Filodendro Elegante: Linda Folhagem Para Jardins Sombreados e Ambientes Internos

filodendro elegante
Reprodução imagem: Gabriel Kehdi Paisagismo

O Filodendro Elegante é uma planta epífita que cresce escalando árvores maiores. Tem folhas em verde vivo, muito recortadas que são a razão também do seu nome científico, Philodendron Elegans.

Sobre o Filodendro Elegante

O Filodendro Elegante é nativo da América do Sul, mais especificamente da Bolívia, Colômbia e Brasil. Vivem no interior da Floresta Amazônica, onde tem hábitos de planta trepadeira, assim como a maioria dos filodendros.

Quando jovem, as folhas do Philodendron Elegans são mais arredondadas e sem os recortes profundos que a identificam tão facilmente quando adultas. Nesse sentido, é muito comum a confusão com outras espécies da mesma família, como por exemplo o Philodendron Radiantum e o Tortum.

É uma planta de crescimento lento com folhas que surgem ao final de longos pecíolos que se prendem aos rizomas, protegidos por escamas. Além disso, lançam raízes aéreas que servem para fixar a planta no seu suporte. Podem chegar a mais de 4 metros no seu habitat natural.

Uma característica interessante do Filodendro Elegante é que quando a planta cresce no chão, sem suporte para escalar, suas folhas não desenvolvem os recortes peculiares. Mantendo assim o visual da folha jovem alongada e arredondada.

Gosta de clima quente e úmido, não suportando temperaturas abaixo de 10°C e nem geadas.

Possui inflorescência que surge em condições ideais de luz e umidade em qualquer época do ano. Suas flores são em espádice assim como o Lírio-da-Paz, e podem ser vermelhas ou brancas. Após a floração, os frutos são em forma de baga.

Como Cuidar do Filodendro Elegante

O Filodendro Elegante gosta de estar em ambientes parcialmente sombreados, pois como planta tropical que cresce à sombra de árvores maiores, ele não aceita a luz solar direta, que deixa suas folhas queimadas.

Embora ele se desenvolva melhor com uma parcela de sol fraco, é uma planta que pode ser cultivada em ambientes internos, desde que esteja posicionada em locais muito claros que recebam luz indireta abundante.

Para imitar o solo da floresta, prepare substrato rico em matéria orgânica e que seja leve e bem drenado. De forma que as raízes tenham acesso a boa circulação de ar.

Faça regas abundantes, mas somente quando o solo estiver seco. Isso ajuda a evitar o encharcamento das raízes. Além disso, o vaso deve ter orifícios para o escoamento do excesso de água.

Ofereça fertilizantes de liberação lenta a cada dois ou três meses.

Não há necessidade de poda a não ser que você queira controlar o tamanho da planta ou incentivar novas brotações. Folhas amareladas e velhas devem sempre ser retiradas.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre Filodendro Elegante? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (9 votes)

Deixe um comentário