Strongylodon Macrobotrys: A Maravilhosa Trepadeira-Jade

Flor Strongylodon Macrobotrys

Sabe aquele momento em que você caminha por um jardim ou praça e de repente algo mágico chama sua atenção? Uma planta ou flor que te faz parar e pensar: “Uau, mas o que é isso, que tipo de planta é essa?”. Bem, se você nunca teve essa experiência, acompanhe tudo que reunimos aqui e conheça mais a fundo a planta que vamos mostrar hoje. A deslumbrante e quase mística espécie Strongylodon macrobotrys, mais conhecida como Trepadeira-Jade.

Com flores de uma cor única, a Trepadeira-Jade recebeu esse nome por causa do tom azul-esverdeado, semelhante a uma pedra de jade.

Sobre a Strongylodon macrobotrys

A espécie Strongylodon macrobotrys vem das florestas tropicais das Filipinas. E por isso mesmo, além do seu nome popular mais comum de Trepadeira-jade, ela é também conhecida como Trepadeira-filipina.

Essa planta exuberante faz parte da família Fabaceae, a mesma família da Glicínia, outra trepadeira maravilhosa só que com flores de cor lilás.

A Trepadeira-jade pode crescer muitos metros de comprimento com um caule espesso e torcido e o desenvolvimento de ramos finos.

As folhas dessa planta são verdes e brilhantes, divididas em três partes que se parecem com os lóbulos de um trevo, só que alongadas chegando a 15 cm de comprimento. Além disso, elas têm uma forma achatada e uma textura bem suave ao toque.

A inflorescência da Trepadeira-jade atrai muitos beija-flores, no entanto pode demorar de dois a três anos para surgir.

E são os meses da primavera ou verão que trazem consigo cachos carregados de dezenas de flores que chegam a 1,30 metros cada um.

Não só o tamanho impressiona como também o formato de cada flor que se parece com garras de dragão. E ainda mais, as flores são de um azul-turquesa brilhante e podem atingir tamanhos de até 7,5 cm. Você vai poder desfrutar da beleza dessas flores por aproximadamente uns dois meses.

O famoso paisagista Roberto Burle Marx escreveu o seguinte sobre ela:

"A Strongylodon macrobotrys é uma planta que me encanta. Suas flores são tão bonitas e exuberantes que parecem flores artificiais. É uma planta que pode ser usada para criar um efeito de surpresa e maravilha no jardim."
Strongylodon Macrobotrys

Como Cuidar da Strongylodon macrobotrys

Se você gosta de cuidar de plantas com crescimento vigoroso e florescimento abundante, a Strongylodon macrobotrys vai te satisfazer plenamente. Acompanhe os cuidados com a luminosidade, a temperatura, as regas e as podas separadamente a seguir.

Luz e Temperatura

A Trepadeira-jade é uma planta que gosta de calor e umidade. Para que ela cresça linda e saudável, é preciso que receba muita luz do sol. Mas cuidado, ela não gosta de sol direto das regiões mais quentes do país.

Portanto, se você mora em um local onde o sol é muito forte, como o Nordeste do Brasil, é uma boa ideia colocar a planta em um local com meia-sombra.

A temperatura ideal para a Trepadeira-Jade fica entre 18°C e 25°C. Se você estiver em regiões mais frias, como o Sul do Brasil, precisa ter atenção, pois a planta não gosta de climas frios. Sendo assim, pode não resistir a geadas ou temperaturas muito baixas.

Ela é perfeita para quem mora em regiões com climas tropical ou subtropical, de inverno ameno.

Como Regar a Strongylodon macrobotrys

A Strongylodon macrobotrys possui folhas grandes, o que influencia a forma como ela transpira. Folhas maiores tendem a perder mais água, especialmente em climas quentes, devido à evaporação. Isso torna fundamental manter uma frequência de rega equilibrada para compensar essa perda.

Como o Brasil tem uma vasta diversidade climática, desde o tropical úmido da Amazônia ao semiárido do Nordeste, temos que considerar as diferentes necessidades de rega em cada local.

Na maior parte do país, com o típico clima tropical, uma rega na semana pode ser suficiente. No entanto, observe a época do ano, a umidade do ar e a temperatura. Esses fatores vão indicar se sua trepadeira precisa de maior ou menor número de regas na semana.

