Seu apartamento não tem espaço sobrando, mas você não abre mão de decorar com plantas? Saiba que existem muitas espécies de plantas que se adaptam em ambientes internos e em tamanhos variados. Você pode escolher uma planta grande e várias menores ou dependendo da disposição dos seus móveis, formar outras composições. Separamos aqui 9 plantas para apartamento pequeno que crescem lentamente para você escolher de acordo com as características de cada uma, aquelas que melhor combinam com o estilo da sua casa.
Sugestões de Plantas para Apartamento Pequeno
1 – Sansevieria
Vamos começar pela planta que é sucesso garantido no cultivo dentro de casa, pois além de ser resistente, aceita locais um pouco mais afastados da claridade das janelas. Ou seja, sombras onde outras plantas teriam dificuldade de se adaptar. Além disso, a Sansevieria é uma planta que tem o crescimento lento e dependendo da espécie, pode se passar muitos anos até que você tenha que trocá-la de vaso.
É uma planta que prefere passar um tempo maior sem rega do que ficar com o solo úmido. Dessa forma, se você se ausenta muito de casa, as Sansevierias são ótimas opções. Escolha entre os diversos formatos e tamanhos.
As mais populares são a Espada-de-São-Jorge como folhas estreitas e finas e a Lança-de-São-Jorge, com folhas em formato cilíndrico. Existem também muitos outros cultivares, como as rosetas por exemplo, e também as espécies anãs.
2 – Jiboia
A Jiboia é um clássico como planta de interior, pois pode formar desde vasos com plantas muito ramificadas e volumosas até opções de plantas pendentes ou trepadeiras, com longas hastes.
É perfeita como planta para apartamento pequeno pois devido à sua versatilidade, se adequa em muitos locais da casa.
A Jiboia é uma planta coringa que gosta de umidade, sendo também o banheiro, uma opção como local de cultivo. Ao mesmo tempo, aceita algum tempo de seca, sem ficar prejudicada com a falta de água.
3 – Lithops
Esse tipo de suculenta é rara, pequena e cresce muito lentamente. Nesse sentido, a Lithops é para aquele local apertado, em cima de uma mesa por exemplo, que precisa de uma planta bacana mas não permite vasos grandes.
Você pode escolher cultivar desde as sementes ou já adquirir a planta jovem, mas já aviso que é um pouco difícil de achar por causa da grande demanda por parte dos colecionadores de suculentas.
Se você se interessa por esta planta excêntrica, e quer ter uma espécie em sua casa, leia este artigo que escrevi sobre como plantar a Lithops e também veja os tipos mais comuns.
Assunto Relacionado: Como Plantar Lithops, o Cacto Pedra Viva
4 – Orquídeas
O apartamento é pequeno, mas pode ser muito elegante. As Orquídeas tem a vantagem do longo caule com flores belíssimas, trazem sofisticação para o ambiente além de ocuparem vasos pequenos.
As opções de cores e flores são enormes, além disso a facilidade para adquirir uma orquídea ajuda na hora de decorar o apartamento. Embora seja uma planta que dure pouco tempo florida, você pode procurar espécies que florescem mais vezes ao ano. Por exemplo, os gêneros Phalaenopsis e Vanda.
Assunto Relacionado: Orquídea Phalaenopsis: Como Cuidar, Regar e Fertilizar
Contudo, o cultivo da Vanda é apropriado para jardineiros mais experientes, por se tratar de uma planta que exige muitos cuidados de manutenção. Além disso, ela gosta de ambientes com muita luminosidade e alto índice de umidade do ar para florescer.
5 – Peperômia
A Peperômia é uma espécie ideal como planta para apartamento pequeno, principalmente se você é uma pessoa que viaja esporadicamente. Isso porque a peperômia é tolerante a pequenos períodos de seca.
São mais de 170 espécies conhecidas somente no Brasil e com diversos tons de cores e texturas para você escolher. Por exemplo a Peperomia argyreia, mais conhecida como Peperomia Melancia, pois tem as folhas riscadas em listras que lembram a fruta. Ou a Peperomia Tricolor (Peperomia magnoliifolia) com ramos avermelhados e folhas manchadas.
Assunto Relacionado: Como Cuidar da Peperomia: Tudo que Você Precisa Saber para Ter Uma
6 – Calathea
A Calathea tem padrões de desenhos nas folhas que encantam à primeira vista. É uma planta que gosta da sombra e suas folhas se movem para cima e para baixo diariamente em busca da luminosidade.
Elas gostam de umidade, mas suportam alguns dias sem água. Se a seca for demais para a planta ela vai avisar através das bordas amarronzadas nas folhas.
7 – Cacto Macarrão
O Rhipsalis bacifera, mais conhecido pelo seu nome popular de Cacto Macarrão, é um pouco diferente da maioria dos cactos que conhecemos. Em primeiro lugar ele prefere a meia-sombra, com luz do início ou fim da tarde. Desse modo, o melhor para ele ser colocado é na varanda ou em parapeitos das janelas.
Outra diferença do Rhipsalis em relação aos cactos é que ele gosta de um pouco de umidade no substrato. Já falei, também anteriormente, dos cuidados e dicas para cultivar esse tipo de cacto. Confira abaixo:
Assunto Relacionado: Planta Rhipsalis, Como Cuidar Desse Cacto Diferente
8 – Pau D´agua
As Dracenas possuem uma grande variedade de opções, dentre elas a Dracaena fragrans, conhecida popularmente como Pau D’água, é uma opção para vasos de chão. Suas folhas são largas e muito bonitas, e você vai encontrar a espécie variegada também, com folhas riscadas em tons mais claros de verde ou amarelo.
Ela é considerada de fácil cultivo, por não necessitar de regas constantes. E uma vez estabelecida a quantidade de regas na semana e o local adequado no apartamento, essa planta não dará trabalho.
Podem ser podadas para controlar o tamanho e também conseguir uma maior ramificação do tronco. Quando os espaços são mínimos, tirar medidas facilita na hora de comprar a planta. Assim você pode adequar o tamanho do vaso e ter lindas plantas para apartamento pequeno mesmo que elas sejam maiores.
9 – Ficus
Essa é uma planta grande maravilhosa com cores fortes e brilhantes, mas que exige muita luminosidade e rega frequente. Mesmo em apartamentos pequenos, uma planta ao lado do sofá ou próximo a estante acrescenta harmonia e leveza à decoração.
Pense na Ficus elastica ou na Ficus lyrata, pois são belíssimas e podem ser colocadas em vasos no chão. A manutenção com rega é que demanda um pouco de atenção, pois são plantas que gostam de estar sempre hidratadas para abastecer o seu tamanho e suas folhas.
Veja Também:
Posts Relacionados:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre as plantas para apartamento pequeno? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.