Não perca sua Calathea: Saiba Como Cuidar da Maneira Correta

Calathea

A Calathea reage rapidamente a qualquer deficiência ou excesso que cometemos. Por isso é considerada uma categoria de plantas para pessoas que já tenham alguma experiência com jardinagem.

São lindas com suas folhas ornadas em padrões de cores e desenhos únicos que encantam logo à primeira vista. Ao mesmo tempo são plantas exigentes no cultivo.

Desde que você cuide corretamente oferecendo todos os cuidados que elas necessitam, então você terá uma planta de interior que viverá muitos anos.

Primeiramente, veja exemplos de algumas espécies mais conhecidas de Calathea: zebrina, ornata, pavão, Burle Marx, triostar, medalhão entre outras.

Então, o que pode dar errado e fazer com que você perca sua planta?

A Calathea gosta de umidade no ambiente

Em seu ambiente natural a Calathea brota sob a sombra das árvores e se alastram facilmente para os lados formando grandes maciços. Isso tudo contribui para manter a umidade entre elas.

Em casa tente mantê-las juntas até mesmo de outras plantas.

Tenha em mente que a umidade deve ser constante. Evite intervalos muito grandes nas regas, por exemplo.

 A Calathea precisa de regas constantes

O segredo é manter o solo úmido o tempo todo. Mas atenção, isso não quer dizer que ele deva ficar encharcado.

A Calathea possui rizomas em suas raízes que absorvem a água e os nutrientes. Se o solo estiver muito empapado as raízes enfraquecem e apodrecem, assim em duas semanas você corre o risco de perder sua planta.

Folhas amareladas são aviso de que o substrato está com excesso de água.

A Calathea é exigente quanto aos nutrientes

Se sua planta ficar com as folhas desbotadas e sem vida, muito provavelmente é por falta de nutrientes. Elas param de se desenvolver e de emitir novas folhas.

De um modo geral a fertilização deve acontecer mensalmente. Vai depender do tipo de adubo ou fertilizante que você escolheu.

Algumas marcas você pode fertilizar duas vezes no mês.

E se você é um admirador das calatheas, leia nesse outro artigo todos os cuidados com as folhas exuberantes da Calathea Orbifolia.

Leia também :

Compartilhe e então comente aqui abaixo qual a espécie de Calathea que você tem em casa.

Deixe um comentário