não há raízes, tanto faz o meio de enraizamento. Por outro lado, a umidade é fundamental.
Nesse sentido, vamos ver a seguir duas maneiras de como enraizar galhos de plantas, a primeira na água e a segunda em substrato. Considerando uma mesma espécie de planta, o tempo para as raízes aparecerem, é praticamente o mesmo. Dessa forma, escolha qual método você prefere.
Assunto Relacionado: Como Fazer Muda Da Rosa Do Deserto Por Meio de Estacas
Como Enraizar Galhos de Plantas em Água
Inúmeras plantas cultivadas em ambientes internos podem ser enraizadas por meio de estaca em um simples copo d’água. Por exemplo, jiboias, filodendros, azaleias, zamioculcas, clorofitos e imbés. Veja como é simples o procedimento de enraizar galhos de plantas em água:
Primeiramente escolha um galho saudável. O mais comum é cortar uma estaca de cabeça que tenha ao menos 10 centímetros de tamanho
- Faça o corte com uma ferramenta afiada de modo que não estrangule o caule e consequentemente os vasos condutores da planta
- Use o lado onde foi feito o corte para o enraizamento
- Retire as folhas da parte inferior do galho para não ficarem em contato com a água, pois elas podem apodrecer dentro do copo e atrapalhar o procedimento
- Deixe algumas folhas no topo do galho, mas não deixe muitas. Folhas numerosas ou folhas grandes evaporam muita água, o que atrapalha a estaca que, sem as raízes, só consegue absorver uma quantidade limitada de água
- Escolha um copo opaco ou então providencie um revestimento, papel alumínio por exemplo, a fim de proteger as raízes da claridade
- Coloque as estacas dentro do recipiente e escolha um local claro, porém protegido da luz solar
- Novas raízes se formam com cerca de duas a três semanas, em alguns casos até antes
- Não demore a retirar a muda da água para evitar que as raízes formem bolas
- Depois de enraizadas, elas podem ser transferidas para o vaso com substrato preparado ou para o jardim
- Nos próximos 3 ou 4 meses mantenha as regas regulares, de modo a deixar o substrato umedecido, até que as raízes fiquem fortes
- Após esse período, cuide da nova planta da mesma maneira que você cuida da planta mãe.
Dica para favorecer o enraizamento de galhos na água: coloque uma colher de sopa de água oxigenada (10 volumes) em 500 ml de água. A água oxigenada fornece oxigênio, melhorando as condições físico-químicas que facilitam a absorção de água pelo galho e aceleram o enraizamento.
Como Enraizar Galhos de Plantas em Substrato
Com efeito, o enraizamento de galhos pode ser feito também em substrato umedecido, pobre em nutrientes. Não use fertilizantes antes do enraizamento pois a planta ainda não tem raízes para absorver os nutrientes.
As raízes no substrato se formam mais facilmente em ambiente fechado, com alta umidade. Sendo assim, preparar uma caixa de plástico com tampa ou simplesmente abafar o recipiente com um saco plástico vai favorecer o enraizamento do galho em um substrato.
Escolha um recipiente pequeno sem furos e coloque o substrato que pode ser misturado com areia ou perlita. Outro material que tem excelentes resultados por causa da sua capacidade de manter a umidade é a vermiculita. Você pode usá-la sozinha ou misturada com terra vegetal.
Dica para acelerar o enraizamento de galhos em substrato: para melhorar ainda mais o ambiente e acelerar o enraizamento, coloque o recipiente tampado em cima da geladeira; o substrato levemente aquecido, melhora significativamente o crescimento das raízes.
Tudo pronto, proceda da mesma maneira como detalhamos anteriormente:
- Escolha um galho saudável
- Faça o corte
- Retire o excesso de folhas
- Coloque o galho no substrato
- Tampe para manter a umidade
- Mantenha o substrato escolhido sempre umedecido
- Para verificar a umidade, levante a tampa do recipiente e teste com os dedos se há necessidade de colocar mais água.
Após o enraizamento, transfira o galho com raízes para o vaso definitivo e preencha com um substrato enriquecido com material orgânico e nutrientes. Nos primeiros 4 meses mantenha uma regularidade de rega mais frequente para que as raízes ganhem força e robustez.
A partir daí você deve cuidar da sua nova planta da mesma maneira que cuida da planta mãe.
Veja Também:
Gostou de saber um pouco mais sobre como enraizar galhos de plantas em água ou com substrato? Compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de cuidar de plantas. Logo depois, marque suas estrelinhas abaixo.