Haworthia Cooperi: Variedades e Cuidados

haworthia cooperi

A Haworthia cooperi é uma suculenta considerada rara e que requer alguma experiência nos cuidados. Ela se caracteriza por formar aglomerados de rosetas densas, com folhas carnudas, cilíndricas e de cor verde clara. As pontas das folhas são transparentes, permitindo a entrada de luz para as partes subterrâneas. Essa peculiaridade faz com que essa suculenta seja considerada especial, sendo muito apreciada como planta ornamental e alvo de colecionadores.

Sobre a Haworthia cooperi

A suculenta Haworthia cooperi é uma planta originária da província do Cabo Oriental, na África do Sul, que pertence à família Xanthorrhoeaceae.

As folhas tem aparência cilíndrica, é transparente nas pontas e formam rosetas densas e aglomeradas, que podem variar de cor conforme a luminosidade. A Haworthia cooperi tem um caule curto e subterrâneo, que pode produzir várias rosetas filhas. A altura da planta não costuma ultrapassar 10 cm.

Sua inflorescência surge no verão ou na primavera, em um pedúnculo que cresce bem acima das folhas e pode alcançar 30 cm de comprimento. As flores são pequenas e brancas, com estames salientes.

Para conseguir uma floração mais frequente é bom que a Haworthia esteja ar livre, cultivada em locais com sombra parcial.

Variedades ou Tipos de Haworthia cooperi

Existem algumas variedades da Haworthia cooperi, que se diferenciam pelo formato, tamanho e cor das folhas. Algumas delas são bem raras e outras mais fáceis de encontrar.

Por exemplo, a H. cooperi var. Leightonii, com folhas mais alongada nas pontas, ou a H. cooperi var. Venusta de folhas verdes com pelos brancos curtos.

Há ainda a H. cooperi var.Truncata, que possui um tamanho um pouco menor, cerca de 7 centímetros de altura e crescimento rápido.

haworthia cooperi leightonii venusta truncata

Além das três variedades citadas acima, você vai encontrar também a H. cooperi var. Dielsiana, mais conhecida por seu sinônimo ‘Obtusa’.
Ou ainda a Haworthia cooperi var. Doldii com pequenos espinhos firmes nas pontas das folhas além um uma tonalidade mais escura de verde, podendo se tornar avermelhada ou arroxeada quando exposta ao sol.

E por fim a Haworthia cooperi var. Pilifera, que se assemelha com a forma típica, no entanto possui folhas um pouco mais arredondas.

haworthia cooperi dielsiana doldii pilifera
imagem Doldii: Worldofsucculents.com

Como Cuidar da Haworthia cooperi

As suculentas Haworthia cooperi se caracterizam por suas folhas translúcidas e arredondadas. Elas são plantas que exigem uma manutenção cuidadosa, pois há que se respeitar algumas condições básicas. Veja a seguir algumas dicas e cuidados.

Luz e Temperatura

A Haworthia cooperi prefere locais com luz indireta ou filtrada, pois o sol direto pode queimar suas folhas delicadas. Desse modo, se quiser cultivar sua suculenta ao ar livre, sob a luz direta do sol, faça uma adaptação gradual.

Por outro lado, ela se adapta bem a ambientes internos, desde que recebam iluminação adequada, e não fique indefinidamente sem sol. Assim, se perceber que sua suculenta está com aspecto ruim depois de um tempo dentro de casa, mova sua planta para o sol aos poucos.

A temperatura ideal para elas é entre 15 e 25°C, mas elas podem tolerar variações maiores ou menores, desde que não sejam extremas.

Rega e Substrato

Como toda suculenta, a Haworthia cooperi armazena água em suas folhas. Isso significa que elas não precisam de regas frequentes, apenas quando o substrato estiver seco. Além disso, evite deixar que a água da rega permaneça empoçada, encharcando as raízes. Isso sempre causa um grande problema, pois deixa a suculenta com as partes amolecidas. Nesse caso, atue rapidamente para não perder sua planta.

Nesse sentido, providencie um substrato bem drenado e arejado, para evitar o acúmulo de umidade e o apodrecimento das raízes. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, areia e pedriscos, ou comprar um substrato específico para suculentas, encontrado facilmente em lojas de jardinagem.

Adubo

A suculenta Haworthia cooperi não é exigente em relação à adubação, mas você pode aplicar um fertilizante diluído apenas no período de crescimento da planta, que acontece entre a primavera e o verão. Isso vai estimular tanto o crescimento quanto a floração.

Como propagar a Haworthia cooperi

A propagação pode ser feita por meio de mudas que se formam na base da planta mãe, ou por folhas que se soltam facilmente. Basta plantá-las em um novo vaso com substrato úmido e esperar que enraízem.

Enfim, as suculentas Haworthia são fascinantes e muito populares no cultivo dentro de casa. Se você quiser saber um pouco mais sobre essa espécie, conheça essa outra maravilha que apresentamos anteriormente: Haworthia Fasciata; Suculenta Planta-Zebra.

Veja também:

Gostou das dicas sobra a suculenta Haworthia cooperi? Conte nos comentários lá no final da página se você já cultiva uma espécie dela. E então marque suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário