Samambaia Prata ou Pteris Cretica: Excelente Planta De Sombra

Pteris cretica

A Pteris cretica é uma samambaia para quem procura uma planta de sombra resistente e com o charme de duas cores. A Samambaia Prata, como é conhecida, tem uma folhagem delicada e ao mesmo tempo, um formato selvagem.

É uma planta que não gosta da luz solar direta em suas folhas, o que pode provocar queimaduras e amarelamento. Desse modo, se faz uma espécie ideal para ambientes internos de casas e apartamentos.

A Pteris cretica, além de preferir a sombra, gosta também de locais com umidade abundante e quentes.

Sobre a Pteris Cretica

Ela é nativa das florestas tropicais do continente Americano, assim como também está presente na África, Europa e Ásia. Assim como a Avenca, ela pertence à família Pteridaceae.

No Brasil é uma planta naturalizada com registros de ocorrência apenas na Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro.

A linda Pteris cretica faz parte de uma gama de cultivares como por exemplo, a “Albo-lineata” que possui as folhas com a faixa central em um tom vivo de branco. O que justifica o seu nome popular, pois em contraste com as bordas verdes criam um visual quase prata nas folhas.

pteris cretica albo lineata
“Albo lineata”

Ao contrário de outras espécies irmãs, ela não cresce muito, atingindo cerca de 50 centímetros na fase adulta.

E, bem como outras samambaias, ela não produz nem flores e nem frutos. Suas folhas são estreitas e alongadas, em frondes que crescem diretamente da base da planta.

Seu visual mais interessante se deve ao formato espalmado das folhas, algumas denteadas, outras lisas e ainda onduladas.

Como Cuidar da Samambaia Prata

A Samambaia Prata é uma espécie sobretudo para quem tem um pouco de experiência com plantas. Isso se deve ao fato de que ela é muito exigente com relação à temperatura e à umidade.

Nesse sentido, elas preferem ambientes em torno de 22° C. Porém não devem ser expostas a temperaturas abaixo de 14° C.

Além disso, a Pteris cretica precisa de alta umidade no ar. Uma das maneiras de conseguir melhorar a umidade ambiente é cultivar várias plantas próximas umas às outras. Isso cria um vapor d’água no local que beneficia todas as espécies.

Outra forma é utilizando um umidificador no ambiente em que a planta esteja presente. Borrifar as folhas não é tão eficaz, já que o efeito é momentâneo. E, uma vez que a água evapore, a umidade acaba.

As regas devem ser realizadas de maneira que o substrato nunca fique completamente seco. Acima de tudo, a frequência da rega vai depender de vários fatores, como por exemplo, o tamanho da planta e do vaso, o clima da região, além também do tipo de substrato.

Dessa forma, para garantir que a Samambaia Prata se desenvolva de forma saudável, o tipo de substrato deve ser observado. Ele deve ser, sobretudo solto e também rico em material orgânico.

Verifique a textura do solo ao menos uma vez ao ano para se certificar que o solo não está compactado. Isso causa a retenção de água no interior do vaso, prejudicando as raízes.

A Pteris cretica é sensível à fertilização. Sendo assim, escolha um adubo próprio para samambaias ou então um tipo que você considere seguro na aplicação.

A melhor época para fertilizar sua Samambaia Prata é no período entre a primavera e o outono.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Pteris Cretica ou Samambaia Prata? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

5/5 - (4 votes)

Deixe um comentário