Bem como, se você está no Nordeste do país, a planta precisará de mais água, mesmo estando parcialmente protegida do sol forte.

Assim como, no sul do país, embora haja períodos mais úmidos, os invernos são mais frios e secos podendo exigir uma rega mais frequente. No entanto, mantenha o solo uniformemente úmido, mas sem encharcar ou empoçar.

Substrato

Da mesma forma que a maioria das plantas tropicais, a Trepadeira-jade também não gosta de raízes molhadas. Sendo assim, o solo deve permitir que o excesso de água escoe facilmente. Uma mistura de solo arenoso com um pouco de areia e matéria orgânica é ideal.

A adição de composto orgânico ou húmus de minhoca ajudará a fornecer os nutrientes necessários para um crescimento vigoroso. Além de nutrir, a matéria orgânica melhora a estrutura e a capacidade de retenção de água do solo.

Adubo

Fertilize a Trepadeira-jade durante todo o ano, mas sobretudo durante a estação de crescimento. Esse período é fácil de identificar pois é quando a planta está ativamente produzindo novos brotos e folhas.

Escolha um fertilizante equilibrado, como um NPK 10-10-10, ou do tipo que incentive a floração, como por exemplo o NPK 13-40-13.

Aplique este fertilizante a cada 6-8 semanas. Este intervalo garante que a Trepadeira-Jade receba um suprimento constante de nutrientes sem ser sobrecarregada.

Cada produto pode variar em sua concentração e forma de aplicação, então ler e seguir as informações da embalagem garante que você está nutrindo sua planta do jeito certo.

No entanto, é importante a cautela para evitar a superalimentação. Embora possa parecer tentador dar à planta mais fertilizante na esperança de um crescimento mais rápido, isso pode ser desastroso.

O excesso de adubo pode levar a um crescimento vegetativo exagerado, o que significa que a planta produzirá muitas folhas verdes, mas um consequente prejuízo na produção de flores. Além disso, o excesso de adubo pode acumular sais no solo, e prejudicar a planta a longo prazo.

Como Podar a Trepadeira-jade

Para manter sua Trepadeira-jade saudável e exibindo todo o seu esplendor, é preciso realizar algumas podas. Vamos entender como e quando podar essa planta tropical, garantindo sua vitalidade por anos a fio.

Quando Podar a Trepadeira-jade

  1. Após a floração: a melhor época para podar sua trepadeira é logo após a floração. Isso garante que você não estará cortando os botões florais futuros e dará à planta tempo suficiente para se recuperar antes da próxima estação de florescimento.
  2. Durante o final do inverno ou início da primavera: se você perdeu o período pós-floração, pode podá-la no final do inverno ou no início da primavera, antes do novo crescimento começar.

Como Realizar a Poda

  1. Remova os ramos mortos ou doentes: comece identificando e removendo quaisquer ramos que pareçam doentes, danificados ou mortos. Isso ajudará a planta a focar sua energia no crescimento saudável.
  2. Corte o excesso de ramo: para garantir uma boa circulação de ar, o que reduz o risco de doenças, remova ramos que estejam muito amontoados uns sobre os outros.
  3. Molde a Planta: decida a forma e tamanho que deseja para sua Vinha de Jade e remova os ramos que estão fora desse formato. Você pode cortá-la bastante se necessário; ela é forte e crescerá novamente.

Onde Plantar a Strongylodon macrobotrys

Essa é uma trepadeira de grande porte com ramos pesados, torcidos e longos. Além disso, sua floração abundante faz com que ela pese mais e pareça ainda mais densa.

Sendo assim, ao escolher um local no seu jardim, garanta que ele tenha espaço para os grandes cachos de flores pendentes e que seja ao mesmo tempo um apoio firme e robusto.

Nesse sentido, é ideal posicioná-la em lugares onde suas características possam ser melhor exibidas e apreciadas. Aqui estão alguns lugares recomendados para plantar essa espécie:

  • Pórticos
  • Pergolados
  • Ao lado de muros e cercas
  • Caramanchões ou gazebos

Enfim, com este guia e um pouco de atenção à sua Strongylodon macrobotrys, você terá um super destaque no seu jardim, com sua trepadeira exibindo suas flores espetaculares ano após ano.

E se quiser conhecer outras espécies de trepadeiras, veja o que já publicamos anteriormente aqui: Trepadeiras Nativas do Brasil.

Veja Também: