Quer Fazer Bonito na sua Sala? Adorne-a com o Espetacular Guaimbê

guaimbê

Da família Araceae, o Guaimbê é uma das poucas espécies de Philodendron que além de lançar raízes aéreas para escalar, como as típicas trepadeiras, também cresce como uma árvore. Essa planta quando ainda jovem é bastante ramificada e suas folhas extremamente recortadas.

São um espetáculo quando cultivados em vasos, pois reinam absolutos e complementam majestosamente qualquer decoração de interior. Por outro lado, quando plantados no solo, em jardins, seu vigor e tamanho impressionam.

Sobre o Guaimbê

  • Nome Botânico: Philodendron bipinnatifidum
  • Outros Nomes: Banana-de-macaco, Banana-de-imbê, Banana-do-mato, Imbê, Banana-de-morcego
  • Origem: América do Sul (Brasil)
  • Família: Araceae
  • Flor: Branca
  • Luminosidade: Sombra e meia-sombra

Cuidados com o Guaimbê

Como planta típica de florestas tropicais, aprecia umidade e solos abundantemente férteis, ricos em matéria orgânica. Em vasos prepare substrato com húmus de minhoca e um pouco de areia. Escolhas recipientes que tenham muitos orifícios de drenagem da água para que suas raízes fiquem protegidas do alagamento.

As regas devem ser frequentes, de forma que o substrato esteja sempre úmido, contudo, não encharcado. Em períodos de altas temperaturas, aproveite para fazer borrifadas de água em suas folhas. Isso mantém o frescor e beneficia as folhas do Guaimbê.

Como a maioria dos Philodendrons, o Guaimbê pode ser sensível ao cloro da nossa água. Você vai perceber se surgirem manchas marrons nas folhas. Então, uma solução amenizadora é deixar a água da rega em um balde de um dia para o outro ou utilizar água filtrada.

O cultivo como planta de interior deve acontecer em locais bem iluminados. Dessa forma evite colocar o Guaimbê em corredores, cantos mal iluminados ou longe de janelas.

É uma planta que cresce bastante se bem cuidada. Você pode adubá-la todos os meses em todo o seu período de crescimento. Utilize adubo para folhagens, desde que bem observadas as instruções da embalagem do fabricante. Gosto de sempre de colocar um pouco menos do que indicado quando a planta ainda é jovem. Assim, acaba funcionando como prevenção, até que você conheça bem a sua planta e observe como ela reage.

Pragas e Doenças

Por ser uma planta muito robusta e resistente, o Guaimbê raramente é atacado. Entretanto, em ambientes internos fique de olho em pulgões e colchonilhas. Uma lavagem manual dos locais afetados retira o excesso desses parasitas. Assim fica mais simples quando você tratar o restante com álcool ou calda de sabão.

Veja Também:

Como Comprar a Costela-de-Adão: Escolhendo a Melhor Planta da Flora

Pata de Elefante no Vaso: Conheça Todos os Cuidados

Suculentas Pendentes Maravilhosas: Escolha a Sua

Vou te Contar a Verdade Sobre a Planta Suculenta

Plantas para Jardins Sombreados que Ficam Encantadoras Juntas

Gostou destas dicas? Então, aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E assim, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.8/5 - (9 votes)

Deixe um comentário