Planta Bico de Papagaio: Como Cuidar

Planta Bico de papagaio vermelha

A planta Bico-de-papagaio, também muito conhecida como Flor-de-Natal tem cores tão vibrantes que em um primeiro olhar parecem ser artificiais. As folhas aveludadas, de cores contrastantes conferem um efeito surpreendente em qualquer decoração ou ambiente.

Muito associada ao Natal tanto no exterior quanto no Brasil, essa planta passou por hibridização e hoje é encontrada com flores tanto em cores rosas, amarelas assim como brancas.

Sobre a Planta Bico de Papagaio

A planta Bico-de-papagaio é um arbusto perene, semilenhoso e nativo do México. Pode não parecer, mas quando plantada em jardins, seu tamanho pode chegar a mais de 3 metros de altura. Pertence à família Euphorbiaceae e seu nome científico é Euphorbia pulcherrima.

Ela é conhecida também por outros nomes populares aqui no Brasil, como Flor-de-Natal, Estrela-de-natal, Folha-de-sangue, Poinsétia, Flor-de-São-João e Flor-de-páscoa.

É uma espécie chamada caducifolia, ou seja, que perde suas folhas no período do inverno.

As folhas da Poinsétia são verdes, lanceoladas e marcadas por nervuras na face superior.

A inflorescência acontece entre o inverno e a primavera, quando se formam as brácteas que são as folhas modificadas. Essa modificação é responsável pelo sucesso da planta pois são folhas ricamente coloridas, em vermelho, branco, rosa, salmão ou amarelo.

No interior das brácteas, estão as flores, que são pequenas e geralmente amareladas.

As espécies colocadas à venda no fim do ano, são cultivadas em estufas e tem um aspecto denso e compacto, pois os produtores desenvolveram espécies para vasos pequenos.

variedades de planta Bico de papagaio, vermelha variegada, amarelas e brancas

Como Cuidar da Planta Bico-de-papagaio

Como uma planta tropical, a Bico-de-papagaio gosta de locais quentes e iluminados. Ela é uma espécie de sol pleno que precisa de regularidade nas regas além de um substrato aerado.

Luz e Temperatura

A planta Bico-de-papagaio é indicada para o cultivo em sol pleno, e perde rapidamente seu vigor se cultivada somente à sombra. Dessa forma, suas folhas ficam manchadas de cores escuras sem a presença da luz solar.

Entretanto, elas recebem um tratamento de crescimento para adquirir as cores vivas, quando ainda jovens. Seus produtores cuidam para que receba menos tempo de luz durante o dia, e ao mesmo tempo simulam para atrasar seu florescimento.

Nesse sentido, após adquirir a planta, tente manter o equilíbrio da luminosidade do sol com a meia-sombra, e vá aos poucos acostumando sua planta com o local que escolheu para ela.

O melhor é regular a exposição à luminosidade considerando o clima e a temperatura da região onde você mora. Regiões mais ao norte do país, com sol forte e altas temperaturas podem queimar as folhas da planta exposta. Elas preferem estar em temperaturas entre 18° e 22°C.

No entanto, como muitas pessoas utilizam o Bico de Papagaio para a decoração de Natal, é comum não encontrarmos facilmente a planta quando se aproxima a data.

Sem dúvida, a solução acaba sendo adquirir com antecedência, antes de zerar os estoques das lojas e mercados.

Nesse sentido, para manter uma planta com cores exuberantes, use o truque do rodízio. Compre mais plantas do que o planejado. Deixe alguns vasos à meia-sombra e os outros use na sua decoração dentro de casa. Assim, você terá plantas bonitas e vigorosas que podem durar anos.

Assunto Relacionado: Plantas Ornamentais Para Jardim: Componha Um Quintal Dos Sonhos

Rega e Substrato

A Flor-de-natal gosta de solo bem drenado, rico em matéria orgânica. Desse modo, é bom acrescentar à mistura do substrato um pouco de areia ou perlita para melhorar a drenagem do vaso.

Replante a cada ano para melhorar a ventilação das raízes, assim como fazer a renovação dos nutrientes.

