Planta Maria Sem Vergonha – Impatiens Walleriana

Planta Maria Sem Vergonha

A planta Maria Sem Vergonha, embora não seja nativa do Brasil, já está naturalizada em quase todas as regiões do país. Mesmo com poucos cuidados, ainda assim, forma constantemente novas flores ao longo do ano.

As flores têm 5 pétalas que surgem em cores variadas e podem ser brancas, rosas, vermelhas, laranjas ou violetas. Dependendo da variedade, ela forma flores simples ou duplas.

Elas são originárias da África Oriental e pertencem à família Balsaminaceae. Recebe outros nomes populares como Beijo-turco e Planta-beijinho e seu nome científico é Impatiens walleriana.

Veja os cuidados que você deve ter com a planta Maria Sem Vergonha tanto no jardim como em vasos.

Como Cuidar da Planta Maria Sem Vergonha

Para um crescimento ideal, a Planta Maria Sem Vergonha prefere solo levemente umedecido e um local com meia-sombra. Afinal, dependendo da região onde você mora, o sol pleno aliado a altas temperaturas, pode queimar folhas e flores.

Elas ficam lindas em floreiras, jardineiras, vasos e também combinadas com outras plantas como as begônias e margaridas.

Assunto Relacionado: Como Cuidar De Margaridas No Vaso Ou Em Jardineiras

A Planta-beijinho pode ser cultivada também em varandas onde tenha sol durante algumas horas do dia. Mas não escolha locais escuros, pois a saúde e a floração da planta depende diretamente da luminosidade.

Faça a fertilização uma vez ao mês para incentivar a floração. Prefira os adubos específicos para plantas com flores.

Como Regar a Impatiens Walleriana

Durante toda a estação de crescimento da Maria Sem Vergonha, ela deve ser mantida bem hidratada. Esse período compreende todas as estações do ano, exceto os meses de inverno.

Regue sua planta até que a água escorra pelos orifícios do vaso. Aliás, se você usa o pratinho embaixo do vaso, ele deve ser esvaziado após cerca de meia hora depois.

Nesse sentido, o momento certo para regar novamente sua planta é quando o substrato estiver com a superfície seca.

É importante para a saúde da planta não deixar que as raízes sequem completamente. O contrário também é muito prejudicial, já que o encharcamento do solo leva rapidamente ao apodrecimento das raízes.

Ao regar, evite molhar as flores. Isso não é problema quando a planta está no jardim, ao ar livre e sob o sol, uma vez que a água evapora rapidamente. Mas as plantas que estão em ambientes com sombra, o melhor é evitar a rega diretamente sobre as flores.

Alguns arbustos da planta Maria Sem Vergonha são muito espessos e compactos. Isso dificulta a rega sem atingir as flores. Nesse caso, regue através do pratinho e espere que a planta absorva a água.

Durante o inverno, é comum que a planta entre em um período de descanso. Assim diminua a quantidade de água oferecida durante esses meses.

Como Podar a Maria Sem Vergonha

As podas da Maria sem Vergonha são fundamentais para o contínuo florescimento da planta.

Nesse sentido, faça uma poda reduzindo cerca de 2/3 de seu comprimento na primavera.

Além disso, remova sempre as flores murchas.

Pragas e Doenças

Quando a umidade está baixa ou quando o calor é excessivo, a planta Maria Sem Vergonha pode ficar suscetível a algumas pragas comuns de jardim.

Desse modo, sempre fique de olho no verso das folhas e também observe possíveis manchas nas folhas. Qualquer infestação é sempre mais fácil de ser controlada no início.

Propagação por Sementes

O nome científico Impatiens significa impaciente. A planta Maria Sem Vergonha recebeu esse nome por causa de suas sementes que ao serem tocadas explodem, se espalhando por todos os lados.

Você vai perceber que após a floração, as sementes se formam. No início são verdes e depois vão clareando até amadurecerem.

Nesse sentido, com a ajuda de um pote, você pode usar um pequeno truque para colher suas sementes.

Assim, não espere que as sementes amadureçam por completo. Pouco antes disso acontecer, segure as cápsulas com um movimento rápido entre as mãos e posicione as cápsulas dentro do pote.

Em seguida coloque-as para secar em local seco. E pouco tempo depois elas estarão prontas para germinar no local que você escolher.

Gostou das dicas sobre a planta Maria Sem Vergonha? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (10 votes)

Deixe um comentário