7 Suculentas De Sol Pleno Que Gostam De Ficar No Jardim

suculentas de sol pleno
Planta-Jade

Existem muitas dúvidas em relação ao tipo de suculenta que pode ficar no sol. Embora seja um grupo muito diversificado de espécies, cada uma se mostra com características próprias de cultivo. Assim, separamos 7 exemplos de suculentas de sol pleno que podem ser cultivadas no jardim e que suportam sol e chuva.

As suculentas escolhidas e citadas abaixo aceitam tranquilamente um ambiente ao ar livre com sol, contudo uma adaptação se faz necessária quando sua planta está em cultivo interno.

Mesmo ao comprar uma planta na flora ou no mercado, não é saudável colocá-la diretamente no sol. Elas nascem e crescem no ambiente dos produtores protegidas por grandes galpões com cobertura de proteção solar. Logo depois, quando vão para o comércio ficam na sombra por um tempo antes de serem adquiridas por nós consumidores.

Assim, programe uma transição gradual de duas ou três semanas da sombra para o sol, com o objetivo de evitar o stress da sua suculenta.

Suculentas de Sol Pleno para Jardim

1 – Planta-Fantasma (Graptoperalum paraguayense)

Planta fantasma como cuidar

A Planta-Fantasma é uma suculenta interessante para cultivar no sol pois suas folhas em tons acinzentados, provavelmente responsáveis pelo nome, mudam de acordo com a intensidade da luminosidade. Assim, plantas cultivadas em meia-sombra tendem a um tom azul acinzentado enquanto as cultivadas em pleno sol, adquirem tons rosados nas bordas.

É uma planta que não demanda muitos cuidados quando está no jardim, já que suas regas são espaçadas e elas se dão muito bem em ambientes ao ar livre. Embora em ambientes de sombra seja mais difícil sua floração, no jardim elas florescem entre a primavera e o verão produzindo lindas e pequenas flores amareladas em formato de estrelas.

Assunto Relacionado: Planta Fantasma: Como Cuidar dessa Linda Suculenta

2- Planta-Jade (Crassula ovata)

A Planta-Jade é popularmente cultivada em ambientes internos, porém, você verá todo o esplendor dessa mini árvore quando cultivada em sol pleno. É uma suculenta com visual marcante que, quando adulta, lembra muito os bonsais, uma vez que seu caule curto, retorcido e grosso se assemelha a arvoretas.

Em seu habitat natural chega a atingir quase dois metros de altura. Não demanda regas constantes, preferindo períodos de seca. Ademais, em épocas de chuva e muita umidade, o ideal é simplesmente não regar sua Planta-Jade. Elas são plantas resistentes que toleram inclusive ambientes costeiros com maresia e correntes de ar.

3 – Agave-de-Cera (Echeveria agavoides)

Suculentas de sol pleno Agave-de-Cera

A Agave-de-Cera é uma linda suculenta em formato de roseta com pontas espinhosas avermelhadas. Pequena, chegando a cerca de 20 centímetros é ideal para composição como outros tipos de plantas ou suculentas, pois seu desenho e colorido formam um belo contraste no jardim.

Embora gostem da luz direta do sol, climas severos com altas temperaturas podem afetar as folhas da Agave-de-Cera, deixando-as queimadas. Existem vários cultivares de Echeveria para você escolher. Entre elas a Agave-Estrela e a Agave-Ninféia. Veja neste outro artigo a seguir onde falamos sobre outras espécies e as características de cada uma.

Assunto Relacionado: Suculenta Agavoides: Como Cuidar dessa Echeveria e Suas Espécies

4 – Moita-Gordinha (Crassula rupestris)

Suculentas de sol pleno Moita-Gordinha

A Moita-Gordinha é uma suculenta com hastes eretas e folhas grossas que surgem opostas e podem atingir até cerca de 50 centímetros de altura. Estão acostumadas a regiões de grande insolação em seu habitat natural, onde formam extensas pastagens.

Elas crescem bem, mesmo com toda a variação climática, na maior parte do Brasil, suportando frios de até 5°Celsius. Gosta de regas mais frequentes em comparação com as outras suculentas, contudo sem o encharcamento do solo.

5 – Rosinha-do-Sol (Aptenia cordifolia)

A Rosinha-do-Sol é uma suculenta perfeita para o jardim pois seus ramos se esparramam sobre o solo chegando a ficar com 2 metros de diâmetro. Já verticalmente, atinge cerca de 10 a 20 centímetros de altura. Tem folhas de verde intenso e podem ser variegadas em tons de verde e branco. Possui flores vermelhas que surgem solitárias entre as folhas na primavera.

Embora seja uma suculenta, quando cultivada em pleno sol, deve ser regada como as outras plantas não suculentas do jardim, desde que o solo seja bem drenado.  

6 – Agave-Palito (Agave geminiflora)

Suculentas de sol pleno agave geminiflora

A Agave-Palito é uma planta muito resistente, suportando bem o calor extremo e também períodos de chuva. Contudo pode ficar prejudicada se cultivada em locais com temperaturas frias abaixo de 10°C e geadas fortes. Tem um grande número de folhas que são finas, pontiagudas e flexíveis. Ao plantar mais de uma no jardim deixe um espaço de pelo menos 40 centímetros entre elas.

Aprecia regas generosas, desde que o substrato tenha boa drenagem e esteja seco. Nas plantas adultas, as flores surgem em 1 ou 2 pendões que podem chegar a cinco metros de altura. É uma espécie que só se multiplica por sementes.

7 – Babosa-da-Montanha (Aloe marlothii)

Suculentas de sol pleno Babosa-da-Montanha

A Babosa-da-Montanha é uma suculenta em forma de arvoreta que pode chegar a 4 ou 5 metros de altura. As folhas surgem em rosetas, no ápice do caule, são grossas e muito suculentas. Tem tons muito bonitos entre o verde e o cinza. Além disso, os espinhos são curtos e estão presentes tanto nas duas faces das folhas, como também nas bordas.

Gosta de locais quentes e ensolarados, sendo mais propício o cultivo em regiões do país com maior temperatura. Assim como a Aptenia, prefere regas generosas principalmente na primavera e no verão. Todavia, em períodos chuvosos interrompa as regas, mantendo assim o equilíbrio, a fim de não deixar o solo encharcado. As flores surgem em panículas somente quando a planta já está adulta e podem ser vermelhas, amarelas ou laranjas.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou das dicas sobre as suculentas de sol pleno? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário