Termos de Jardinagem que Todo Iniciante Precisa Conhecer

termos de jardinagem

Fala-se em plantas perenes e anuais, nomes em latim, cultivares e tantos outros termos de jardinagem que podem confundir alguns jardineiros iniciantes. Ao passo que, para o bom desenvolvimento de uma planta, o mais importante são os cuidados corretos para a espécie em questão.

Nomenclatura em Latim

Primeiramente o que importa é seu nome botânico.

A grande maioria das plantas, dependendo do local de compra, não vem com o nome científico específico em latim. Como existem milhares de espécies, cultivares e híbridos, muitas vezes o produtor coloca apenas seu primeiro nome. Cabe a nós fazer uma pesquisa mais profunda na internet ou consultar alguém que tenha experiência com plantas.

O nome é composto por três palavras, onde o primeiro identifica o gênero. Logo após, vem a divisão dentro deste gênero, o tipo, que dá o segundo nome. E então o terceiro nome identifica a variedade, que pode ser composto por mais de um e vem geralmente entre aspas simples. Por exemplo, veja as variedades do Cactos Opuntia: Opuntia robusta ‘Monstruosa ou Opuntia monocantha ‘Variegata Monstruosa’

Anual, Bienal ou Perene

As espécies de plantas que são anuais, tem o ciclo de vida curto. Elas germinam, florescem, frutificam e morrem dentro de uma estação, geralmente começando na primavera e indo até o outono. Contudo algumas plantas com sementes resistentes podem sobreviver e voltar no ano seguinte como por exemplo os crisântemos, girassóis e petúnias.

As bienais ou bianuais têm um ciclo de vida dividido em dois anos. Sendo assim, no primeiro ano a planta está limitada a sua fase vegetativa, onde se desenvolvem a partir da semente. Ressurgindo na segunda fase com floração, frutificação e voltando às sementes. Exemplos de plantas bianuais são as beterrabas, cenouras e cebolas.

Finalmente as plantas ditas perenes são as espécies que tem vida longa.

Acompanhe nossos outros artigos para mais dicas de jardinagem. Por exemplo para saber como fertilizar uma planta ou conhecer as particularidades dos adubos orgânicos e inorgânicos.

Veja Também:

O Que Fazer Quando Tenho uma Planta Morrendo por Falta de Água

Vou te Contar a Verdade Sobre a Planta Suculenta

Você Sabe a Diferença Entre Perlita e Vermiculita?

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.7/5 - (3 votes)

Deixe um comentário