Jardim de Pedras: Vantagens e Desvantagens

jardim de pedras

Um jardim de pedras pode ser projetado de maneira muito variada. Existe uma infinidade de espécies de plantas adequadas e que combinam com diferentes tipos e formatos de pedras. Esse tipo de jardim, além de muito decorativo, tem o estilo definido de acordo com os elementos escolhidos.

As pedras em si têm um visual moderno, desse modo, o que diferencia e define o estilo do seu jardim de pedras são fatores de combinação da arquitetura da casa e o projeto paisagístico.

Dicas para Montar um Jardim de Pedras

O melhor caminho para ter um jardim de pedras é aproveitar os parâmetros disponíveis no seu local. Por exemplo, leve em consideração o relevo, grau de luminosidade e o tipo de solo.

Fazer mudanças artificiais para conseguir resultados paisagísticos que estejam longe da real característica do terreno exige um bom planejamento. Uma vez que pode ser complicado e sair muito caro.

Locais ensolarados e com solo bem drenado, em terreno irregular ou não, podem acomodar mais variedade de estilos.

Jardim de pedras em terrenos com muita sombra devem ter como padrão plantas tropicais, como por exemplo samambaias, orquídeas, bromélias entre outras.

Terrenos com relevo acidentado se mostram mais apropriados para a criação de um jardim com pedras. Nesse sentido, criar saliências, cascatas, pequenos riachos de montanha e terraços só dependem de um bom projeto.

Geralmente, as cores das pedras ficam mais harmoniosas quando acompanham a cor da casa ou da paisagem. Dessa forma o efeito final é mais natural.

jardim de pedras com cascata

Vantagens e Desvantagens do Jardim de Pedras

Vantagens

  • A cobertura de pedras é adaptável tanto em solos secos como úmidos
  • O tempo dedicado à manutenção do jardim é bem menor
  • A cobertura com pedras evita a proliferação de erva daninha
  • O visual moderno das pedras combina com diversos estilos de jardim

Desvantagens

  • O leito de pedras deve ser constantemente limpo de folhas e outras sujeiras
  • Dependendo do local as pedras desenvolvem limo que pode não ser propício para o tipo de projeto que você escolheu
  • As pedras em grandes extensões impedem a vida biológica no solo
  • Por outro lado, servem de abrigo para inúmeros insetos

Enfim, os jardins de pedras estão em alta e com um bom planejamento você pode construir um no seu quintal. Aliás, não deixe de pesquisar sobre materiais de reciclagem que são perfeitamente aproveitáveis nesse tipo de jardim.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o Jardim de pedras? Então, você já tem um projeto em mente ou está em construção? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (14 votes)

Deixe um comentário