5 Motivos Que Deixam as Folhas da Costela de Adão Amarelas ou Secas

Folhas da Costela de Adão amarelas

Embora existam mais de 20 cultivares de Monstera, a Monstera Deliciosa, nome científico da Costela de Adão, exibe padrões únicos em suas folhas. O desenho da Costela de Adão é tão particular que explodiu como inspiração nos mais diversos itens de decoração e também vestuário. Vamos ver abaixo o que pode afetar e deixar as folhas da Costela de Adão amarelas, queimadas ou secas.

O Que Pode Deixar as Folhas da Costela de Adão Amarelas ou Secas

1 – Raízes Sobrecarregadas

A maioria dos problemas ocorridos com a Costela de Adão está associada ao excesso de água. Muitos jardineiros têm dificuldade em julgar qual a quantidade correta de rega que a planta precisa. Isso porque a demanda de água depende de vários fatores ambientais.

O excesso de água nas raízes provoca a podridão da planta muito rapidamente. E os sintomas são muito variados: folhas da Costela de Adão amarelas, marrons, escurecidas ou manchadas, além de queda e enrugamento.

Para prevenir o excesso de rega, coloque sua planta em um vaso com orifícios de drenagem. Além disso, o substrato deve ser solto e leve de forma que permita a respiração das raízes.

2 – Baixa Umidade do Ar

Folha enrolada pode ser sintoma de pouca umidade do ar. Às vezes, mesmo regando corretamente a planta, a falta de um elemento – que seja capaz de reter a umidade no substrato – pode ser a causa da baixa umidade. Sempre inclua casca de pinus ou vermiculita por exemplo, para ajudarem na retenção da água por mais tempo dentro do vaso.

Assunto Relacionado: Você Sabe a Diferença Entre Perlita e Vermiculita?

3 – Pouca Água

Se as folhas da Costela de Adão começarem a cair, provavelmente ela está recebendo pouca água. Sendo assim, verifique o solo; quando a terra está muito compactada, então, a água encontra dificuldade para chegar em todos os pontos do vaso e, consequentemente, em toda a extensão da raiz.

Além disso, em períodos com altas temperaturas, durante o verão principalmente, a planta necessita de maior quantidade de água.  

Todavia, a queda de algumas folhas mais antigas é comum e não deve ser uma preocupação.

4 – Fungos ou Doenças

Manchas pretas com o entorno amarelo indicam presença de fungos ou bactérias na planta. Assim, remova a folhagem afetada e consulte um especialista jardineiro para indicar qual fungicida deve ser aplicado.

Cochonilhas e ácaros são mais comuns em plantas de interior. Dessa forma, devemos ficar atentos, fazendo uma verificação visual frequente. Olhe sempre a parte inferior das folhas onde é mais comum a infestação.

A calda de sabão ajuda com as cochonilhas. A aplicação deve ser contínua até que se perceba que a planta ficou livre desses bichinhos brancos. O óleo de neem é um poderoso inseticida natural, contudo sua aplicação deve ser cuidadosa nas plantas.

5 – Qualidade da Água

Em algumas regiões do país a quantidade de flúor e cloro na água é considerada alta para a rega das plantas. Certas plantas são mais sensíveis a esses elementos, e a Costela de Adão é uma delas.

O excesso de cloro pode deixar as pontas das folhas marrons. Uma alternativa seria a água da chuva. Como isso não é possível para a maioria dos cultivadores, outra forma para amenizar estes elementos presentes na água é fervendo-a. Ou então, enchendo um balde com água no dia anterior à rega. Deixe a água no balde por toda a noite, e depois molhe a planta.

Se você quiser conhecer um pouco mais e ver outras dicas sobre como cuidar da Monstera deliciosa, dê uma olhada no artigo que postamos.

Veja Também:

Gostou das dicas de como identificar o que pode deixar as folhas da Costela de Adão amarelas ou secas? Logo após terminar a leitura, conte nos comentários se você cultiva essa planta em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário