Trevo De 4 Folhas: Significado E Cuidados

Trevo de 4 folhas em detalhe

O Trevo de 4 folhas simboliza a boa sorte. Pela tradição cada uma das partes representa esperança, fé, amor e sorte. Entretanto, ao rigor da botânica, e ao contrário da crença popular esse trevo não tem 4 folhas. Trata-se na verdade de uma só folha dividida em 4 partes, chamadas folíolos.

Muito comum como planta ornamental, sobretudo no exterior, o Trevo-de-quatro-folhas é considerado um amuleto da sorte. É um presente popular em países estrangeiros, oferecido em época de Natal e Ano Novo.

Sobre o Trevo-de-Quatro-Folhas

O Trevo-de-quatro-folhas nem sequer tem parentesco com o verdadeiro trevo, que pertence à outra família, a Fabaceae. O trevo verdadeiro pertence ao gênero Trifolium e podem ter três, quatro ou até cinco folhas, ou melhor folíolos.

Diferente do trevo verdadeiro, o Trevo-de-quatro-folhas pertence à família Oxalidaceae e recebe o nome científico de Oxalis tetraphylla. A mesma família, inclusive, de outra espécie irmã, a qual já mencionamos aqui no site, o Oxalis triangularis.

Nativo do México, o Trevo-de-quatro-folhas é uma herbácea perene, bulbosa, que cresce ereta e pode chegar a 25 cm de altura.

As folhas são o seu maior atrativo, sendo as responsáveis pelo seu sucesso ao redor do mundo. Elas possuem um centro em tom roxo nos folíolos e as extremidades verdes.

O contraste de cores fica ainda maior quando surgem as flores rosadas, geralmente entre os meses da primavera e verão. A inflorescência é em formato de umbelas, mais conhecido como formato guarda-chuva.

Não se assuste se após a floração o Trevo-de-quatro-folhas perder suas folhas. Esse é um processo comum que indica que a planta entrará em período de dormência.

Flores do Trevo de 4 folhas

Como Cuidar do Trevo de 4 Folhas

Essa é uma espécie que gosta de temperaturas amenas, nem muito quente e nem muito fria. Além disso, se desenvolve bem em ambientes com maior umidade.

Luz e Temperatura

Embora o Trevo-de-quatro-folhas suporte bem o cultivo em jardim, ao sol pleno, ele se adapta muito bem em locais dentro de casa. Os ambientes internos favorecem o seu desenvolvimento, sobretudo porque não existe uma variação grande na temperatura.

Prefira os locais semissombreados ou os mais bem iluminados dentro de casa. O Trevo-de-4-folhas se desenvolve melhor quando as temperaturas estão entre 10° e 18° C.

Ao anoitecer é comum que as folhas do seu trevo se recolham para baixo.

Rega e Substrato

Além do clima ameno, o Trevo-de-4-folhas gosta de substrato levemente úmido. Regas regulares são importantes para manter o substrato umedecido, porém com o cuidado de não deixar encharcar.

O ideal é conseguir manter o equilíbrio para que o solo não fique pesado. Assim faça regas frequentes. Observe quando a parte superior do substrato estiver seca para realizar a próxima rega do seu Trevo-de-quatro-folhas.

Ele aprecia substratos bem drenáveis e aerados. Desse modo dê preferência aos elementos que ajudam na drenagem da água da rega. Por exemplo, areia, casca de pinus, fibra de coco e perlita.

Se sua planta perder as folhas e entrar em dormência após a floração, diminua as regas nesse período. Os bulbos embaixo da terra voltarão à atividade quando as temperaturas aumentarem um pouco.

Adubo

Escolha um fertilizante padrão equilibrado do tipo NPK ou use um adubo orgânico, como o Bokashi por exemplo. Para os trevos que estão em vasos ou jardineiras dentro de casa, adubar uma vez ao mês é suficiente.

Se o seu Trevo-de-quatro-folhas é novo, comece adubando com quantidades pequenas e bem seguras para só após alguns meses regularizar a dosagem correta.

Enfim, essa é uma espécie delicada e muito ornamental para o cultivo dentro de casa. Além disso, seus bulbos se multiplicam facilmente embaixo da terra. Ao encher o vaso, você pode separar as touceiras e oferecer um Trevo-de-quatro-folhas como presente aos amigos.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o Trevo-de-quatro-folhas? Envie esse artigo para alguém que você conhece que também gosta de plantas dentro de casa. Então marque suas estrelinhas a seguir e deixe seu comentário, contando sua experiência com essa espécie lá no final.

Deixe um comentário