A saúde da sua roseira começa com a escolha da variedade e a localização. Acompanhe as dicas que separamos abaixo para aproveitar essas magníficas flores no seu jardim. Conheça mais um pouco sobre as Rosas, cuidados de rega, poda e fertilização.
Rosas, Cuidados com a Localização
O cuidado de escolher um local adequado vai favorecer a saúde da sua planta, uma vez que as roseiras desenvolvem defesas naturais contra pragas e doenças. Por certo, as rosas gostam de sol. Nesse sentido, escolha um local quente e com pelo menos 5 horas de sol.
Além disso, o local deve ser arejado, pois lugares sem circulação de ar favorecem infestação por doenças de fungos.
Prepare um substrato rico em húmus e que tenha uma boa drenagem natural.
Como Podar as Roseiras
Fazer uma poda correta mantém sua roseira em franco desenvolvimento, pois plantas muito densas são mais suscetíveis às doenças. A poda é mais eficiente quando feita entre os meses de junho e julho.
Assim, corte os brotos muito finos. Ademais, no verão, remova todas as flores desbotadas também.
A poda deve ser feita até a primeira folha totalmente desenvolvida do caule florido. Uma maneira de reconhecer esta folha é pelas cinco ou sete folhas pinadas ao invés de três.
Use sempre uma tesoura limpa e extremamente afiada para evitar infecções futuras.
Alguns brotos selvagens podem surgir e crescer a partir do ponto da enxertia. Eles diferem dos outros brotos na folhagem da roseira. Esses brotos selvagens devem ser removidos e não cortados, pois eles podem se tornar mais fortes que a variedade nobre da planta.
Rosas, Cuidados com a Fertilização
As rosas são plantas que consomem quantidades enormes de nutrientes do solo, sendo assim o melhor é utilizar adubo próprio especial para roseiras. Isso vai garantir o melhor crescimento e floração exuberante.
Como Regar as Roseiras
As raízes das roseiras penetram profundamente formando um sistema radicular bem ramificado. A quantidade de água a ser utilizada e a frequência a ser oferecida, vai depender de vários fatores.
Assim, sua planta precisará de cuidados extras de rega quando o local onde está a roseira é muito seco e quando o solo é leve e com pouco húmus.
Locais muito quentes merecem regas diárias. Da mesma maneira, regiões com ventos frequentes, secam o solo mais rapidamente, e dessa forma precisam de mais rega.
Além disso, se você tem uma roseira ainda jovem, com menos de um ano, as raízes ainda estão em formação e precisam de maior regularidade nas regas. Por outro lado, as roseiras mais antigas já têm um sistema radicular bem desenvolvido e extenso necessitando assim de mais água.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre as Rosas, cuidados e dicas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva essa planta em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.