Hidroponia: Como Cultivar Suas Plantas na Água

hidroponia

Que tal experimentar a hidroponia nas suas plantas? Saiba quais as melhores plantas para começar sua aventura conhecendo todas as dicas sobre o que é hidroponia.

O que é hidroponia?

A hidroponia é um jeito de cultivar plantas em que você não usa terra nos vasos, mas sim, água.

No primeiro momento, pode parecer uma incoerência já que a maioria das plantas não gosta que suas raízes fiquem encharcadas no vaso.

Contudo, muitas plantas se adequam ao ambiente somente com água. Algumas mais facilmente que outras.

Então, não pegue de cara sua Costela-de-adão caríssima para colocar em hidroponia. Comece por exemplo com a Jiboia ou o Lírio-da-paz.

Vantagens da hidroponia

Existem algumas vantagens para a hidroponia em relação ao substrato.

O tempo de manutenção é menor já que você não precisa se preocupar em regar suas plantas. Além disso, existe menos chance de atrair insetos, principalmente aqueles que colocam ovos no solo.

E para não atrair ovos de mosquitos indesejados, coloque algumas gotas de água sanitária. Contudo, ela só age por até 5 dias, após esse período troque a água.

E outra vantagem da hidroponia é que existe sempre muito oxigênio disponível para as raízes.

Conheça as plantas que gostam de ficar na água

  • Costela-de-adão
  • Jiboia
  • Comigo-ninguém-pode
  • Bambu-da-sorte
  • Antúrio
  • Clorofito
  • Aglaonema
  • Lírio-da-paz
  • Singônio
  • Sansevierias
  • Filodendros

Passo a passo para colocar sua planta na água.

  1. Utilize como muda plantas mais jovens; uma vez que o sistema radicular da planta ainda está em desenvolvimento, a planta jovem se adapta mais facilmente do que uma planta adulta.
  2. Remova todo o solo presente nas raízes da sua planta. Assim sendo, o melhor é lavar em água corrente para facilitar a retirada do substrato grudado nas raízes; isso evita o seu apodrecimento.
  3. Deixe de molho: a fim de evitar que algum fungo presente nas raízes seja transportado para o novo vaso, faça uma mistura para diminuir o risco.
  4. Coloque as raízes da planta de molho por 30 minutos em uma mistura de água com água oxigenada 10 volumes. Desse modo, use 4 colheres de sopa de água oxigenada para cada um litro de água.
  5. Escolha um vaso transparente para que você possa controlar o nível da água.
  6. Isso ajuda também na luminosidade que a planta necessita. Além disso fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento das raízes.
  7. Utilize pedras ou argila para plantas maiores.
  8. Algumas plantas tem a copa ou o tamanho das folhas maiores, o que pode dificultar no equilíbrio do vaso. Assim, para evitar que ele tombe utilize algumas pedras no fundo para ajudar na fixação da planta.
  9. Coloque a planta dentro do vaso e complete com água.
  10. A água deve ser trocada ao menos duas vezes na semana ou sempre que seu aspecto estiver turvo.
  11. Deixe sempre as folhas fora do alcance da água.

Em algumas espécies, quando as folhas ficam submersas o processo de esgotamento e sujidade da água fica acelerado.

Por outro lado, se você quiser saber também um pouco sobre plantas em substrato que gostam de água, leia esse outro artigo que publicamos: Plantas Que Gostam De Água

Veja também:

Gostou deste artigo? Então comente abaixo se você já tem alguma planta cultivada na água. Além disso compartilhe com alguém que também gosta de plantas.

Deixe um comentário