Planta Rhipsalis, Como Cuidar Desse Cacto Diferente

Rhipsalis como cuidar

Sem espinhos e sem necessidade da luz direta do sol, o Rhipsalis é um pouco diferente da maioria dos cactos que conhecemos. Além disso, eles gostam de uma boa quantidade de água. Supere qualquer noção pré-concebida que você tenha sobre os cactos e veja no Rhipsalis como cuidar dessa espécie de uma forma única.

Cacto Rhipsalis: Como Cuidar

O Cacto Rhipsalis gosta de sol?

A luz solar direta, do meio-dia, não deixa que seu cacto se desenvolva, uma vez que seu caule pode ficar queimado e amarelo. No entanto, a falta de luminosidade pode afetar seu crescimento e não permitir a floração. Dessa forma, o melhor é buscar um equilíbrio para que seu cacto Rhipsalis se desenvolva sem problemas. O sol da manhã e do fim do dia são excelentes.

Cacto Rhipsalis cultivados dentro de casa precisam estar muito próximos das janelas para que recebam o reflexo da luz brilhante do dia.

Como Regar a Planta Rhipsalis?

Os Rhipsalis, diferente de outros cactos, não são resistentes à seca. Sendo assim, a rega regular é essencial. Contudo, atenção para o excesso de água que pode enfraquecer as raízes.

Não existe uma regra geral quando se fala em aguar sua planta. Vários fatores influenciam na rega, como por exemplo, o clima da sua região, o tamanho do vaso em comparação com o tamanho da planta e o tipo de solo utilizado.

Faça um teste com os dedos para saber se está no momento de regar. Ou seja, verifique se o solo está úmido, pois o ideal é que apenas a parte superficial do substrato esteja seca.

Qual o tipo de substrato para a Suculenta Rhipsalis?

Jardineiros iniciantes podem adquirir solo pronto para cactos nas floras e mercados. Todavia, os mais experientes preferem preparar seu próprio substrato.

O objetivo é conseguir um solo com drenagem adequada que contenha partes de areia, cascalho, casca de coco, carvão ativado ou vermiculita.

Assunto Relacionado: Você Sabe a Diferença Entre Perlita e Vermiculita?

Por ser uma planta epífita, ou seja, que vive agarrada em outras, o Rhipsalis não precisa de muito solo.

Cacto Rhipsalis, como Adubar?

As plantas cultivadas em vasos têm uma necessidade maior de adubo. Da mesma forma, que existe essa necessidade, o excesso da adubação em vasos pode ser desastroso para a planta. Sendo assim, utilize uma dosagem que seja a metade da recomendada pelo fabricante na embalagem.

Além disso, as plantas recém envasadas não precisam ser fertilizadas antes de decorridos pelo menos seis meses.

Assunto Relacionado: Como Funcionam os Fertilizantes? Conheça Todos os Nutrientes

Veja também:

Artigos Mais Recentes

Gostou das dicas sobre Rhipsalis, como cuidar desse cacto? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (9 votes)

Deixe um comentário