Pacová: Planta Tropical Para Você Cultivar na Sombra

Pacová Planta

A melhor definição para o Pacová: planta suculenta tropical brasileira com folhagem exuberante. Seja por suas folhas interessantes ou pela facilidade de cultivo, ela tem atraído cada vez mais apaixonados. 

Se você é um jardineiro amador e está procurando uma espécie para cultivo interno, em casas, apartamentos ou escritórios, leia nossas dicas a seguir.

Você ficará satisfeito com o quão simples é a manutenção do Pacová. Planta com crescimento relativamente rápido e que dispensa muitas regas. 

Ela pertence à família das Aráceas, a mesma do Lírio da Paz, e tem o nome científico de Philodendron martianum. É também conhecida popularmente como Babosa-do-mato. 

Luz e Substrato para o Pacová Planta

O Pacová é planta de ambiente sombreado. Assim como ela cresce na Mata Atlântica sob a sombra de árvores maiores, o ideal é imitar esse cenário. Ou seja, procure na sua casa ambientes como varandas ou locais bem iluminados, próximos às janelas.

Ela possui folhas brilhantes com verde intenso, que é um dos seus maiores atrativos. Dessa forma, o cultivo em sol pleno pode deixar as folhas sem brilho, com aspecto amarelado e com pontas queimadas.

Quando cultivar o Pacová planta em vasos, o substrato deve ser extremamente leve.

Um substrato compacto pode prejudicar severamente a planta. Por isso é muito importante acertar nos elementos do substrato para permitir a respiração das raízes.

Use por exemplo, além da terra vegetal, materiais como casca de pinus e carvão. 

Uma camada de argila ou caco de telha no fundo do vaso ajuda na drenagem rápida da água.

Mesmo as plantas maiores não precisam de vasos profundos. As raízes da planta Pacová tendem a elevar-se crescendo acima do solo.

Regas e adubação

Embora a planta Pacová prefira ambientes quentes e com umidade, ela suporta pequenos períodos de seca.

Seu caule curto acumula água, assim como também as folhas. Do mesmo modo, ela possui um pseudobulbo esponjoso, que também retém a água além de desempenhar outras funções.

Nesse sentido as regas não precisam ser frequentes. Adapte-as de acordo com a temperatura da estação e índices de chuva e calor da região em que você mora. 

Quanto à adubação, duas ou três vezes ao ano é suficiente para o Pacová planta se desenvolver bem. 

Assunto Relacionado: 4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

Curiosidade Sobre o Pacová

A planta Pacová é considerada uma espécie medicinal. Estudos desenvolvidos apontam o uso do sumo dos bulbos no tratamento da queda de cabelo.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o Pacová planta tropical? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (9 votes)

Deixe um comentário