Já Conhece as Folhas Maravilhosas da Planta Hosta?

planta hosta

Nativas do Japão, Coréia e China, as Hostas crescem naturalmente em florestas arborizadas e às margens dos rios. Conheça aqui algumas espécies dessa folhagem maravilhosa, e planeje adquirir uma planta hosta para sua casa.

Apesar de possuírem apenas 40 espécies de Hostas, elas têm mais de 4000 variedades. Cada uma delas diferem em forma, tamanho e tonalidade de folhas.

Localização

Pertencentes a família Asparagaceae, são planta perenes e resistentes. Suportam inclusive climas mais adversos com invernos rigorosos. Nesse período suas folhas caem e apenas o rizoma que está abaixo da terra resiste no período. Ao final do inverno, começam a emergir da terra novamente crescendo com caules fortes.

Como está abaixo das árvores em seu habitat natural, a Hosta não gosta da luz solar direta. Portanto, são ideias para cultivo dentro de casa como plantas de interior. Contudo sempre com luz brilhante indireta.

Entretanto, é possível também o cultivo da Hosta em ambientes parcialmente sombreados. O sol de fim ou início de dia não prejudicam a planta. Desde que se mantenha a umidade necessária que a planta necessita.

Além disso a sombra ajuda a manter os belos contrastes e a variegação de suas folhas. Por exemplo, as folhas com grandes áreas claras como a Hosta undulata são ideais para o cultivo interno, pois de outra forma não suportariam a ação direta do sol.

Crescimento da Planta Hosta

Como regra geral a umidade do solo deve ser mantida constante ao longo do ano. Todavia evite a estagnação da água no solo ou no substrato do vaso.

Em períodos de chuva, onde existe uma maior umidade do ar, as regas podem ser mais esparsadas.

O tipo de solo rico em matéria orgânica, fresco e levemente drenado é suficiente para manter a saúde da planta. Misturas são bem vindas para aumentar a aeração do solo como por exemplo, casca de pinus e areia.

Não requerem muita fertilização, podendo receber a cada estação um adubo universal tipo NPK 10-10-10. Sempre de olho nas instruções da embalagem do fabricante para evitar o excesso de adubo que pode queimar a planta.

Veja Também:

Maria Sem Vergonha: Cultive o Ano Todo Florida

9 Plantas para Varanda com Sombra

Pata de Elefante no Vaso: Conheça Todos os Cuidados

Gostou das dicas de sobre as Plantas Hostas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário