As cercas vivas possuem a utilidade de demarcar espaços de um jeito harmonioso e natural. Seja muro, parede, cercado alto ou baixo, a decoração com plantas forma maciços elegantes. Veja aqui qual o melhor tipo de planta para cerca viva que combina com o revestimento que você precisa.
Elas podem ser cercas vivas das mais simples às mais sofisticadas. Para quem admira a natureza, por certo as cercas vivas são uma excelente indicação. Decorativas e funcionais, filtram a visibilidade, demarcam espaços e ajudam a melhorar a umidade do ar.
Se você se identificou com o tema, confira abaixo algumas espécies de plantas para montar cercas vivas incríveis. E, além disso, deixar o seu quintal ainda mais charmoso.
Escolha qual o tipo de planta para cerca viva que combina com seu jardim
1 Laurotino
Muito utilizado no paisagismo, o Laurotino pode chegar até 3 metros de altura, e é uma espécie bastante resistente tanto ao frio quanto ao calor. Além disso é versátil quanto à possibilidade de usos. Possui flores que surgem na primavera ou verão e também funcionam bem para poda artística.
2 Pingo-de-ouro
O uso dessa espécie é bastante comum no Brasil, pois não requer grandes cuidados. Além disso, sua coloração verde amarelada é um grande diferencial decorativo.
3 Hibisco
Alguns cuidados são necessários para manter uma cerca viva de hibiscos. Alguns deles são: climas quentes, bastante luminosidade e poda correta de modo que não prejudique a floração. A espécie Hibiscus sabdariffa tem a vantagem de ser comestível e utilizada para fabricação de geleias ou chás.
4 Murta
Para quem quer utilizar planta para substituir o muro, a murta é uma ótima pedida. Isso porque ela pode chegar até 5 metros de altura e possui crescimento rápido. Além disso, possui muitas ramificações deixando a proteção densa e escura. Todavia, fique atento, as podas devem ser constantes.
5 Cedrinho ou Cipreste-português
Para grandes propriedades, uma excelente dica é o Cedrinho, já que podem chegar até 25 metros de altura. Com formato triangular é imponente e tem crescimento rápido. Entretanto, as podas devem ser constantes para conseguir um bom formato. Além disso não gostam de temperaturas baixas.
6 Bambu
A espécie usada em cercas vivas que exigem plantas mais altas é a Bambuzinho de jardim. Ela pode chegar até 4 metros de altura. Todavia, é preciso montar uma barreira para contenção, já que a espécie costuma ser bem invasiva.
7 Azaléia
Para quem almeja uma cerca viva e quer aproveitar o charme e a elegância das flores. A Azaléia é a opção perfeita. Ela pode alcançar até 2 metros de altura, apesar do crescimento lento. Todavia, se bem cuidada floresce em abundância com tons variados na cor branca, rosa ou vermelha.
Veja Também:
Filodendro Xanadu: a Planta Perfeita para sua Sala
Saiba Como Cuidar da Planta Jiboia Definitivamente
Filodendro Brasil: Curiosidades, Substrato, Regas e Luz
Como Plantar Cebola em Jardins e Vasos
Plantas para Jardins Sombreados que Ficam Encantadoras Juntas
Gostou das dicas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.