A Flor Azaleia e Seus Muitos Cultivares

Flor azaleia

Analisando o habitat de origem da flor Azaleia, o certo é dizer que elas gostam do cultivo ao sol, em ambientes úmidos e frescos. Mas a beleza e abundância da sua floração estimulou o surgimento de várias espécies híbridas. Conheça mais sobre essa história ao longo do artigo.

Embora seja uma planta resistente ao frio, em países com temperaturas abaixo de zero, as Azaleias são muito populares para cultivo também em vasos dentro de casa.

Como regra geral, a flor Azaleia é uma planta para áreas ensolaradas e semissombreadas. Contudo, com os repetidos cruzamentos chegou-se a espécies tolerantes à sombra dos ambientes internos.

É uma planta versátil, sendo comum o seu uso tanto como formação de cercas vivas, como renques para bordas de jardins, maciços ou ainda isoladas.

Sobre a Flor Azaleia

A flor Azaleia é um arbusto com galhos finos e muito ramificados, nativa dos países asiáticos e extensamente cultivada no Brasil.

Anteriormente, pertencia a um gênero botânico separado que levava seu nome, Azalea. Porém, ela foi incluída no gênero Rhododendron e pertence à família da Ericaceae.

Por certo, ao longo dos anos ela passou por diversos cruzamentos. O que permitiu a modificação e o desenvolvimento de novos cultivares.

Cultivares estes, que são contabilizados em mais de 100 variedades ao redor do mundo.

A flor Azaleia está disponível hoje em cores como branco, vermelho, amarelo, rosa, salmão ou violeta. Existem espécies também com dois tons de cores.

Com a hibridização foi possível produzir principalmente plantas adaptáveis a diversos tipos de climas. Mas não só isso, como também tamanhos diferentes de plantas, cores e formas de flores além de variação na data de floração.

Tipos de Flor Azaleia

Dentre as espécies citadas abaixo existem diversas subespécies com características diversas. Por exemplo, a Rhododendron simsii se destaca na Europa por suas espécies que podem ser cultivados em ambientes internos. E ainda assim, mesmo à sombra, apresentam grande floração.

Rhododendron simsii

É a espécie de flor Azaleia mais comumente cultivada no Brasil. Ela alcança cerca de 1m a 2m de altura. Possuem flores em cores diversas e que podem ser simples ou dobradas, às vezes listradas.

Rhododendron thomsonii

Esse tipo de flor Azaleia produz um visual espetacular. Suas flores são grandes e surgem nos extremos dos galhos em formato agrupado. Elas não perdem as folhas no inverno e são indicadas para regiões de clima frio, típicas do sul do país.

Rhododendron indicum “korin”

Essa flor Azaleia é conhecida por sua utilização como Bonsai. Ela se destaca por seus galhos basais crescerem grossos e mais fortes do que no ápice.

Rhododendron schlippenbachii

Elas crescem até quase dois metros de altura e tem flores em tons de rosa levemente perfumadas. Ainda que esta espécie prefira a meia-sombra, ela tolera solos mais pobres em comparação com outras Azaleias.

Rhododendron obtusum

Ela atinge cerca de um metro de altura e suas flores são grandes, nas cores vermelha, roxa, rosa e branca. A flor Azalea obtusum é também utilizada como planta Bonsai. Seu uso se estende como flor de corte para arranjos florais e também cercas vivas em jardins.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre a flor Azaleia e seus cultivares? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (13 votes)

Deixe um comentário