Mesmo que você ainda não tenha uma samambaia em casa vai se encantar com as folhagens da Samambaia-confete. Além de uma composição bastante ornamental, ela é uma samambaia rústica e de cultivo simples.
Assim como outras samambaias desse porte, ela preenche com graça vasos suspensos. Mas suas frondes um pouco eretas permitem também o cultivo em vasos de piso. É uma espécie para ambientes internos, pois prefere locais sombreados.
Sobre a Samambaia-confete (Nephrolepis cordifolia ‘Duffii’)
Nativa do México e Jamaica, a Samambaia-confete pertence à família Nephrolepidaceae e tem como irmã a popular Samambaia-Paulista (Nephrolepis pectinata), já mencionada anteriormente aqui no site.
Conhecida também como Trança-de-cigana, a Samambaia-confete chega a 60 centímetros de altura. No entanto, é uma samambaia de crescimento bem lento.
Suas folhas, chamadas de frondes nas samambaias, são flexíveis, ficam em pé ou se inclinam para o lado, e são divididas como as de uma pena. Elas medem de 40 a 65 centímetros de comprimento.
Os pequenos folíolos são de cor verde-clara, têm forma arredondada e medem de 2 a 3 centímetros de diâmetro, e crescem diretamente no caule, sem pecíolos.
Assim como outras samambaias, a Nephrolepis cordifolia ‘Duffii’ pertence a um grupo primitivo de plantas que não produzem flores, frutos e sementes.
Como Cuidar da Samambaia-confete
Essa é uma samambaia de cultivo bem mais descomplicado que uma Avenca por exemplo, pois ela suporta um certo período de negligência.
Luz e Temperatura
As samambaias de uma forma geral são típicas de sub-bosques das florestas e não é diferente com a Samambaia-confete. Ela gosta de estar em ambientes de semissombra ou sombra, com luz filtrada.
Por isso mesmo, são espécies que se desenvolvem muito bem em ambientes internos, onde a luz indireta proporciona um desenvolvimento saudável.
Evite colocar sua planta em locais ensolarados, sobretudo em climas mais quentes, pois suas folhas são delicadas e amarelam facilmente sob a luz direta do sol.
Elas gostam de ambientes quentes e úmidos, mas sem exageros.
Rega e Substrato
Talvez o maior desafio seja acertar na rega da samambaia, pois ela gosta de um substrato constantemente umedecido. Embora a rega deva ser frequente, essa é uma espécie que suporta um curto período de seca.
No entanto, as regas devem ser generosas, sobretudo na época de maior crescimento, na primavera e verão.
Programe ao menos uma rega durante a semana para que sua planta não fique desidratada.
Por outro lado, quando a rega é excessiva, suas folhas acusam, adquirindo um tom amarelado.
Prepare de preferência um substrato bem drenável, contudo elas se caracterizam por aceitarem diversas condições de solo, até mesmo os mais argilosos.
Como Adubar a Samambaia-confete
Elas não precisam de adubação constante, assim ofereça um fertilizante de ação equilibrada, de preferência líquido. A diluição deve ser feita em água e aplicada sempre após a rega da planta.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim