Jiboia Prateada: Como Cuidar Dessa Trepadeira De Sombra

Jiboia Prateada Como Cuidar

Se você está procurando uma planta trepadeira que suporte ambiente totalmente sombreado, que seja uma espécie resistente e muito simples de cuidar, te apresento a Jiboia Prateada. Você vai se surpreender com a capacidade que a Jiboia Prateada tem de sobreviver às mais diversas condições de cultivo. Continue a leitura para descobrir tudo sobre a Jiboia Prateada, como cuidar, regar, luminosidade e o melhor substrato.

Sobre a Jiboia Prateada

Embora pertençam à mesma família Araceae e tenham muito em comum, A Jiboia Prateada não é uma espécie Epipremnum, assim como a Jiboia mais popular; ela é uma espécie Scindapsus (Scindapsus pictus).

Assunto Relacionado: Saiba Como Cuidar da Planta Jiboia Definitivamente

Nativa de regiões tropicais da Índia, Bangladesh e outros países do Sudeste da Ásia, onde cresce sob a copa das árvores, como planta trepadeira em busca de luz.

Jiboia Prateada, Como Cuidar

Ao adquirir sua planta, saiba que a Jiboia Prateada tem raízes muitíssimo frágeis e que crescem lentamente. Dessa forma, evite causar stress à sua planta. Ao chegar em casa não faça o replantio, espere ao menos 1 ano para mover a planta para outro vaso.

A saber, elas gostam de manter suas raízes em espaços apertados, sendo assim necessário o seu replante apenas quando as raízes estiverem saindo pelos orifícios no fundo do vaso. Ainda assim, ao replantar sua Jiboia Prateada, escolha um vaso apenas um ou dois tamanhos acima do atual.

A Jiboia Prateada aprecia solo extremamente leve e arejado que permite uma excelente drenagem da água. Nesse sentido, faça composições de substrato que tenham húmus, areia, perlita ou pedra pomes, por exemplo.

Assunto Relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas

É uma espécie que cresce mais rápido quando cultivada como trepadeira em comparação com o cultivo como planta pendente.

A Jiboia Prateada Gosta de Sombra

É uma planta tropical que, em seu habitat, cresce originalmente nas partes mais escuras no chão da floresta. Assim, quando encontra algo para escalar, vai crescendo e se desenvolvendo em direção à luz.

Por consequência, ela suporta ambiente com menor luminosidade, onde outras plantas teriam dificuldade de sobreviver. Dessa forma, é uma planta de sombra perfeita para cultivar em qualquer lugar dentro de casa.

A Jiboia Prateada é uma planta extremamente forte que pode ser comparada a Zamioculca quando se trata de pouca luminosidade.

Assunto Relacionado: Zamioculca Como Cuidar: Tenha uma Planta Sempre Maravilhosa

Por certo, seu desenvolvimento é afetado pela luz que a planta recebe. Com muita luminosidade em casa, ela ficará com folhas grandes e entrenós pequenos. Ao contrário, se você posicionar a Jiboia Prateada em uma sala escura, ela sobreviverá muito bem em tais condições, porém suas folhas serão pequenas e a distância entre uma folha e outra será mais longa.

Por outro lado, a Jiboia Prateada não suporta o sol pleno, suas folhas ficam queimadas rapidamente.

Como Regar a Jiboia Prateada

A Jiboia Prateada precisa de umidade, porém não gosta de ser regada com frequência. Sendo assim, as regas devem ser espaçadas, ela precisa de ter o solo seco antes de ser aguada novamente.

Se mantiver a planta frequentemente úmida suas raízes apodrecerão. Então, certifique-se que sua planta está protegida contra o excesso de água. Ou seja, pote com orifícios, solo drenado e sem pratinho no fundo do vaso com água parada. Assim, ela dará muitas folhas e vai só crescer e crescer cada vez mais.

Você perceberá que está oferecendo muita água se as folhas da Jiboia Prateada ficarem com as pontas amarronzadas e depois rapidamente amarelas.

Por outro lado, quando a planta enrola as folhas ela está se protegendo do ar seco e procurando manter a umidade.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou das dicas sobre a planta Jiboia Prateada, como cuidar? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva essa planta em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (32 votes)

Deixe um comentário