Quando e Porquê Replantar Suas Plantas de Dentro de Casa

quando e porque replantar suas plantas

Sabia que replantar suas plantas não é necessariamente mudar para outro vaso maior? Replantar pode ser simplesmente trocar o substrato da sua planta para um substrato novo, mais nutritivo e fresco.

Pode parecer difícil e um tanto trabalhoso quando falamos em replantar as plantas, mas vou mostrar alguns motivos para você sempre avaliar o momento em que a mudança é necessária.

A melhor época para replantar é logo antes da primavera, pois assim você aproveita a nova onda de crescimento que virá no verão.

Um nosso substrato significa oferecer novos nutrientes para a planta. Normalmente devemos fazer um replante a cada 12 ou 18 meses, dependendo é claro do quanto sua planta está crescendo.

Algumas plantas tem o crescimento muito lento e, nesse sentido você pode manter o mesmo tamanho de vaso por anos.  A indicação é apenas que troque o substrato para garantir um novo vigor no crescimento e melhora da saúde da planta. Sobretudo aquela planta que você percebeu que, com o tempo, parou de evoluir.

Qual o Tamanho do Vaso

Se você pretende mudar o vaso para outro maior, então observe alguns pontos importantes sobre o tamanho.

O novo vaso não deve ser tão maior que o anterior. Dessa forma veja abaixo as considerações de acordo com o tamanho da sua planta.

  • Aproximadamente uns dois centímetros maior no diâmetro se sua planta é pequena. Como por exemplo uma suculenta ou uma violeta.
  • Por outro lado, se você está mudando o vaso de uma planta grande como as dracenas e palmeiras, o diâmetro pode ser a partir de 10 cm maior.

Sendo assim, seja coerente para os outros tamanhos que podemos chamar de médios e calcule algo entre os dois exemplos acima.

Sinais de que é Hora de Replantar

  • a planta é muito pesada para o vaso atual e fica tombando o tempo todo;
  • a planta está crescendo menos que o normal (nutrientes esgotados);
  • as raízes estão crescendo através do orifício de drenagem do vaso;
  • as raízes estão empurrando a planta para cima, para fora do vaso;
  • a planta fica com partes amolecidas, sem vida;
  • substrato está saturado, a acumulação dos sais minerais fica visível.

Perguntas frequentes

1- Preciso replantar as bromélias?

Não. Quando as bromélias emitirem um novo broto lateral, simplesmente corte a nova muda bem rente à base da planta mãe e coloque-a em um outro vaso.

 2- Posso trocar de vaso uma planta que está florida?

Evite fazer o replante se sua planta estiver florida. O melhor momento para fazer o replante nesse caso é antes da floração.

4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

O Que Fazer Quando Tenho uma Planta Morrendo por Falta de Água

Como Comprar a Costela-de-Adão: Escolhendo a Melhor Planta da Flora

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (9 votes)

Deixe um comentário