Banheiro com Plantas que Gostam de Umidade: Saiba Escolher

Banheiro com plantas

Decorar o banheiro com plantas melhora a qualidade do ar e deixa o ambiente mais aconchegante. Normalmente, os banheiros são locais quentes e úmidos e que, dessa forma, criam espaços perfeitos para determinadas plantas. Se você se pergunta qual planta colocar no banheiro, veja as dicas abaixo para escolher com sabedoria quais delas se adaptam bem a esse tipo de cenário.

O que observar para fazer a decoração de banheiro com plantas

  • Alguns banheiros recebem uma quantidade de luz muito baixa, já que possuem janelas bem pequenas que não permitem a entrada de luz natural. Todavia, não desista, luzes fluorescentes podem resolver. Elas emitem comprimentos de onda que as plantas aproveitam.
  • Nem todas as plantas precisam de umidade. Esqueça os cactos e as suculentas como vaso de planta para banheiro. Elas preferem condições mais secas e podem desenvolver facilmente fungos que apodrecem as plantas.
  • Apesar de o banheiro oferecer momentos de umidade e calor, quando não está sendo usado, pode ser um local frio, principalmente à noite. Assim, não são todas as plantas que suportam essa variação de temperatura diária.

Esses três fatores devem ser levados em consideração quando você decide qual planta colocar no banheiro: luminosidade, umidade e variações de temperatura. Com base nisso, escolhemos algumas sugestões de plantas que você pode conferir a seguir.

Considere o tipo de banheiro com plantas que pretende usar

Há que se atentar para o tipo de banheiro onde você pretende usar as plantas. Banheiros de hóspedes e lavabos têm menos uso, o que faz com que sejam mais secos. Além disso, geralmente os lavabos tem uma luminosidade menor, sendo mais escuros e por isso, demandando plantas mais resistentes e de sombra. As sugestões a seguir são para decorar com plantas banheiros de uso familiar, que são diariamente utilizados.

Sugestões para decorar o banheiro com plantas

1 – Bambu da sorte

Bambu da Sorte
Bambu da Sorte

Eles aceitam bem qualquer tipo de substrato comum para plantas. Além disso, gostam de ser cultivados diretamente na água. Para criar um visual leve, coloque o Bambu da sorte em vidro transparente com pedras brancas no fundo. Por ser uma planta alta e longa se adequa facilmente a pequenos espaços de bancadas. Com exceção do inverno, adube o Bambu da sorte 2 vezes ao mês com fertilizante rico em nitrogênio.

2 – Begonia rex

Begônia Rex
Begônia Rex

Várias espécies de Begônias gostam da umidade e calor do banheiro, especialmente a Begônia Rex. As Begônias apreciam a umidade, contudo não resistem aos substratos alagados, que causam o apodrecimento das suas raízes. Alguns tipos de Begônias são cultivadas por causa de suas belas flores, enquanto outras, como a Begônia Rex são cultivadas por sua folhagem colorida. Estas últimas precisam de um local bem iluminado e protegido da luz solar direta.

3 – Bromélias

Bromélia
Orquídea

Existe uma grande variedade de Bromélias e muitas das quais são plantas epífitas, ou seja, extraem a umidade de que precisam do ar e não do solo. O tipo de substrato vai depender do gênero de Bromélia que você escolher. Elas vão se adaptar muito bem no seu banheiro pois gostam de umidade constante e calor. Contudo, elas precisam de circulação de ar, dessa forma deixe as portas abertas para que o local tenha boa ventilação natural.

4 – Jiboia

Jiboia
Jiboia

A Jiboia é uma planta, principalmente, para jardineiros iniciantes. Se adapta tanto em ambientes de sombra como também com maior luminosidade. Além disso, suporta bem um período de seca, se necessário. Crescem com longos caules ou, se podadas frequentemente, adquirem formas compactas. Não é exigente quanto ao substrato, podendo ser plantada em solo comum, rico em matéria orgânica. No entanto, é bastante popular também, como planta cultivada na água.

5 – Filodendros

Guaimbê

Os Filodendros gostam de solo sempre úmido. Nativo das florestas da América do Sul seu habitat é quente e sombreado. Algumas espécies, como o Filodendro Brasil, se confundem com as Jiboias, pois suas folhas são bastante similares. Por outro lado, espécies como o Guaimbê tem folhas enormes e recortadas.

6 – Samambaias

Samambaia

Colocar Samambaia no banheiro vai facilitar seus cuidados com essa maravilha de planta. Elas sozinhas já marcam presença em qualquer ambiente, todavia combiná-las com outras plantas tropicais vai deixar seu banheiro muito atraente. Uma das espécies mais populares é a Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata), porém outras espécies também se adaptam bem aos banheiros. Como por exemplo, a Avenca (Adiantum spp.), a Asplenium nidus e a Asplenium Crissie, da família Aspleniaceae, parentes das Samambaias.

Todas elas apreciam o substrato com bastante umidade, possibilitando inclusive seu cultivo dentro do box dos banheiros.

7 – Aglaonemas

Aglaonema

Um belo vaso de planta para banheiro adornado com uma Aglaonema, pode preencher aquele espaço vazio na sua bancada. São cerca de 50 espécies com folhas de diferentes padrões e cores. Elas apreciam o calor, a umidade e se adaptam muito bem aos ambientes internos, desde que bem ventilados. Apesar disso, são plantas que toleram algum tempo de seca, se por acaso você esquecer de regá-las. Contudo são bastante sensíveis a baixas temperaturas e locais com ar condicionado.

Veja também:

Gostou destas dicas sobre como decorar banheiro com plantas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.8/5 - (174 votes)

Deixe um comentário