Selaginella Kraussiana Ou Musgo Tapete: Conheça As Dicas De Cultivo

Selaginella kraussiana

A Selaginella kraussiana é uma planta frequentemente utilizada como cobertura de solo e forração em canteiros. Se tornou muito popular como musgo para uso em terrários devido a sua característica de planta de sombra que gosta de muita umidade.

Elas gostam de sombra e por isso são escolhas certeiras para ambientes internos. Podem ser cultivadas tanto em vasos como também em locais sombreados ou semissombreados no jardim.

Sobre a Selaginella Kraussiana

A Selaginella Kraussiana é nativa da África subequatorial e pertence à família Selaginellaceae, que agrupa cerca de 700 espécies. Além da espécie em questão, existem outros chamados musgos que são muito cultivados em jardins como por exemplo, a Selaginella umbrosa e a Selaginella uncinata.

Suas folhas são pinadas, ou seja, crescem ao longo da raque, partem da nervura central e formam densas escamas. Tem cerca de 2,5 a 3 mm de comprimento.

A Selaginella está dentro do grupo das samambaias. É uma planta perene que cresce vigorosamente em brotos rastejantes e ramificados. Embora alcancem somente 15 ou 20 centímetros, elas se espalham muito sobre o solo.

Como se multiplicam facilmente, elas adquirem um aspecto visual em forma de lindos tapetes verdes. Daí vem seu nome popular de Musgo-tapete.

Elas são plantas de esporos, assim, não têm flores. São uma das poucas espécies de Selaginella que toleram o cultivo interno e a sombra.

Se você precisa de uma folhagem delicada e que se multiplica facilmente, não hesite em escolher esse tipo de musgo.

Como Cuidar da Selaginella Kraussiana

A Selaginella Kraussiana gosta de solo rico em material orgânico e que esteja permanentemente umedecido. Mas o substrato deve possuir boa drenagem a fim de não ficar nunca encharcado.

Essa é uma planta considerada de difícil cultivo pois exige um alto índice de umidade. Nesse sentido existem algumas atitudes que você pode adotar para que a planta não sofra.

Por exemplo, colocar um prato com argila expandida no fundo do vaso. Ou então, agrupar sua Selaginella com outras plantas. Essas medidas ajudam a aumentar a umidade do ambiente.

Borrifar as folhas, embora não tenham um efeito significativo, aumenta a umidade momentaneamente. Isso porque, em temperaturas altas, assim que a água evapora, a umidade é interrompida.

Dessa forma, a melhor maneira de manter sua Selaginella Kraussiana saudável é equilibrar as regas em um bom substrato.

Proteja sua planta de ventos e locais muito secos. Ela não se adequa em ambientes com ar condicionado ou com correntes de ar.

Utilize fertilizantes ao menos uma vez ao mês. Escolha os meses entre a primavera e o outono.

Fertilizantes líquidos devem ser diluídos em água, com a metade da indicação da embalagem do fabricante. Isso evita que o excesso de adubo prejudique a planta.

Problemas com a Selaginella Kraussiana

Folhas queimadas indicam que a planta recebeu mais luz do que ela precisa. O melhor nesse caso é mover a planta para um local com mais sombra, sem a incidência de luz solar direta.

Se você perceber as folhas marrons, verifique se a umidade do ambiente não está muito baixa.

Por outro lado, se as folhas estão com aspecto quebradiço, pode ser a falta de água. Assim, regule a frequência e a quantidade das regas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Selaginella Kraussiana? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (8 votes)

Deixe um comentário