A Begônia é considerada uma das flores mais lindas e delicadas. Nativa das Américas, existem mais de mil espécies, incluindo as híbridas. De cultivo descomplicado e extremamente popular como planta de interior. Conheça aqui alguns pontos importantes para saber como cuidar da Begônia.
A Begônia é uma planta que sempre bate recordes de vendagem nas floriculturas, bancas e lojas de jardinagem. Por certo, sua similaridade com as rosas, fazem dela um grande sucesso. Estamos falando da espécie Begonia elatior, que tem flores duplas e de diversas cores e as folhas são suculentas e pequenas. Ideais para quem deseja trazer beleza a mais ao jardim, ou dar um toque especial ao lar e também, ainda é uma opção excelente para presentear uma pessoa especial.
Em jardins, bem cuidados podem atingir tamanhos variados e esbanjar exuberância, enquanto que em vasos, decorando interiores, transmitem elegância e delicadeza.
Confira o guia abaixo de como cuidar da Begônia
Solo adequado
O solo deve ser rico em matéria orgânica e possuir uma boa drenagem para escoamento da água, pois a Begônia é pouco resistente ao solo encharcado.
Há espécies que se adaptam melhor dependendo do ambiente. Para o jardim, uma das espécies mais comuns é a Begonia semperflorens ou Begônia-cerosa, uma vez que suporta sol pleno e também meia sombra. Por outro lado, a Begônia Rex é indicada para cultivo em sombra nos vasos e jardineiras. Já a Begônia Maculata é uma planta que prefere ambientes de meia-sombra.
Luminosidade e Temperatura ideal para Begônias
As begônias são intolerantes a climas frios, principalmente geadas. Assim, o ideal é não cultivá-la nesse tipo de ambiente, ou fazer o plantio em locais protegidos ou estufas para controle da temperatura.
A temperatura ideal é em média de 25 °C. Como citado acima, algumas espécies suportam bem a luz solar direta, e outras ficam melhor em ambientes de sombra e temperaturas mais amenas, contudo sempre bem iluminadas.
Se você procura uma Begônia para cultivar à sombra, veja esse artigo onde falamos da Begonia rex e suas muitas cores e desenhos de folhas.
Rega ideal ao cultivar a Begônia
Deve-se ter um cuidado especial com as Begônias de sombra. As folhas não gostam de receber água direto. Sendo assim, regue sempre por baixo e de preferência na parte da manhã. Pois, qualquer excesso de água acaba secando durante o decorrer do dia. As regas devem ser constantes, desde que o substrato esteja quase seco para aguar novamente.
Todavia, as Begônias de jardim suportam sol e chuva normalmente.
Em ambos os casos o substrato deve ser bem aerado para que a água saia rapidamente pelos orifícios do vaso ou então escorra pelo sistema natural de drenagem do jardim.
Assunto Relacionado: Banheiro com Plantas que Gostam de Umidade: Saiba Escolher
Fertilização para Begônias
A fertilização da Begônia deve ser moderada. Prefira adubos que podem ser misturados à água e use a metade da indicação do fabricante. Pois o excesso de adubo pode queimar as folhas ou deixá-las secas e quebradiças. Por outro lado, a falta de adubação vai impactar na floração e na vitalidade da planta.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou deste artigo sobre como cuidar da Begônia? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma Begônia em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.