As plantas que cultivamos dentro de casa podem ser venenosas para os gatos. Muito curiosos, os gatos gostam de explorar, cheirar e morder algumas plantas. Se você não quer correr nenhum risco, o melhor é evitar as plantas tóxicas para gatos no ambiente interno de casa.
Plantas Tóxicas para Gatos
Colocar plantas dentro de casa traz aconchego e bem estar, além de deixar o ar mais limpo. No entanto, muitas pessoas não sabem que algumas plantas de interior bem populares podem ser tóxicas para os bichanos. Veja abaixo se você tem alguma planta tóxica para gatos.
1 – Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia spp.)
Essa é uma das plantas de interior e também de jardins mais populares. Enquanto, mesmo para nós humanos, o simples manuseio dessa planta pode acarretar graves alergias e irritações, no seu pet, pode ser mais grave. Se o seu gato gosta de brincar e vier a morder a Comigo-Ninguém-Pode, ele pode ter reações severas por causa das saponinas e cristais de oxalato presentes na planta.
Os sintomas são irritação na boca, estômago e garganta, dificuldade de engolir, falta de ar, náusea, vômito, asfixia e lesão da córnea. Ainda mais, na pior das hipóteses, o envenenamento com a planta Dieffenbachia, pode levar seu bichano à morte.
2 – Cica (Cycas Revoluta)
A Cica é uma planta bastante comum em jardins externos e é também cultivada em vasos dentro de casa. Sua aparência lembra uma palmeira, todavia é um arbusto da família Cicadaceae.
A Cica possui sementes que contém glicosídeo cicasina. Elas podem ser motivo de curiosidade dos gatos e, se ingeridas, podem causar distúrbios hepáticos e gastrointestinais.
3 – Jiboia Branca (Scindapsus Aureus)
A Jiboia é uma planta que se adapta aos mais diversos tipos de cultivo. Elas são plantadas em vasos tanto dentro de casa como em jardins, além disso, aceitam o cultivo em substrato e também o hidropônico.
A Jiboia Branca, assim como a Dieffenbachia citadas acima possui o princípio ativo dos cristais de oxalato de cálcio. Eles são os responsáveis pelos sintomas citados anteriormente como irritações e lesões em diversas partes do corpo.
4 – Bico de Papagaio (Euphorbia Pulcherrima)
A planta Bico-de-papagaio é uma decoração popular na época do Natal. Por certo, suas flores vermelho vivo ou brancas, chamam atenção em qualquer ambiente. Contudo são plantas tóxicas para os animais. Elas possuem o princípio ativo do látex irritante que causa coceiras, inchaço dos lábios e da língua, vômitos, diarreia e dificuldade de visão.
5 – Zamioculca (Zamioculca zamiofilia)
A Zamioculca pertence à família de plantas Araceace, que contém plantas tóxicas e também medicinais. Se tornou uma planta bastante popular para decoração de interior, pois suporta ambiente sem sol e é extremamente resistente à falta de água.
O contato com suas partes não é um problema, contudo o contato das mucosas da boca com a planta pode adoecer seu gatinho e acarretar irritação e inchaço dos lábios, boca e língua, além de vômitos, asfixia e lesão nas córneas.
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
- Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim
Gostou desse artigo sobre as plantas tóxicas para gatos? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.