Para quem está em busca de plantas pendentes e ao mesmo tempo quer compor uma decoração de contraste no jardim, veio ao lugar certo. Separamos uma lista de opções de plantas pendentes que podem ser cultivadas também em vasos e jardineiras. São espécies de porte pequeno ou médio, pendentes com flores vermelhas ou que, pelo menos, exibem tonalidades fortes nesse mesmo tom.
Dentre as opções que você vai ver, algumas florescem o ano todo e outras apenas na primavera ou no verão. A forma de cultivo pode variar de acordo com o clima da sua cidade e com o local que você escolher para sua planta. Sendo assim, fique atento às regas e mantenha a adubação em dia.
Plantas Pendentes com Flores Vermelhas
Separamos 7 espécies de plantas que florescem maravilhosamente na cor vermelha. Em cada item, você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
1 – Brinco-de-Princesa (Fuchsia hybrida ‘Blue Eyes’)
Como uma floração belíssima que une a cor vermelha e a violeta, o Fuchsia hybrida ‘Blue Eyes’ é uma espécie obtida da hibridação e melhoramento a partir de espécies sul-americanas de Fuchsia.
É uma planta que gosta de clima ameno, sem calor ou frio excessivos, e de alta umidade, seja em ambiente de sol pleno ou meia-sombra. Dê preferência à adubação nitrogenada para favorecer o surgimento das flores. Se preferir, invista em adubos específicos para plantas com flores.
A planta Brinco-de-princesa é bastante ornamental e pode ser usada para decorar seu jardim, bem como varandas de casas ou apartamentos, desde que tenham incidência de luz solar uma parte do dia.
2 – Columeia (Columnea gloriosa)
A Columnea gloriosa é originária da Costa Rica e gosta de climas quentes e úmidos, sendo bastante sensível ao frio. Ela cresce melhor em substratos umedecidos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. No entanto, cuide das regas para evitar o apodrecimento das raízes quando em solos muito encharcados.
A Columeia fica maravilhosa quando pendente, seus ramos finos e suas folhas decorativas marcam presença mesmo na ausência de flores. As flores são uma beleza a parte quando surgem na axila das folhas. Suas cores vermelhas com garganta amarela chamam a atenção em qualquer ambiente.
3 – Flor-Batom (Aeschynanthus lobbianus)
A Aeschynanthus lobbianus, conhecida também como Planta-batom, é uma planta nativa do Sudeste Asiático que prospera em climas quentes e úmidos.
Tanto durante a primavera como no verão, durante seu período de crescimento, as regas da Flor-batom devem acontecer a cada dois dias. Ela gosta de solo levemente umedecido e rico em material orgânico.
A planta Flor-batom é conhecida por suas flores cilíndricas e corola tubular que lembram um batom vermelho, daí seus nomes populares.
Para estimular uma floração abundante, garanta que ela receba a quantidade adequada de luz, evitando a luz direta do sol em climas muito quentes, como a partir do Centro-oeste do país.
4 – Gerânio-pendente (Pelargonium peltatum ‘Kate’) 347
Você vai gostar de ter uma espécie de Pelargonium peltatum ‘Kate’ como planta pendente no seu jardim ou varanda. Ela tem folhas em um formato interessante, além de lisas e brilhantes. E suas flores vermelhas e semi-dobradas surgem em pedúnculos nas pontas dos ramos.
O Gerânio-pendente se adapta bem a diferentes climas, mas prefere temperaturas amenas entre 15°C e 25°C. E embora ele goste de sol direto, pela manhã, floresce também em ambientes de meia-sombra do jardim, assim como varandas e sacadas.
Durante o verão, regue regularmente seu Gerânio, permitindo que o solo fique levemente úmido entre as regas, mas sempre sem provocar o encharcamento. No inverno, a frequência de rega pode ser reduzida pela metade, o que pode variar de acordo com o clima da sua região. Ou seja, as regas precisam ser mais generosas em cidades muito quentes e mais controladas quando a cidade tem um clima mais ameno e estações com temperaturas mais baixas.
5 – Cacto-Rabo-de-Macaco (Cleistocactus winteri)
O Cleistocactus winteri é um cacto nativo da Bolívia, típico de penhascos e que se adapta a climas quentes. Mais conhecido como Cacto-rabo-de-macaco, e diferente da maioria dos cactos que gostam de ambientes secos, ele prefere ambientes úmidos.
Sendo assim, as regas devem ser generosas, desde que em solo ou substrato com boa drenagem. Para ter hastes peludas bem desenvolvidas e flores maravilhosas, a adubação deve ser regular com fertilizantes específicos para cactos ou suculentas.
Enfim, para ter um jardim com plantas pendentes de flores vermelhas essas são algumas opções que apresentam espécies lindíssimas para você escolher a que melhor combina com seu espaço. Se quiser ver mais uma bela espécie, no artigo sobre a Kalanchoe Manginii você vai encontrar mais flores vermelhas.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim