Plantas para sombra: Veja Qual Delas Ainda Falta Na Sua Coleção

Plantas para sombra Aucuba japonica

Se você ainda não tem nenhuma planta na sua decoração de interior, te mostro aqui 7 opções que vão fazer muita diferença no visual da sua casa ou apartamento. Por outro lado, se você já é um jardineiro que está sempre procurando novas plantas para adicionar à sua coleção de interior, confira quais destas plantas para sombra ainda faltam na sua lista.

Plantas para Sombra

1 – Lambari (Tradescantia zebrina)

Lambari (Tradescantia zebrina)

Quer uma planta que cresce absurdamente rápido, escolha a Lambari. Quer uma folhagem multicolor, escolha a Lambari de novo. Ela é muito usada como planta de forração em jardins, mas fica uma lindeza quando cultivada em vasos. Especialmente quando as flores rosas surgem, apesar de pequenas, dão um toque todo especial.

Você decide a melhor maneira de cultivo, seja como planta pendente, isolada em vasos ou em jardineiras acompanhando outras espécies, a Lambari adorna com muito volume. Gosta de substrato rico em matéria orgânica e úmido. Faça podas para controlar o tamanho, pois elas se alongam muito facilmente. Aproveite para enraizar as pontas retiradas e fazer novas mudas.

2 – Louro-do-Japão (Aucuba japonica)

Louro do Japão (Aucuba japonica)

O Louro-do-Japão é uma folhagem para sombra muito bonita toda salpicada de amarelo que chama logo a atenção. Embora seja muito confundida com o Crotón, ela não gosta da luz solar direta em suas folhas. É uma espécie que pode chegar a 3 metros de altura. Tem frutos graciosos, porém eles só aparecem quando você tem mais de uma espécie agrupada pois são plantas dióica. Sendo assim elas apresentam flores masculinas e femininas em plantas distintas.

Gostam de solo frequentemente úmido, mas sem deixar ocorrer o alagamento. Elas são pouco tolerantes à seca quando jovens, desse modo exige cuidados para que esteja sempre hidratada. Quando adultas, se tornam um pouco mais resistentes, suportando um pequeno período de seca.

Assunto Relacionado: Louro-Do-Japão: Folhagem Salpicada De Tons Amarelos Para Sombra

3 – Jiboia (Epipremnum aureum)

Jiboia (Epipremnum aureum)

Não me canso de colocar a Jiboia nas listas de plantas de dentro de casa. Além de ser uma planta que suporta pequenos períodos de seca, ela é muito resistente, se adapta muito bem à sombra e pode ser cultivada de variadas maneiras. Assim, elas ficam lindas como plantas pendentes de sombra em estantes na sala e em prateleiras nos quartos. Ou então, como planta trepadeira de sombra com raízes que procuram qualquer suporte para escalar, conseguindo subir até pelas paredes.

As Jiboias cultivadas dentro de casa não produzem folhas de grande tamanho como quando plantadas ao ar livre. Por outro lado, seu crescimento é considerado rápido e ainda tem uma enorme facilidade de propagação. Gosta de substrato comum que não seja compactado e regas moderadas.

Assunto Relacionado: Jiboia Prateada: Como Cuidar Dessa Trepadeira De Sombra

4 – Clorofito (Chlophytum comosum)

Clorofito (Chlophytum comosum)

Assim como a jiboia, o Clorofito ganhou popularidade como planta de dentro de casa por causa de sua facilidade de adaptação e cultivo. Você provavelmente já encontrou a planta Clorofito em algum consultório, shopping ou escritório, pois são lindas plantas de sombra para vasos e que não demandam cuidados especiais.

O Clorofito gosta do solo levemente úmido e substrato comum com um pouco de perlita ou outro material que permita a aeração no vaso.

5 – Planta-Chinesa-do-Dinheiro (Pilea peperomioides)

Plantas para sombra Planta-Chinesa-do-Dinheiro (Pilea peperomioides)

Jardineiros amadores estão descobrindo a grande capacidade de crescimento e multiplicação da Pilea. Não é à toa que seu nome popular de Planta-chinesa-do-dinheiro. A Pilea tem finas hastes com folhas em forma de moedas e que são cultivados pendentes ou em suportes como trepadeiras.

Embora seja uma folhagem de sombra, elas gostam de luz indireta abundante e solo leve com um pouco de areia. Faça regas equilibradas a fim de manter o substrato um pouco úmido. Assim, não espere secar completamente até a próxima rega e também não deixe o substrato encharcar.

6 – Hera-Inglesa (Hedera helix)

Plantas para sombra Hera-Inglesa (Hedera helix)

As folhas triangulares da Hera-inglesa são lindas e elegantes. Por se agarrar facilmente às mais diversas superfícies, ela se adequa como planta trepadeira que cobre espaços enormes de muros e paredes de casas. Possuem flores que atraem pássaros e borboletas e também frutos que servem de alimento para os pássaros. Quando cultivada em vasos, seu aspecto delicado fica mais evidente.

Elas gostam de climas mais amenos e o substrato levemente úmido, porém o excesso de água pode adoecer a Hera-Inglesa.

Assunto Relacionado: Como Cuidar Da Hera: Folhagem Para Todos Os Ambientes

7 – Lança-de-São-Jorge (Sansevieria cylindrica)

 Lança-de-São-Jorge (Sansevieria cylindrica)

A Lança-de-São-Jorge é uma das espécies de plantas para sombra mais cultivadas em ambientes com menor luminosidade, só perdendo para sua irmã, a Espada-de-São-Jorge. Ela é uma planta ultra resistente que suporta as mais diversas condições de cultivo. Suporta desde o sol pleno como também a sombra total. Sendo assim, cultivada dentro de casa em ambientes com menos incidência de luz, onde outras plantas teriam dificuldade de sobreviver.

Elas são bem cultivadas em solo bem drenado e leve e precisam de poucas regas. A Lança-de-São-Jorge se sai melhor quando um pouco esquecida, pois ela suporta bem algum período de seca.

Gostou desse artigo sobre as plantas para sombra? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (16 votes)

Deixe um comentário