5 Suculentas de Meia-Sombra para Você Cultivar Aí na Sua Casa

Suculenta de meia-sombra
Flor Estrela – Stapelia gigantea

Se você tem um ambiente bem iluminado em casa, uma janela que pegue um pouco de sol durante uma parte do dia, então você tem um lugar para cultivar suculentas de meia-sombra.

As suculentas são plantas que conseguem viver com pouca água, uma vez que suas características fisiológicas permitem o armazenamento de água para os períodos de escassez.

5 Sugestões de Suculentas de Meia-sombra

1 – Flor Estrela (Stapelia gigantea)

Seu nome “gigantea” é justificado, pois formam moitas de até 1 metro de diâmetro. A Suculenta Flor Estrela é nativa da África do Sul e Zâmbia e também é conhecida como Rosa-do-deserto-gigante. Ela possui um caule longo com 4 faces angulosas e não possui espinhos. Tem uma flor belíssima que surge na base das hastes, mas com odor tão ruim que atrai moscas varejeiras.

Precisa de regas abundantes e fertilização mensal no período de crescimento.

 2 – Colar de Pérolas (Senecio rowleyanus)

Colar de Pérolas

É uma suculenta que fica muito bonita em vasos pendentes, onde mostra todo o seu charme. A Colar-de-Pérolas tem hastes finas com folhas em formato de esferas que podem se estender até mais de um metro de comprimento. Em contato com o solo se esparrama e enraíza muito facilmente, como resultado, é comum seu plantio como planta rasteira de cobertura em locais sombreados.

Qualquer pedacinho de haste, colocada no solo serve para propagação. Gosta de pouca rega, sendo assim, a terra deve estar completamente seca antes de ser regada novamente.

Assunto Relacionado: Como cultivar Suculenta Colar-de-Pérola – Senecio rowleyanus

3 – Rosário de Corações – (Crassula pellucida marginalis)

Suculenta de meia-sombra rosário de corações
Rosário de Corações

A Suculenta Rosário de Corações tem outras espécies irmãs que também gostam de ambientes sombreados como por exemplo a Crassula pellucida rubra e também a brachypetala.

Diferente da maioria das suculentas é uma planta de gosta de ambientes úmidos e suporta baixas temperaturas. Dessa forma, não espere o substrato secar totalmente para regar.

4 – Barba de Moisés (Sedum Makinoi)

Barba de Moisés

A suculenta Barba de Moisés não aprecia calor, devendo ser cultivada em temperaturas mais amenas e com bastante umidade. O substrato precisa ter uma boa drenagem, pois dessa forma, evita o alagamento no vaso.

Nativa da China, Japão e Coreia, suas folhas são pequenas e opostas, tem hastes finas e formam belos tapetes como planta de solo.

5 – Língua de Advogado (Gasteria bicolor)

suculenta de meia-sombra língua de advogado
Língua de Advogado

A suculenta Língua de Advogado tem crescimento lento e a propagação é feita por brotos laterais que surgem na planta. Nativas da África do Sul, elas possuem folhas que surgem no mesmo plano de cada lado da haste, formando uma espécie de leque.

Gostam de regas regulares, desde que, possua um substrato bem drenado. É cultivável em todo o país suportando climas frios e quentes; sendo assim, aprecia ambientes sombreados.

Veja Também:

Posts Recentes

Gostou desse artigo sobre as suculentas de meia-sombra? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

Deixe um comentário