Como Podar Costela De Adão Da Forma Correta

como podar costela de adão

Por trás de suas folhas magníficas e seu crescimento excelente, a Costela-de-adão esconde uma tolerância interessante. Se a planta cresceu demais para o espaço que você tem, você pode facilmente pegar uma tesoura e cortá-la do tamanho desejado. Contudo, isso não se aplica a qualquer parte da planta. Continue a leitura e veja como podar Costela-de-adão.

Como Podar Costela-de-Adão

Com seus ramos ascendentes, típicos de uma trepadeira, as folhas enormes e o tamanho da Costela-de-adão podem ser demais para alguns locais.

Amplamente conhecida também pelo seu nome científico, a Monstera deliciosa, tem um porte que se estende facilmente até o teto, quando cultivada dentro de casa. Nem é preciso mencionar que o cultivo no jardim, gera plantas ainda mais vigorosas e impressionantes.

Além disso, mesmo com todo o aspecto tropical, ela é uma das plantas do grupo da Araceae mais tolerante a baixas temperaturas, sendo possível seu cultivo em todo o território nacional.

Dicas para Poda da Costela-de-adão

  • A melhor época de poda da Costela-de-adão é no início da primavera, entre a última semana de setembro e as primeiras de outubro
  • Assim como a maioria das plantas da família Araceae, a Costela-de-adão tem a seiva tóxica, nesse sentido, utilize luvas para fazer a poda
  • Prepare uma ferramenta de corte afiada, que impeça a maceração ou o esmagamento dos vasos condutores de seiva
  • A ferramenta escolhida deve estar limpa. Deixe de molho em uma solução com duas partes de água e uma parte de água sanitária por alguns minutos. Ou se preferir, limpe com álcool comum
  • O ponto de corte ideal é perto da ramificação do caule. Assim, escolha a folha a ser cortada, siga a haste de volta ao caule principal, até o ponto anterior em que ela se junta com as outras hastes e faça o corte
  • Se quiser fazer a poda para usar a estaca como propagação, o corte deve conter ao menos um nó para enraizar. O nó é o ponto mais grosso da haste, ou seja, onde ocorre o novo crescimento. Nesse sentido faça o corte um pouco abaixo do nó em direção ao caule
  • Apenas hastes e folhas saudáveis podem ser usadas como estaca para gerar uma nova planta
  • Por outro lado, folhas amareladas ou doentes, após o corte devem ser descartadas.

Assunto Relacionado: Monstera Adansonii: Dicas Para sua Planta Crescer Mais Rápido

Podas das Raízes da Costela-de-adão

A poda das raízes da Costela-de-adão é uma técnica mais invasiva, no entanto serve para retardar o seu crescimento.

É simples de fazer quando a planta ainda tem um tamanho razoável. Basta retirar a planta de dentro do vaso e identificar a raiz principal e as raízes secundárias.

O objetivo é o corte das raízes secundárias. Separe delicadamente um pouco do substrato e desembarace as raízes. Corte até um terço do tamanho delas. A raiz principal deve ser deixada intacta.

No entanto, aproveite para retirar qualquer parte de raiz amolecida e danificada.

Em seguida, complete o vaso com substrato novo, recoloque sua planta no local e regue.

Para conhecer um pouco mais sobre como cuidar da Monstera deliciosa ou Costela-de-Adão, veja nosso outro artigo já publicado anteriormente.

Veja Também:

  • Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim

    Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim

    Aprenda a escolher plantas nativas que necessitam de menos água, usar compostagem para melhorar a saúde do solo, e técnicas de irrigação eficientes para economizar água. Beneficie o meio ambiente e crie um jardim bonito e saudável, ideal para iniciantes na jardinagem sustentável.


  • Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim

    Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim

    Conheça o Gerânio-pendente (Pelargonium peltatum) que possui folhas brilhantes e flores coloridas simples ou duplas que embelezam qualquer jardim ou varanda.


  • Alocasia Amazonica e Seus Segredos de Jardinagem

    Alocasia Amazonica e Seus Segredos de Jardinagem

    A Alocasia Amazonica, uma planta híbrida tropical, encanta com suas folhas grandes e veias contrastantes, é uma espécie que se tornou muito popular para o cultivo interno em locais sombreados e de luz indireta.


  • Espaços Reduzidos: Dicas de Plantas para Jardins Pequenos

    Espaços Reduzidos: Dicas de Plantas para Jardins Pequenos

    Em espaços reduzidos é necessário um bom planejamento e escolher com cuidado as plantas para jardins pequenos de forma que tanto as condições de luz quanto as opções de cultivo sejam observadas.


  • Samambaia-Confete: Um Toque de Bom Gosto

    Samambaia-Confete: Um Toque de Bom Gosto

    Conheça a graciosidade da Samambaia-confete, uma espécie de cultivo simples, com folhas arredondadas que preenchem com elegância vasos suspensos e de piso.


Gostou desse artigo sobre como podar Costela-de-adão? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

Deixe um comentário