Flores Resistentes Ao Frio E Geadas

flores resistentes ao frio de cor azul da espécie Iris sibirica

É inegável que as flores trazem mais colorido e harmonia ao jardim. No entanto, a maioria das flores é delicada e muitas se mostram sensíveis a condições climáticas extremas, como geadas. Para evitar a perda de flores em regiões do país com climas mais frios, é essencial optar por flores resistentes ao frio e geadas.

Flores resistentes ao frio e geadas

As flores resistentes ao frio e também geadas possuem adaptações naturais que permitem que elas sobrevivam a temperaturas até mesmo abaixo de zero. Algumas dessas adaptações incluem raízes profundas, espessamento das folhas e caules, bem como armazenamento de nutrientes.

Além disso, alguns fatores podem influenciar a resistência ao frio das plantas. Por exemplo, a localização e a exposição ao sol podem fazer uma grande diferença na capacidade da planta de resistir às temperaturas mais baixas.

1 – Azaleia (Rhododendron simsii)

flores resistentes ao frio de cor azul da espécie Rhododendron simsii

Primeiramente, elas são conhecidas por suas flores coloridas, sejam brancas, vermelhas, rosadas ou arroxeadas. As Azaleias formam um grande e variado grupo de arbustos lenhosos. Elas gostam da temperatura baixa da Região Sul do país onde crescem tanto no sol como em locais semissombreados. As podas na Azaleia devem ser feitas apenas após a floração.

2 – Dália (Dahlia pinnata)

Dahlia pinnata

As Dálias formam um grande grupo de híbridos, com centenas de cultivares. Originárias do México, elas produzem flores simples ou dobradas, com cores e formas variadas. Embora suas raízes tuberosas entrem em repouso no inverno, elas toleram as temperaturas baixas do sul do país. Devem ser cultivadas em sol pleno, isoladas ou em grupo, tanto para a formação de bordaduras quanto de canteiros.

3 – Ligustro-arbustivo (Ligustrum sinense)

Ligustrum sinense

O Ligustro-arbustivo recebe outros nomes populares como Alfineteiro-da-China, Ligustro-chinês e Ligustrinho. Ele pode alcançar de 3 a 4 metros de altura, com uma folhagem e floração extremamente ornamental. Pode ser usado para a formação de cercas vivas bem como uma simples arvoreta isolada no jardim. O Ligustro-arbustivo tolera geadas e possui flores brancas que se formam na primavera.

4 – Rododendro (Rhododendron thomsonii)

Rhododendron thomsonii, flor resistente ao clima frio

O Rododendro tem flores lindíssimas, grandes, vermelhas ou rosadas. Elas surgem entre o outono e o inverno e criam um efeito ornamental espetacular. O florescimento ocorre mais facilmente em regiões frias, como as do sul do país, além de áreas de altitude. Além disso, as flores suportam bem as geadas.

5 – Sedum-vistoso (Hylotelephium spectabile)

Hylotelephium spectabile, flores resistentes ao frio

É uma suculenta pouco ramificada, mas com hastes longas de até 60 centímetros de altura. Suas folhas são espessas e sua inflorescência, como o próprio nome sugere, é muito vistosa. Elas surgem bem acima da folhagem, na ponta dos ramos e tem flores rosadas. O cultivo pode ser feito não só em jardineiras como também em vasos ou no jardim. Embora seja uma suculenta, que tolera um pequeno período de seca, a planta Sedum-vistoso pode ser cultivada em regiões mais frias pois suporta temperaturas baixas, bem como geadas.

6 – Peônia (Paeonia sp)

São mais de 80 espécies dessa que pode ser uma das flores mais resistentes ao frio e geadas. As Peônias estão disponíveis nas mais variadas cores e formas de flores, tanto para jardins como para vasos. Elas gostam de frio e não se dão bem em locais com clima quente. Seus ramos podem chegar a 3 metros de altura, no entanto isso depende da espécie. As flores surgem na primavera e colorem o jardim com um festival de cores. O cultivo da Peônia deve acontecer em solo umedecido e sob sol pleno.

7 – Flor-de-lis-da-sibéria (Iris sibirica)

Iris sibirica, flores resistentes ao frio

A Flor-de-lis-da-sibéria não se incomoda mesmo quando as temperaturas baixam de zero. Ela gosta de sol pleno e solo umedecido. Suas flores são grandes e originalmente de tom azulado, mas existem cultivares com tons de roxo, lilás, amarelo e branco. Elas produzem hastes grossas e suas folhas são em formato de tiras em tom verde-escuro.

Portanto, se você mora em uma região do país com clima mais severo, experimente as flores que listamos anteriormente e veja seu jardim se transformar.

Veja Também:

Então, gostou das dicas sobre os tipos de flores resistentes ao frio e geadas? Você já tem alguma delas no seu jardim? Comente lá no final e então marque suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário