As plantas para apartamentos simplesmente combinam com qualquer cômodo. Além de darem um toque de aconchego elas trazem elegância e frescor. São plantas que preferem estar protegidas da luz solar, pois suas folhas são sensíveis e não toleram ambientes ensolarados.
Em todos os apartamentos existem pontos onde a incidência de luz é insuficiente para cultivar a maioria das espécies de plantas. No entanto, para nossa sorte, algumas plantas apreciam bem mais a sombra do que o sol. Continue lendo este artigo e veja 5 opções de plantas que se desenvolvem bem em ambientes internos de apartamentos.
5 Plantas para Apartamento
Quando uma planta consegue sobreviver com pouca luminosidade significa que essa planta precisa de menos energia ou menos quantidade de alimento para se desenvolver. Ao mesmo tempo, elas evaporam menos quantidade de água se compararmos com as plantas que vivem sob a ação direta da luz solar.
Certamente, se você gosta de plantas e tem um ambiente de sombra, com boa luminosidade em seu apartamento, aqui vão algumas dicas de plantas que conseguem se adaptar nestes locais.
1 – Pilea (Pilea peperomioides)
A Pilea é caracterizada por suas folhas planas e arredondadas. De porte pequeno, cerca de 30 cm de altura, é uma planta que fica com as folhas queimadas se colocada diretamente ao sol, preferindo a meia-sombra de climas mais amenos.
Nativa da China ela cresce em florestas úmidas, acima de 1500 metros de altitude, em solo rochoso e entre fendas de rochas.
Por isso requer regas frequentes e um ambiente úmido que garanta ao menos 50% de umidade relativa do ar. Uma boa luminosidade próxima às janelas e na sombra seria um local perfeito para a Pilea. Tente manter o substrato do vaso parcialmente umedecido entre as regas.
2 – Aspargo-pendente (Asparagus densiflorus)
Comumente encontrada como planta pendente, tem as folhas leves e delicadas que podem chegar a 60 cm de comprimento. Deixe-a sozinha para valorizar todo seu potencial decorativo.
O Aspargo-pendente é uma planta rústica e tem um cultivo descomplicado. Tolera muito bem ambientes sombreados. No entanto, se perceber que a folhagem está ficando rala, mova o vaso para um local à meia-sombra, desde que com sol fraco do início da manhã.
É uma planta indicada para varandas e sacadas pois além de suportar a ventilação, o Aspargo-pendente aceita longos períodos sem água e também climas mais severos, com temperaturas mais baixas.
3 – Fitônia (Fittonia albivenis)
Esta é para aqueles que têm mais tempo para cuidar das plantas. Exige um solo constantemente úmido. Por isso mesmo é adequada e bastante utilizada em terrários fechados. Seu aspecto delicado e pequeno e ainda suas diversas opções de folhas coloridas de espécies híbridas, fazem da Fitônia uma das plantas pequenas mais charmosas para cultivo em apartamentos.
Embora, seja uma espécie exigente com relação às regas e à umidade elevada, o maior cuidado se refere ao substrato, que deve ser muito bem drenado para evitar o excesso de água nas raízes.
O melhor local para desenvolver sua Fitônia é a sombra e a meia-sombra, pois se cultivada em luz solar direta, seus veios se tornam menos destacados e ela perde muito de sua beleza.
Já falamos anteriormente sobre outras plantas pequenas para apartamento, se quiser ver outras sugestões de espécies que também não ocupam muito espaço, clique aqui.
4 – Samambaia-azul (Phlebodium aureum)
A Samambaia-azul é nativa de quase todo o Brasil e suas folhas com tons azul-esverdeados tem um aspecto interessante, pois parecem papel. Sendo assim, para valorizar ainda mais seu visual excêntrico, escolha um vaso liso e discreto de preferência de boca larga, porém não precisa ser profundo. Deixe as folhas atraentes da Samambaia–azul serem as estrelas da decoração.
Com relação ao cultivo, assim como a maioria das samambaias, ela se desenvolve muito bem à sombra, sendo própria tanto para vasos de piso como também vasos suspensos. Tente manter regas frequentes e prepare um substrato leve com muita matéria orgânica.
Assunto Relacionado: 7 Plantas Fáceis de Cuidar Perfeitas para Ambientes Internos
5 – Orelha-de-elefante (Alocasia macrorrhizos)
Eis uma planta de hastes eretas e grossas, sobretudo, com folhas deslumbrantemente grandes. Cada folha pode chegar a um metro de comprimento, e suas hastes chegam a 2 metros quando cultivadas em jardins.
Se tem um espaço maior no seu apartamento, por certo, esta seria uma escolha acertada para locais com luz brilhante ou meia sombra. No entanto, a Orelha-de-elefante não gosta de ventos e nem temperaturas abaixo de 10° C. Ela é nativa das florestas tropicais do Sudeste Asiático, e hoje é amplamente cultivada também no sul da Ásia e Filipinas.
O seu cultivo se assemelha ao das samambaias, pois aprecia um substrato com muita matéria orgânica humificada e também regas frequentes. Aliás, durante o período mais quente do ano, você pode tranquilamente fazer regas a cada 2 ou 3 dias dependendo da região onde mora. Assim, se o clima na sua região é quente e abafado, fique atento, a água evapora muito mais rápido, o que acaba estressando as plantas que precisam de maior umidade.
Veja Também:
Gostou das ideias? Então, quais destas plantas para apartamentos você tem em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.