Peperômia-Melancia, Como Cuidar

Peperômia melancia como cuidar das folhas em faixas verdes e claras

Essa é uma espécie que ganhou popularidade entre os amantes de plantas domésticas graças à sua maravilhosa folhagem que lembra o desenho da casca de uma melancia. Conheça várias dicas sobre a Peperômia-melancia, como cuidar no jardim e em ambientes internos.

Sobre a Peperômia-Melancia

Nativa da América do Sul, sobretudo da floresta Amazônica do Peru, a Peperômia-melancia é uma planta tropical que cresce naturalmente na parte inferior da floresta, e se adapta excepcionalmente bem ao cultivo interno.

Ela pertence à família Piperaceae, um grupo com mais de 500 plantas com folhagens ornamentais, a maioria delas da região amazônica. Já mencionamos aqui no site outros tipos de peperômia que pertencem à mesma família.

Suas folhas não são apenas coloridas, mas também têm uma película brilhante que é especialmente impressionante na claridade pois adquire um tom prateado. Elas são suculentas, tem formato de escudo, levemente côncava, lisa e com várias faixas verdes e claras.

É uma espécie perene, ereta com caule curto e pouco ramificado que chega a 25 cm de altura.

Sua inflorescência tem cores claras, em espiga e surge ereta bem acima da folhagem. Elas têm seu pico de produção de flores entre a primavera e o verão.

Contudo suas flores não são muito atrativas, dessa forma, se quiser concentrar a energia da planta na produção da folhagem, assim que as flores surgirem, corte-as.

‎Peperômia-Melancia, Como Cuidar

Como prefere o sol fraco e a sombra, a Peperômia-melancia é perfeita para o cultivo dentro de casa. Mas fica também muito confortável em jardins sombreados, sob a proteção das sombras das espécies maiores. Ela é uma planta tropical que gosta de umidade e calor.

Luz e Temperatura

Escolha um local para cuidar da sua Peperômia-melancia que receba bastante ‎‎luz indireta, com sombra nos jardins e sombra bem clara dentro de casa.

Como suas folhas queimam facilmente ao sol pleno, evite períodos prolongados de exposição. Nesse sentido, prefira expor sua Peperômia ao sol do início da manhã.

Embora possam sobreviver em condições de luz mais baixas, suas folhas serão menores e o crescimento será mais lento.

Elas se desenvolvem bem entre 15° e 30° C.

Rega e Substrato‎

‎As Peperômia-melancias são amantes da umidade, desse modo, exigem um cuidado maior com as regas.

Se você tem o hábito de esquecer de regar suas plantas por semanas seguidas, esta planta pode não ser para você.

As Peperômias gostam de solo bem drenado e úmido. Evite por exemplo as misturas prontas de substrato para cactos e suculentas. Isso porque eles não mantêm a água por tempo suficiente para que suas raízes absorvam a água e os sais minerais.

‎Ao regar observe se os dois centímetros superiores de solo já secaram. E então regue abundantemente até que a água escorra pelo fundo do vaso.

A Peperômia-melancia é sensível tanto ao excesso de rega quanto à seca prolongada. Nesse sentido, certifique-se de que sua peperômia seja mantida longe de correntes de ar ou janelas com exposição solar.

‎Adubo

‎A Peperômia-melancia pode se beneficiar da ‎‎fertilização‎‎ regular durante o período de crescimento. Use um adubo líquido equilibrado a cada 2 ou 4 semanas durante a primavera e o verão.

Se preferir use um fertilizante granular padrão de liberação lenta, que também favorece o desenvolvimento da peperômia.

‎Propagação da Peperômia-Melancia

‎A Peperômia-melancia se propaga muito facilmente, basta uma folhinha para que novos brotos apareçam.

As duas principais formas de propagação da Peperômia são por divisão e por corte da folha. ‎Mencionamos anteriormente aqui no site um passo a passo de como fazer muda de Peperômia-melancia por meio da divisão.

É bom saber que ao contrário da propagação de folhas e caules na maioria das outras plantas, a Peperômia-melancia não se ramifica no local onde o caule é cortado. Então, uma vez que você corta uma folha, você está sacrificando essa haste permanentemente. Tenha isso em mente antes de começar, a fim de não retirar as folhas mais proeminentes.

Curiosamente, você pode fazer duas mudas com um único corte de folhas. Para propagar por estacas de folhas, faça como detalhado a seguir:‎

  • Identifique a folha que deseja usar e corte a haste com alguns poucos centímetros abaixo da folha.
  • Pegue a folha separada e corte-a ao meio, deixando a metade inferior com a haste e outra a metade superior apenas com o topo da folha
  • Prepare um recipiente com substrato umedecido
  • Pegue a metade superior do corte da folha e coloque-a no solo com a borda onde foi feito o corte enterrado no solo
  • Em seguida, pegue a metade inferior do corte (aquele que tem a haste) e plante o caule no solo, deixando o restante da folha acima do solo.
  • Em seguida, coloque o recipiente em um local que receba luz indireta e mantenha o substrato consistentemente úmido, mas nunca encharcado.

Após 4 ou 6 semanas, você deve notar um novo crescimento brotando das folhas das estacas. Mas espere um pouco antes de mover os brotos para um local definitivo. Permita que as novas mudas se estabeleçam por alguns meses antes de transplantá-las para seus próprios recipientes.

Gostou das dicas sobre a Peperômia-melancia, como cuidar no jardim e em casa? Compartilhe com alguém que você conhece que também gosta de cultivar plantas. E então deixe suas estrelinhas abaixo.

5/5 - (9 votes)

Deixe um comentário