Tipos de Plantas Carnívoras e Suas Estratégias

tipos de plantas carnívoras

As plantas carnívoras são fascinantes tanto pelo seu formato quanto pela sua capacidade de prender insetos vivos. Conheça aqui mais um pouco sobre os principais tipos de plantas carnívoras e suas estratégias de captura.

Elas vivem em locais pobres, em termo nutricionais, para outras plantas, como por exemplo nos desertos e cerrados ou ambiente hostis como os pântanos.

Se alimentam capturando e digerindo microrganismos e insetos. Embora sejam ainda dependentes dos mesmos nutrientes básicos para as outras espécies de plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio.

Diferentes Tipos e Estratégias de Captura

Dioneia (Dionaeae)

Uma das espécies de plantas carnívoras mais populares é a Dioneia ou Apanha-moscas.

Seu método de atração é semelhante aos das flores quando atraem polinizadores. Desse modo, as Dioneias atraem as moscas e demais insetos através de suas cores quentes e odores.

A presa é atraída para sua face pegajosa de cor vermelho vivo. Então a folha se fecha em segundos e a presa se vê cada vez mais grudada em suas áreas adesivas.

Pinguicula (Pinguicula)

O gênero Pinguicula possui mais de 70 espécies. Capturam suas presas com o método da “fita adesiva” que recobre suas folhas. Os insetos então grudam e são consumidos pelas folhas. Ao passo que, no local, sobram apenas pequenos pontos escurecidos.

Jarro-sol (heliamphora)

São mais de 15 espécies pertencentes a este gênero e todas elas carnívoras. Possuem glândulas na extremidade do reservatório do jarro que exalam um forte odor adocicado. Os insetos deslizam então por suas paredes lisas para o interior das folhas. No fundo dessas folhas existe um coquetel de enzimas digestivas que desmancham a presa que foi capturada.

Pinheiro-baboso (Drosophyllum lusitanicum)

Também conhecida como Pinheiro-orvalhado. Tem um intenso perfume de mel e gotas minúsculas que brilham com o reflexo da luz. Então os insetos são facilmente atraídos e ficam grudados nos caules. Em seguida, os tentáculos próximos também se curvam sobre a folha ajudando com as enzimas digestivas a decompor a presa.

9 Melhores Plantas Para Sala No Feng Shui

Conheça as Exuberantes Plantas Fícus para Você Cultivar em Casa.

Palmeira Areca: Aposta Certa Como Planta de Interior

Gostou das dicas sobre os tipos de Plantas Carnívoras? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas e então marque as estrelinhas abaixo.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário