Grama Batatais: Conheça Suas Características E Vantagens

grama batatais

Porque falar de uma espécie de grama em específico, como por exemplo a grama Batatais? Grama não é tudo igual? Afinal, grama é simplesmente grama! É aí que você se engana. Sabia que o arroz, o milho e a cana-de açúcar são gramas?

Sim gramas! Da família das gramíneas!

Para que você tenha uma grama adequada para o seu jardim, para o seu campinho de futebol, é preciso conhecer as gramas que melhor se adaptam ao clima brasileiro e dentre elas as que têm as características certas para cada caso.

A grama Batatais é uma das mais vendidas no país. Quer saber as razões? Acompanhe!

O Que é Grama?

Antes de falarmos da grama Batatais, que tal termos uma ideia do que é grama?

Gramíneas é uma família botânica que faz referência a plantas que geralmente são chamadas de gramas.

Tal família possui mais de 10.000 espécies espalhadas pelo mundo.

E sim, arroz, trigo, aveia, milho, cana-de-açúcar, feno e citronela são gramíneos, assim podem ser chamados de gramas.

Portanto, sua maior contribuição à humanidade é o fornecimento de alimentos.

Porém, as espécies de grama que nos interessam são as plantas ornamentais ou as usadas em solos de práticas esportivas e parques. Elas classificam-se entre gramas de clima quente e grama de clima frio.

As que se adaptam bem ao Brasil são as gramas de clima quente.

Dentre elas está a grama Batatais

Grama Batatais ou Bahia (Paspalum notatum)

A grama Batatais está entre as gramas mais usadas no país.

Trata-se de uma planta de clima quente, que tem duas classificações: gramas rizomatosas e gramas estoloníferas. Calma que você já vai entender a razão dessas explicações técnicas.

Gramas rizomatosas são aquelas onde a base do seu desenvolvimento acontece em rizomas subsuperficiais, que se encontram enterrados.

Esse é o caso da grama Batatais.

Isso faz com que este tipo de grama em geral, e a Batatais em específico, tenha uma grande capacidade de regeneração.

Principalmente se os danos forem causados por tráfego intenso, já que os rizomas estão enterrados e protegidos dos danos mecânicos.

Características da Grama Batatais e Suas Vantagens.

A grama Batatais é originária da América do Sul, aqui do Brasil mesmo. Seu ciclo de vida é perene, ela tem as folhas longas e firmes e sua coloração é verde-clara.

É uma grama de sol pleno, não sendo indicada para locais sombreados. Não adianta insistir, pois ela não vai bem em locais de sombra ou meia-sombra e talvez essa seja sua única desvantagem.

Justamente pela rápida capacidade de regeneração a grama Batatais é bastante exigente não só em manutenção e adubação como também poda.

A grama Batatais se reproduz por sementes e pode ser encontrada para compra não apenas na forma de placas ou mudas (plugs) como também em leivas (torrões de terra gramada).

Devido às suas características, ela pode ser plantada em solos mais pobres e/ou arenosos, mas é preciso fazer adubações semestrais e poda regular.

A grama Batatais é muito resistente, inclusive à estiagem, ao tempo seco, à falta de chuvas, e também a pragas e doenças. Além disso, suas raízes são profundas e bastante fortes.

Indicações de Uso da Grama Tipo Batatais

A grama Batatais é considerada uma guerreira multifuncional. Justamente por suas características únicas: de planta rústica, homogênea, de baixo custo, com raízes fortes e profundas, resistente a danos mecânicos, à estiagem, a pragas e doenças, e além disso, com uma bela coloração verde clara.

Devido à sua resistência e rusticidade, ela é muito usada para gramados esportivos e de parques, tanto públicos quanto privados, onde o tráfego de pessoas é grande.

Bem aparada é uma grama que fica homogênea e seu volume e coloração dão um lindo aspecto em jardins.

Seus campinhos de futebol ou outros esportes estarão bem servidos com a grama Batatais.

Ela também é recomendada para pastagens, onde há grande movimentação animal, e inclusive para locais em que se precisa evitar a erosão do solo, pelo fato de suas raízes serem bastante profundas.

Polivalente, a Batatais também é cultivada à beira de barragens e de rodovias.

Dicas de Cultivo

Como dissemos acima, a grama Batatais é exigente em termos de manutenção, então, seguem algumas dicas.

Ela precisa ser fertilizada de duas a quatro vezes ao ano.

A época da produção de sementes da planta é no verão. Desta forma, a poda regular de verão é muito importante, pois corta as sementes impedindo que elas amadureçam.

Nesse sentido, se garante a manutenção da grama mais homogênea e em uma densidade moderada.

Ainda quanto a poda, ela deve sempre ser feita com cortes apenas nas folhas da grama, nunca no caule que fica em sua base.

No outono o ideal é parar de fertilizar e irrigar a grama, pois ela entra em um pequeno período de dormência, e desenvolve raízes mais fortes.

Por fim, como prometido, vimos que existem diferentes tipos de grama e que se tem uma grama que é pau para toda obra é a grama Batatais. Versátil, bonita e resistente, até em solos com poucos nutrientes, tendo sol, ela opera milagres!

Gostou das dicas sobre a grama Batatais? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (12 votes)

Deixe um comentário