Filodendro-Roxo: Trepadeira Para Ambientes De Sombra

Philodendron erubescens Filodendro-roxo
Imagem: Botanicaetal.com

Sim, existe um Filodendro inteiramente roxo. Nativo da América tropical, ele é uma planta muito apreciada, comumente utilizada na decoração de ambientes internos. O Filodendro-roxo é uma trepadeira que vai deixar sua casa com um toque colorido e harmonioso.

Sobre o Filodendro-Roxo

Assim como a maioria das espécies da família Araceae, o Filodendro-roxo é uma planta tóxica. Nesse sentido, quem tem crianças e pets em casa, é bom colocar a planta em um local seguro, longe dos curiosos.

Esse Filodendro é também conhecido por outros nomes populares, como por exemplo Guaimbê-roxo ou Imbé-roxo.

Ele atende pelo nome científico de Philodendron erubescens. Aliás, essa espécie deu origem a uma versão com tons rosados, o Philodendron erubescens ‘Pink Princess’, mais rara e difícil de encontrar à venda.

Existe também a variedade P. erubescens ‘Green Emerald’, com folhas verdes vibrantes e brilhantes.

As folhas do Filodendro-roxo são laminadas, lembram a ponta de uma seta, com a base reentrante e lobos pontiagudos. Cada folha mede cerca de 12 a 26 cm de comprimento. São coriáceas, ou seja, são espessas, brilhantes, resistentes, mas flexíveis como o couro.

Sua inflorescência segue como as demais espécies da família Araceae, ou seja são em formato de espádice. Aliás sua inflorescência é comumente confundida com uma grande pétala. Essa pétala na verdade é uma folha modificada que protege uma espiga carnosa ou espádice onde ficam as pequenas flores.

Como Cuidar do Filodendro-Roxo

Os cuidados com o Filodendro-roxo são bem simples, uma vez que não requer luz solar intensa e direta. Ele suporta até mesmo um pequeno período de seca.

Luz e Temperatura

Os Filodendros em geral são plantas que gostam de estar em ambientes sombreados, e o Filodendro-roxo não escapa a essa regra. Escolha pontos bem iluminados dentro de casa para que sua planta prospere saudavelmente.

Em jardins, procure a proteção de árvores, já que essa é a forma original como eles prosperam nas florestas nativas.

São classificadas como hemiepífitas, pois parte de suas raízes ficam no solo e as outras raízes que surgem ao longo da planta se agarram ao tronco da árvore.

Ambientes muito escuros causam um crescimento deficiente ou nulo. E ao contrário, a exposição direto à luz solar pode deixar as folhas do seu Filodendro amarelas e queimadas.

Como típicas plantas tropicais, o Filodendro gosta de estar em temperaturas entre 12° e 26° Celsius.

Rega e Substrato

O Filodendro-roxo gosta de ambientes extremamente úmidos. Assim mantenha o substrato levemente umedecido. Utilize substrato rico em material orgânico, mas que possua uma parte fibrosa como por exemplo, fibra de coco ou casca de pinus.

As regas precisam ser frequentes, mas somente quando a superfície do substrato estiver seca.

O Filodendro-roxo gosta de muita umidade nas folhas. Nesse sentido, borrife as folhas várias vezes ao dia em estações do ano onde o calor seja frequente.

Não somente as folhas gostam de água, mas também o caule e as raízes que surgem acima do solo.

Não tenha receio de exagerar nas borrifadas, a intenção é deixar a planta confortável no calor e manter a umidade constante.

Lembrando de não permitir que o substrato encharque, pois as raízes podem apodrecer. Por isso é importante a boa drenagem dentro do recipiente. Os vasos de plástico são excelentes para plantas que recebem muita água.

Adubo

As plantas que estão dentro de casa precisam de adubação frequente para que mantenham o seu desenvolvimento constante. Por isso, fazer uma fertilização por mês em seu Filodendro-roxo vai manter as folhas eretas e bem nutridas e as raízes em atividade.

Utilize um adubo padrão NPK 10-10-10 que pode ser misturado na água da rega. Se preferir use um adubo foliar que também é eficaz na manutenção dos macro e micronutrientes para a planta.

Enfim, o Filodendro-roxo é uma aquisição colorida e muito elegante para a sua coleção de plantas. Sobretudo se você considerar que são plantas tropicais, que se adaptam muito bem dentro de casa.

Se quiser aumentar seu conhecimento sobre os Filodendros, veja esse outro artigo onde falamos do Filodendro-Brasil com dicas de cultivo.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o Filodendro-Roxo? Compartilhe com alguém que gosta de cultivar plantas dentro de casa e depois deixe suas estrelinhas a seguir.

Deixe um comentário