A Aloe Vera, também chamada de Babosa é conhecida por suas propriedades terapêuticas. De tal forma, utilizada tradicionalmente em inúmeros produtos cosméticos, medicinais e nutricionais. Quem cultiva essa planta em casa, sabe que o excesso de água sufoca as raízes e prejudica a planta. Saiba reconhecer os sinais de alerta e logo, recuperar a Babosa que está murchando.
Babosa com Excesso ou Falta de Água
A Babosa, embora seja uma planta de simples manutenção e com capacidade de prosperar em diversas condições, tem o seu crescimento prejudicado quando suas raízes estão com problemas. A rega em excesso é a causa número um para o apodrecimento das raízes da Babosa e o consequente murchamento da planta.
Por outro lado, menos recorrente é o murchamento da planta por falta de água, mas pode acontecer quando o solo está completamente seco. Nesse caso, a planta não apresenta raízes podres e deve ser regada imediatamente. A folhagem então se anima novamente em um ou dois dias.
Como o maior responsável pela perda da Babosa é o excesso de água, vamos ver abaixo a melhor maneira de identificar e recuperar sua planta.
Como Recuperar a Babosa que Está Murchando por Excesso de Água
Primeiramente, verifique o solo. Faça o teste com os dedos para confirmar se o solo está molhado e se o excesso de água é a causa do problema.
Retire a Babosa do vaso e limpe delicadamente, sem lavar, a terra que envolve as raízes, de maneira que você consiga ver o máximo possível do sistema radicular da planta.
Então, examine o ponto da raiz de onde emergem as folhas. Essa parte é a coroa da Babosa. Se ela estiver mole e com aparência de podridão, mas sem odor ruim, a planta ainda pode ser salva. Caso contrário, se perceber um cheiro fétido, a planta deve ser descartada.
Para recuperar a Babosa, corte as raízes afetadas, moles e podres com uma tesoura limpa.
Evite retirar as raízes que estão saudáveis, pois elas serão importantíssimas para a recuperação da planta.
Limpe o vaso com água e sabão, e em seguida lave-o com alvejante dissolvido em água, a fim de eliminar quaisquer vírus ou germes que possam trazer infecção.
Então, renove a terra descartando todo o material que envolvia a planta anteriormente.
Assim, replante a Babosa no solo fresco com o cuidado de colocar a planta na mesma profundidade que estava previamente.
Regue o substrato levemente, mas com pouca quantidade de água, de maneira que não seja suficiente para escorrer pelos orifícios do vaso.
Continue com esse processo até perceber que a Babosa está se recuperando, regando somente quando o substrato estiver seco.
Após a recuperação da planta, retome a rega regular, sempre esvaziando o prato de gotejamento imediatamente.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre como recuperar a Babosa que está murchando? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva essa planta em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.