Samambaia Rabo-De-Peixe (Nephrolepis Biserrata): Como Cuidar

Samambaia Rabo-de-Peixe
Fonte imagem: farmerhsiang

Para quem quer um efeito visual repleto com uma linda folhagem, seja em jardineiras ou vasos, a Samambaia Rabo-de-Peixe é uma opção maravilhosa.

Cuidar da Samambaia Rabo-de-Peixe não é difícil. Embora seja uma espécie que aprecia umidade, ela suporta alguns dias sem rega e com solo um pouco seco.

As samambaias, ao contrário da maioria das plantas, não formam flores nem sementes. A maioria é nativa dos trópicos e gosta de ambientes sombreados e úmidos.

Sobre a Samambaia Rabo-de-Peixe

A Samambaia Rabo-de-Peixe (Nephrolepis Biserrata) pertence à família das Pteridófitas (Pteridophyta), que é caracterizada por um grupo de plantas que não apresentam flores nem sementes e possuem vasos condutores de seiva.

A Samambaia Rabo-de-Peixe é uma planta rizomatosa que forma touceiras e tem folhas ou frondes longas e recurvadas. Essas folhas formam segmentos espaçados e lineares. São coriáceas em tom verde amarelado.

Por causa do detalhe bifurcado da ponta de cada segmento, elas são também chamadas popularmente de Samambaia Asa-de-Andorinha.

Nephrolepis Biserrata

Como Cuidar da Samambaia Rabo-de-Peixe

Luz e Temperatura

A Samambaia Rabo-de-Peixe prefere lugares sombreados e de meia-sombra. É comum seu cultivo em jardineiras e patamares, pois forma um lindo efeito pendente.

Embora não gostem da luz solar direta, as samambaias precisam de muita luminosidade.

Ao escolher o local dentro de casa, esteja atento a quantidade de luz disponível. As samambaias em vasos pendentes não podem ficar muito próximas ao teto, por exemplo. Pois são locais que na maioria das vezes só recebem luz por baixo.

Desse modo, se você quer manter sua samambaia em vaso pendente preso ao teto, aumente o tamanho da corda que o sustenta. Assim a luz atinge a samambaia como um todo e não somente na parte inferior da planta.

Por outro lado, para cultivar sua Samambaia Rabo-de-Peixe em meia-sombra, o ideal é escolher pontos em que ela receba sol do início da manhã ou fim da tarde. Do contrário suas folhas podem se queimar ou pior ainda, a planta ficar totalmente ressecada.

Para evitar que sua samambaia fique bonita somente de um lado do vaso, gire o recipiente um pouco todas as semanas. Dessa forma, a planta recebe luz de todos os lados ao longo do mês, adquirindo assim um formato saudável em todos os lados da touceira.

A Samambaia Rabo-de-Peixe prefere temperaturas que estejam entre 16 e 27°C. Ela não tolera temperaturas baixas, que sejam abaixo ou próximas de zero.

Outro fator a ser evitado quando for escolher o local para sua samambaia é o vento.

Assunto Relacionado: Samambaia Trepadeira Ou Stenochlaena Tenuifolia: Veja Dicas De Cultivo

Rega e Substrato

A Samambaia Rabo-de-Peixe aprecia o solo solto, fibroso e rico em húmus. Substratos muito firmes ou argilosos impedem o escoamento da água e podem sobrecarregar os rizomas.

Uma boa receita de substrato para samambaia, feita em casa, é misturar uma parte de terra com uma parte de húmus de minhoca ou esterco e uma parte de fibra de coco.

As regas devem ser frequentes de modo que o substrato fique sempre levemente umedecido. Mas elas suportam um pouco de tempo seco. Assim não se preocupe se esquecer de regar, pois por um curto período de tempo sem água, elas estão a salvo.

Uma forma eficaz de regar a samambaia é fazendo a imersão do vaso em uma bacia com água por cerca de 10 minutos. Desse modo, a planta absorve toda a água de que precisa.

Para ajudar a manter a umidade no ambiente interno, agrupe várias plantas. Isso favorece a manutenção da umidade do ar.

Adubo

Adube a Samambaia Rabo-de-Peixe na primavera, no verão e até o início do outono, quando a planta está crescendo ativamente.

Utilize fertilizantes líquidos misturados à água da rega. É sempre bom colocar um pouco menos do que a quantidade indicada na embalagem para evitar o risco de toxicidade por excesso de nutrientes.

Outra forma de manter a adubação em dia é adicionando o fertilizante granular de liberação lenta no substrato. No entanto, você deve escolher o adubo a ser aplicado e não adicionar outros nutrientes ao mesmo tempo.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre Samambaia Rabo-de-Peixe? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário