A Planta Comigo-ninguém-pode é uma das plantas mais utilizadas para composição ornamental de jardins e praças públicas. Suas folhas são decoradas em verde e amarelo, com padrões variados, o que confere um visual próprio encantador. Em seguida, veja algumas dicas de cultivo em casa da planta Comigo-ninguém-pode, como cuidar, como fazer as regas, o melhor substrato e luminosidade.
Sobre a Planta Comigo-ninguém-pode
- Nome Botânico: Dieffenbachia seguine
- Outros Nomes: Aningapara, Comigo-ninguém-pode
- Origem: América do Sul e América Central
- Família: Araceae
- Flor: verdes e brancas
- Luminosidade: Meia-sombra e sombra
Comigo-Ninguém-Pode: Como Cuidar
Suas folhas são muito decorativas e ornamentais. Têm formato ovalado ou lanceolado e são salpicadas com listras em tons de amarelo, creme, verde claro e escuro. A altura pode atingir pouco mais de 60 centímetros.
Luminosidade
Crescem em ambientes de sombra mediana nas florestas, protegidas sob as copas das árvores. Em casa, coloque a Comigo-ninguém-pode em locais claros, sem a luz solar direta do sol. Apesar de se adaptar bem a vários tipos de luminosidade, o sol pleno não é o local mais adequado, já que suas folhas podem sentir o excesso de calor, e ficarem com queimaduras. Sendo assim, mesmo dentro de casa, posicione-a longe das janelas que são banhadas de sol.
A cor das folhas é afetada diretamente pela luminosidade que a planta recebe. Em ambientes excessivamente claros, as folhas perdem o tom verde intenso e se tornam mais claras. O contrário acontece quando estão em ambientes protegidos da luz, assim sua variegação se torna mais evidente.
Toxidade da Planta Comigo-ninguém-pode
Assim como a maioria das espécies da família Araceae, a Dieffenbachia seguine (nome científico) também é uma planta que possui o elemento oxalato de cálcio, que são minúsculos cristais em formato de agulha. Seu contato com a pele provoca irritação e sobretudo, se ingerida qualquer parte da planta pode causar inchaços e edemas na garganta.
Desse modo, uma boa medida é mantê-la longe do alcance e da curiosidade das crianças e dos animais.
Qual o Melhor Substrato para a Comigo-ninguém-pode?
O solo deve ser composto de matéria orgânica rica em nutrientes para que a planta se desenvolva adequadamente. Prepare vasos com orifícios de escoamento da água. Além disso, use fertilizantes que mantenham o solo sempre rico. Por certo, adubar uma ou duas vezes por mês será suficiente durante o período do início da primavera até o fim do verão. A Comigo-ninguém-pode não precisa ser adubada no outono e no inverno.
Como Regar a Comigo-ninguém-pode
Faça o teste da umidade com as mãos sempre antes de regar sua planta. Se o substrato estiver seco, é hora de regar. Vasos impermeáveis como os de plástico retém água por mais tempo, dessa forma, observe para que sua planta não sofra alagamento das raízes.
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre planta Comigo-ninguém-pode: como cuidar dela dentro de casa? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.