Planta Avelóz Ou Euphorbia Tirucalli: Veja Os Cuidados

planta avelóz

A planta Avelóz é uma suculenta muito charmosa e parece ser a planta ideal para jardineiros iniciantes. No entanto, como é uma planta com seiva muito tóxica, não é adequada para famílias com crianças pequenas ou animais curiosos.

Ela atende por vários nomes populares como Pau-pelado, Coral-verde, Pinheirinho, Pau-liso Cachorro-pelado, Árvore-lápis, Mata-verrugas, Cega-olho, Árvore-de-São-Sebastião e muitos outros.

A Avelóz pertence à família Euphorbiaceae e recebe o nome científico de Euphorbia tirucalli. Ela é nativa do leste e sul da África do Sul e também de Madagascar.

A Avelóz, assim como a maioria das suculentas, não exige muitos cuidados de manutenção. Vejamos a seguir quais são os principais cuidados que você deve ter com essa linda plantinha.

Sobre a Planta Avelóz

A planta Avelóz além de ser uma delicada planta ornamental é uma planta medicinal que vem sendo muito estudada para combater algumas doenças humanas.

Quem vê essa planta em vasos ornamentais não acredita que ela possa alcançar incríveis 7 metros de altura quando plantada em solo.

Ela possui galhos verdes duros, suculentos, finos e cilíndricos e são eles que fazem a fotossíntese da planta, uma vez que as folhas são raras e quando aparecem duram bem pouco tempo.

Mais raro ainda na Avelós são suas flores de coloração amarela ou verde, muito pequenas que aparecem nas pontas dos ramos e não tem atrativos ornamentais.

Existe uma cultivar chamada de Euphobia tirucalli “Sticks on Fire” que apresenta galhos alaranjados. Assim como a espécie em questão, suas folhas são raras e quando surgem chegam a passar despercebidas.

Contudo, sua cor laranja como o fogo é seu grande atrativo.

Euphorbia tirucalli Sticks on Fire
Euphorbia tirucalli “Sticks on Firte”

Cuidados com a Avelóz

O cultivo da Avelóz deve ser feito em sol pleno para um resultado saudável de desenvolvimento. Gosta de regas moderadas e solo apenas umedecido sem encharcamento.

Luminosidade e Temperatura da Planta Avelós

A luz solar direta na planta Avelós, salienta toda a beleza de suas cores. Nesse sentido, o melhor é cultivá-la em jardins ou mesmo em vasos que fiquem posicionados em locais muito bem iluminados.

Embora gostem de calor, ficam mais confortáveis em temperaturas entre 16°C e 22°C. No inverno, suportam bem o frio desde que não seja abaixo de 10°C.

Se sua planta é jovem, faça a aclimatação, de ao menos 2 semanas, antes de colocá-la diretamente em sol pleno. Dessa forma evita-se a queima nas pequenas folhas.

Rega e Substrato

O substrato da Avelóz deve ser extremamente permeável e leve, do tipo característico de solo para suculentas. Por exemplo, que contenha elementos como areia, carvão vegetal e perlita.

Isso permite que a água da rega escorra bem sem causar o encharcamento. Como uma típica suculenta, ela armazena água em suas partes, sendo assim resistente a pequenos períodos de seca.

Galhos flácidos e caídos são sinais de pouca água. Galhos amolecidos e amarelados são sinais de excesso de água.

Outros problemas podem se apresentar com relação à rega incorreta. Esteja sempre atento a qualquer mudança na aparência da planta.

Adubo

A Avelóz não é uma planta exigente com relação a adubação. Assim, no período de crescimento ofereça fertilizando ao menos uma vez ao mês.

Escolha fórmulas que liberem aos poucos os nutrientes a fim de evitar o excesso de adubo.

Na época do inverno, suspenda a fertilização, pois a planta entra em período de dormência, interrompendo o crescimento.

Como Podar a Planta Avelóz

Não há necessidade de fazer podas, mas você talvez queira efetuar podas de contenção ou direção.

Assim, o melhor momento para as podas é no final do inverno. Afinal a planta estará saindo do seu período de dormência e sairá então, menor quantidade de seiva na planta.

Lembre-se de usar a proteção de luvas para efetuar o manuseio de corte da planta.

O replantio da Euphorbia tirucalli pode ser feito a cada três ou quatro anos. Se as raízes estiverem ocupando o vaso completamente, providencie um tamanho maior de recipiente.

Como Propagar a Avelóz

A propagação da Avelós planta é muito simples através de estacas.

De preferência na primavera, corte alguns ramos de ao menos 15 centímetros de comprimento, de forma que tenha dois ou três nós.

Em seguida, deixe os cortes secarem por dois dias. Logo depois, coloque-os em solo pobre em nutrientes ou em vermiculita ou ainda em areia.

O baixo teor de nutrientes ajuda a promover um rápido enraizamento das mudas antes que elas cresçam.

Mantenha assim, o solo parcialmente úmido por 2 ou 3 semanas e então passe sua muda para o local definitivo.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o Avelóz ou Euphobia Tirucalli? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (13 votes)

Deixe um comentário