É importante utilizar os vasos com orifícios no fundo para garantir a drenagem de toda a água excedente.

As regas devem ser moderadas, com o cuidado de manter o solo um pouco úmido, contudo, sem deixar encharcar. Na dúvida, é melhor pecar pela falta de água do que o excesso, pois essa planta suporta um pequeno período de estiagem.

No entanto, não se deve exagerar no excesso de regas, pois é uma planta sensível à umidade. Seria vantajoso regar sempre com a mesma quantidade de água e tentar manter a rotina dos mesmos horários.

Se você utiliza pratos ou cachepôs, lembre-se de jogar fora o excesso de água que fica nesses recipientes alguns minutos após a rega.

Em princípio, essa água pode sobrecarregar as raízes da planta, causando o seu apodrecimento.

Adubo

Fertilize a planta Bico de Papagaio duas vezes por mês nos períodos que antecedem sua floração. Utilize um nutriente na proporção padrão, como por exemplo, NPK 10-10-10. Siga as instruções contidas no rótulo do produto, no entanto, inicialmente é recomendado que você coloque apenas a metade da indicação. Isso previne possíveis excessos de fertilização, e possibilita que você vá testando os percentuais de adubo até que sua planta esteja totalmente adaptada ao novo ambiente.

O Que Observar na Hora da Compra

Procure escolher folhas fortes e com tons escuros. Folhas amareladas ou mesmo enroladas, não devem ser levadas para casa.

Repare nos botões amarelos no centro das folhas coloridas. Se estiverem abertos ou se não estiverem presentes, é sinal de que a planta já terminou a floração. Possivelmente a planta só trará alegria por um pequeno período de tempo.

Olhe as folhas de perto, inclusive na parte do verso e do caule à procura de cochonilhas e pulgões que são as pragas mais comuns. Mesmo pequenos pontos de infestação podem ser uma dor de cabeça, além de correr o risco de contaminar as outras espécies da sua casa.

Como Replantar a Planta Bico-de-papagaio

Não há necessidade de você comprar a Poinsétia todo ano. Elas podem parecer espécies de curta duração, mas são plantas perenes que podem ser cultivadas em ambientes ensolarados por muitos anos.

É comum que as brácteas ou as folhas modificadas caiam após alguns meses, pois sua floração chegou ao fim. No entanto, com os cuidados corretos, você terá nova floração no verão seguinte, desde que coloque sua planta em local adequado.

Nesse sentido, faça o replantio em janeiro ou fevereiro para um vaso um pouco maior que o atual. Escolha um substrato aerado, e faça as regas regulares.

Problemas com as Folhas do Bico-de-papagaio

Alguns problemas por erro de cultivo podem acontecer até que você conheça melhor sua planta Bico-de-papagaio. Por exemplo, o excesso de rega ou o substrato encharcado faz com que as folhas fiquem amareladas.

O excesso de fertilização causa um enfraquecimento na planta, pois as raízes entram em um período de estresse e não conseguem coordenar a quantidade de nutrientes disponíveis. Isso provoca a queda de folhas ou então a deformação das folhas que estão crescendo.

Pode haver queda de folhas também quando a planta está desidratada, com pouca rega ou então em ambiente extremamente quente.

Lembrando que no período do inverno é comum que as folhas caiam, pois esta é uma planta caducifólia.

Poda e Propagação

As podas devem ser feitas na primavera para que a planta fique mais compacta e cheia com a chegada do verão.

A planta Bico-de-papagaio se multiplica facilmente por estacas. A melhor época para fazer a propagação é no final do inverno.

Basta retirar uma estaca de cabeça com cerca de 5 folhas e colocar a parte do corte imediatamente em um copo com água morna. Colocando imediatamente na água, você interrompe o fluxo da seiva leitosa.

Veja Também:

Gostou dessas dicas sobre a planta Bico-de-papagaio? Então compartilhe com alguém que também gosta de plantas. Bem como, aproveite para ver outros artigos sobre plantas. Se você gosta de cozinhar, conheça as deliciosas receitas com ingredientes do pomar e da horta.

4.9/5 - (20 votes)

Deixe um comentário