Planta Bico de Papagaio: Como Cuidar

planta bico de papagaio

A planta Bico de Papagaio, também muito conhecida como Flor-de-Natal tem cores tão vibrantes que em um primeiro olhar parecem ser artificiais. As folhas aveludadas, de cores contrastantes conferem um efeito surpreendente em qualquer decoração ou ambiente.

Fatos interessantes sobre a Planta Bico de Papagaio

  • Nome botânico: Euphorbia pulcherrima
  • Outros nomes: Flor-de-Natal, Bico-de-papagaio, Estrela-de-natal, Folha-de-sangue, Poinsettia
  • Origem: México
  • Família: Angiospermae
  • Luminosidade: Meia-sombra, sol pleno

Muito associada ao Natal tanto no exterior quanto no Brasil, essa planta passou por hibridização e hoje é encontrada com flores tanto em cores rosas, amarelas assim como brancas.

Se plantadas em jardins, podem chegar a cerca de 3 metros de altura, desse modo, podendo receber podas de controle para conseguir formatos mais compactos.

As cores fortes da planta como o vermelho, amarelo e branco, que inicialmente parecem flores; na verdade são brácteas, ou seja, folhas modificadas que ornam ao redor de flores bem pequenas e amarelas.

Substrato

A Flor-de-natal gosta de solo bem drenado, rico em matéria orgânica. Desse modo, é bom acrescentar à mistura do substrato um pouco de areia ou perlita para melhorar a drenagem do vaso.

Replante a cada ano para melhorar a ventilação das raízes, assim como fazer a renovação dos nutrientes.

É importante utilizar os vasos com orifícios no fundo para garantir a drenagem de toda a água excedente.

Regas

As regas devem ser moderadas, com o cuidado de manter o solo úmido, contudo, sem deixar encharcar.

É uma planta sensível, portanto, seria vantajoso regar sempre com a mesma quantidade de água e tentar manter a rotina dos mesmos horários.

Se você utiliza pratos ou cachepots, lembre-se de jogar fora o excesso de água que fica nesses recipientes.

Em princípio, essa água pode sobrecarregar as raízes da planta, causando o seu apodrecimento.

Luminosidade

É uma planta que perde rapidamente seu vigor se cultivada somente à sombra. Suas folhas antes vermelhas, brancas ou amarelas ficam manchadas de cores escuras.

Ao mesmo tempo, para adquirir as cores vivas, quando ainda jovem, seus produtores cuidam para que receba menos tempo de luz durante o dia.

Nesse sentido, após adquirir a planta, tente manter o equilíbrio da luminosidade do sol e vá aos poucos acostumando sua planta com o local que escolheu para ela.

Como muitas pessoas utilizam o Bico de Papagaio para a decoração de Natal, é comum não encontrarmos facilmente a planta quando se aproxima a data.

Sem dúvida, a solução acaba sendo adquirir com antecedência, antes de zerar os estoques das lojas e mercados.

Nesse sentido, use o truque do rodízio. Compre mais plantas do que o planejado. Deixe alguns vasos à meia-sombra e os outros use na sua decoração dentro de casa. Assim, você terá plantas bonitas e vigorosas que podem durar anos.

Fertilização da Planta Bico de Papagaio

Fertilize a planta Bico de Papagaio duas vezes por mês nos períodos que antecedem sua floração. Utilize um nutriente de na proporção NPK 10-10-10, seguindo as instruções contidas no rótulo do produto.

As podas devem ser feitas na primavera para que fiquem mais compactas e cheias com a chegada do verão.

Monstera Adansonii: Conheça Dicas Para sua Planta Crescer Mais Rápido

Como cultivar Suculenta Colar-de-Pérola – Senecio rowleyanus

Como Cuidar da Flor-de-Maio

Aproveite para conhecer nossas Receitas do Pomar e da Horta:

Faça Deliciosos Chips de Beterraba Para Lanche Saudável

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com alguém que também gosta de plantas. Lembre-se de deixar o seu comentário abaixo. Bem como, aproveite para ver outros artigos sobre plantas. Se você gosta de cozinhar, conheça as deliciosas receitas com ingredientes do pomar e da horta.

4.9/5 - (11 votes)

Deixe um comentário