5 Bons Motivos Para Ter Um Jardim na Sua Varanda ou Terraço

jardim na varanda

A melhor coisa sobre ter um Jardim em casa é que todos os membros da família podem se envolver. Se você tem um espaço, mesmo que pequeno, experimente começar com plantas simples e de fácil cultivo. Vale até peitoril de janelas caso você não tenha uma varanda, sacada ou terraço.

Jardim suspenso, jardim vertical, jardim de inverno: estes são termos que estão na moda e o motivo de cada vez mais projetos estarem sendo iniciados.

Bons Motivos para Você ter um Jardim em Casa.

1 Dedo Verde ou Não

Você não precisa ser especialista ou contratar um profissional para começar a jardinar. Muitas folhagens, ervas, vegetais e flores, para nossa sorte, são de cultivo mais fácil do que você imagina.

A princípio, tudo que precisa para ser um jardineiro iniciante é alguns vasos ou floreiras, um regador, plantas e terra.

Bem como, quem preferir não se arriscar, pode comprar mudas em vez de sementes.

As plantas abaixo são boas para jardineiros de primeira viagem:

  • Plantas com flores como o Lírio da Paz ou a Lavanda. O Lírio da Paz avisa quando está precisando de rega, isso é ótimo para treinar sua consistência na rega.
  • Ervas como Agrião, Salsa, Hortelã ou Alecrim.
  • Legumes como Cebola, Rabanete e Tomate.
  • Folhagens como Zamioculcas, Jiboias e Sansevierias.

2 Use a Criatividade no Seu Jardim

Porque usar aquele pote convencional se você pode inovar. As fotos mais fofas na internet são de espécies, sobretudo as pequenas; plantadas em potes incomuns, como xícaras e latinhas decoradas, vidros reciclados e cascas de outras árvores.

3 Descubra Algo Novo para Você

Algumas plantas são desafiadoras, outras são bem exóticas e há aquelas que você pode consumir. Dessa forma, descubra o que te atrai em cada planta, e o que você gostaria de exibir no seu jardim.

Por exemplo, uma planta aérea como a Tillandsia que pode ser cultivada mesmo sem vasos, ou uma planta com flores enormes como o Crisântemo? Ou, do contrário, uma erva, que pode ser arrancada na hora e usada na sua salada?

4 Use o Jardim como Forma de Relaxar

Acompanhar o desenvolvimento de uma planta comestível ou o desabrochar de uma flor são momentos prazerosos. Sobretudo depois de um dia de trabalho, trânsito, ou stress da cidade. Curta suas plantas, pesquise sobre elas e você se surpreenderá com a nova diversão.

5 Envolva Seus Familiares

Colocar sementes no solo e esperar sua brotação é algo divertido. Poder semear, colher e então cozinhar aquilo que terá o dobro do sabor, é maravilhoso.

Chame as crianças e comece com o agrião, por exemplo. Eles brotam em dois dias. Assim, ainda tem a vantagem da colheita rápida para o consumo como microverdes. As crianças simplesmente adoram!

Como Plantar Abobrinha em Vasos

7 Plantas Que Precisam de Pouca Água e Gostam de Sombra

5 Ervas Para Sombra que São Mais Resistentes que a Maioria

Gostou deste artigo? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário