Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Lírio da Paz Antes de Ter Um

lírio da paz

O Lírio-da-paz (spathiphyllum wallisii) é uma planta tropical, nativa da América do Sul, e também muito popularmente conhecida como Espatifilo ou Bandeira-branca.

É uma das Plantas preferidas dos jardineiros para cultivo dentro de casa por causa de suas folhas incrivelmente brilhantes e de verde intenso.

E as flores brancas com formato pontiagudo, que surgem acima da folhagem, envoltos por folhas brancas modificadas, são um show!

Ao contrário de suas primas, os Antúrios, que florescem o ano todo, o Lírio-da-paz floresce uma ou duas vezes ao ano, entre a primavera e o verão.

Qual o melhor lugar para o Lírio da Paz

O lírio da paz é uma planta que se adapta bem a diferentes tipos de luminosidade.

A princípio, muito comum em ambientes internos bem iluminados, eles podem ser também cultivados a meia-sombra e até mesmo no sol.

É possível o cultivo no sol, em regiões mais amenas, desde que exista a adaptação gradual a mais horas de sol. Ou seja, você “treina” seu lírio da paz todo dia um pouco para suportar por mais tempo a luz solar direta. Entretanto, nesse caso, regue-a sempre à noite ou depois do pôr do sol.

Montando o Substrato

Escolha terra rica em matéria orgânica que ofereça umidade para a planta. Assim, alguns elementos podem ser acrescentados para beneficiar a planta nesse sentido.

As misturas podem conter, húmus de minhoca e fibra de coco. Utilize a casca de pinus para forrar o solo, ela também ajuda a manter a umidade no vaso.

Outra opção é adicionar um pouco da vermiculita à mistura, pois ela consegue absorver a água e manter o substrato úmido por mais tempo.

Se preferir comprar misturas prontas, opte pelo substrato para samambaias que são próprios para plantas que necessitam de umidade.

Como Regar o Lírio da Paz

Regue o seu Lírio da Paz sempre que o substrato já esteja quase todo seco após a última rega. Contudo é uma planta que precisa de cuidados semanais para manter a umidade do vaso. Não deixe passar muito tempo sem regar, pois suas folhas rapidamente tombam e a planta, como um todo, fica com aspecto de murcha.

Borrife água na planta somente quando o tempo estiver muito seco.

Como as folhas são largas e acumulam muita poeira, um pano úmido pode ser passado em cada folha para que voltem com o brilho.

Já falamos aqui o Blog sobre problemas com as folhas, como a secura ou o amarelado, clique aqui para ver.

Faça uma poda de limpeza das folhas velhas que aparecerem na base da planta. Todavia, as flores velhas são comuns e não devem ser motivo de preocupação. Elas devem ser cortadas no talo bem próximo à base.

Existem tamanhos diferentes e padrões de espécies diferentes. Estão disponíveis no mercado os lírios da Paz “mini”, gigantes, variegados, e também em outras variedades de cor de flores.

Perguntas frequentes

Porque meu Lírio da Paz não dá flor?

O Lírio da Paz não floresce por falta de sol. Se sua planta está dentro de casa, tente colocar próximo às janelas, onde pegue pelo menos 3 horas de sol por dia.

Veja Também:

Campainha-da-China: Conheça essa Linda Flor para o Jardim

Comprando uma Sansevieria Cilíndrica: Como Escolher a Planta Certa?

Como Funcionam os Fertilizantes? Conheça Todos os Nutrientes

Zamioculca Como Cuidar: Tenha uma Planta Sempre Maravilhosa

4 Tipos de Sansevieria Para Você Cultivar Como Planta de Sombra

Gostou das dicas de sobre o Lírio da Paz? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você a cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário