Sem espinhos e sem necessidade da luz direta do sol, o Rhipsalis é um pouco diferente da maioria dos cactos que conhecemos. Além disso, eles gostam de uma boa quantidade de água. Supere qualquer noção pré-concebida que você tenha sobre os cactos e veja no Rhipsalis como cuidar dessa espécie de uma forma única.
Cacto Rhipsalis: Como Cuidar
O Cacto Rhipsalis gosta de Sol?
A luz solar direta, do meio-dia, não deixa que seu cacto se desenvolva, uma vez que seu caule pode ficar queimado e amarelo. No entanto, a falta de luminosidade pode afetar seu crescimento e não permitir a floração. Dessa forma, o melhor é buscar um equilíbrio para que seu cacto Rhipsalis se desenvolva sem problemas. O sol da manhã e do fim do dia são excelentes.
Cacto Rhipsalis cultivados dentro de casa precisam estar muito próximos das janelas para que recebam o reflexo da luz brilhante do dia.
Como Regar a Planta Rhipsalis?
Os Rhipsalis, diferente de outros cactos, não são resistentes à seca. Sendo assim, a rega regular é essencial. Contudo, atenção para o excesso de água que pode enfraquecer as raízes.
Não existe uma regra geral quando se fala em aguar sua planta. Vários fatores influenciam na rega, como por exemplo, o clima da sua região, o tamanho do vaso em comparação com o tamanho da planta e o tipo de solo utilizado.
Faça um teste com os dedos para saber se está no momento de regar. Ou seja, verifique se o solo está úmido, pois o ideal é que apenas a parte superficial do substrato esteja seca.
Qual o tipo de substrato para a Suculenta Rhipsalis?
Jardineiros iniciantes podem adquirir solo pronto para cactos nas floras e mercados. Todavia, os mais experientes preferem preparar seu próprio substrato.
O objetivo é conseguir um solo com drenagem adequada que contenha partes de areia, cascalho, casca de coco, carvão ativado ou vermiculita.
Por ser uma planta epífita, ou seja, que vive agarrada em outras, o Rhipsalis não precisa de muito solo.
Cacto Rhipsalis, como Adubar?
As plantas cultivadas em vasos têm uma necessidade maior de adubo. Da mesma forma, que existe essa necessidade, o excesso da adubação em vasos pode ser desastroso para a planta. Sendo assim, utilize uma dosagem que seja a metade da recomendada pelo fabricante na embalagem.
Além disso, as plantas recém envasadas não precisam ser fertilizadas antes de decorridos pelo menos seis meses.
Para saber mais e conhecer outros tipos de ripsalis, clique aqui, onde mostramos as várias espécies e mais fotos.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre Rhipsalis, como cuidar desse cacto? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.