As suculentas são espécies de plantas que conseguem viver com pouca quantidade de água, não reclamando assim, muitos cuidados. Agrupar algumas espécies e montar um jardim de suculentas no chão pode ser simples.
Mas alguns detalhes são importantes para que o cultivo tenha sucesso. Acompanhe o texto que preparamos a seguir para que você comece hoje mesmo a planejar suas suculentas no jardim.
Como Montar um Jardim de Suculentas no Chão
As etapas a seguir podem te ajudar a planejar o seu espaço, além de indicar os pontos que devem ter sua atenção.:
- Escolha o local apropriado: as suculentas preferem locais com boa drenagem e a maioria delas gosta de bastante luz solar, sendo que algumas se adaptam melhor à meia-sombra. Evite áreas onde a água possa se acumular.
- Prepare o solo: elas preferem solos arenosos e bem drenados. Dependendo do solo do seu jardim, ele pode ser melhorado para receber as suculentas. Você pode, por exemplo, adicionar areia ou pedras pequenas para melhorar a drenagem.
- Escolha suas suculentas: existem muitas variedades de suculentas disponíveis. Escolha aquelas que são adequadas para o seu clima e combine de acordo com o seu gosto, agrupando umas às outras em termos de cor, tamanho e forma.
- Plante as suculentas: faça buracos no solo do tamanho adequado para cada planta e coloque-as no solo. Deixe espaço entre as plantas para permitir o crescimento.
- Rega: a maioria das suculentas de jardim não precisam de muita água. Regue-as apenas quando o solo estiver seco ao toque.
- Manutenção: remova as folhas mortas ou danificadas regularmente. Isso ajudará a manter o jardim com uma aparência fresca e saudável.
- Adicione pedras ou seixos: para dar um toque decorativo, considere adicionar pedras ou seixos entre as suculentas. Isso não só vai aumentar a beleza do seu jardim, mas também vai prevenir o crescimento de ervas daninhas.
- Proteção contra pragas: mantenha um olho aberto para pragas como pulgões ou cochonilhas. Se você notar qualquer sinal de infestação, trate as plantas imediatamente.
- Adapte-se às estações: algumas suculentas podem ser sensíveis ao frio e outras ao excesso de calor direto do sol. Sendo assim, considere fazer uma pesquisa anterior para te ajudar na escolha das espécies mais adequadas ao clima da sua região.
Tipos de Suculentas para o Seu Jardim
Comece agrupando as suculentas por espécies que suportam quantidade de tanto de água e quanto de luz semelhantes.
Algumas espécies de suculentas preferem climas mais amenos e se desenvolvem melhor nas regiões serranas do Sul e Sudeste do Brasil. Ou seja, locais típicos de temperaturas mais baixas que não ultrapassam os 30°C.
São exemplos de suculentas para climas mais amenos:
- Agave geminiflora
- Parodia ottonis
- Aeonium arboreum
- Crassula multicava
- Echeveria agavoides
- Graptopetalum paraguayense
- Euphorbia tirucalli
- Aloe Vera
- Portulaca grandiflora
- Sedum makinoi
- Petrosedum rupestre.
Naturalmente, a maioria das espécies preferem locais com períodos de chuva e seca mais definidos. No entanto, mesmo a região tropical, caracterizada por maior umidade, tem possibilidade de um amplo cultivo de suculentas.
Nesse caso, fique atento a dois pontos relevantes:
- Solo: ter um solo bem drenado faz toda a diferença em regiões com maior umidade.
- Verão: nosso verão pode ter temperaturas extremamente elevadas, dependendo da região do país. Sendo assim, providencie sombreamento para suculentas mais sensíveis ou dê preferência para espécies nativas que suportam os verões quentes.
Veja algumas suculentas que se adaptam ao nosso clima tropical:
- Echeveria lilacina
- Kalanchoe fedtschenkoi
- Pachypodium lamerei
- Agave lophantha
- Beaucarnea recurvata
- Cereus repandus
- Cereus jamacaru
- Arrojadoa rhodantha
- Aloe reitzii
- Aloe aculeata
- Euphorbia milii
- Euphorbia ingens
- Kalanchoe beharensis
- Stenocereus pruinosus
- Mammillaria compressa
- Melocactus ernestii
- Opuntia robusta.
Assunto Relacionado: Saiba Como Montar Um Jardim Pequeno Sem Gastar Muito
Jardim de Suculentas no Chão
Primeiramente, veja esse exemplo de jardim de suculentas plantadas em meio a rochas e protegidas por sombra de uma árvore maior.
Perceba que além das suculentas, existem também algumas espécies tropicais, como as samambaias.
As espécies de suculentas que podemos identificar nesta foto são: Euphorbia characias “Silver Swan”, Crassula ovata, Aeonium arboreum, Aeonium castello-paivae Variegata, e Senecio serpens.
Seja criativo, lembre-se de verificar o solo, atente-se à luminosidade e escolha dentre as suas suculentas preferidas a que melhor se adapta ao local que você tem no seu jardim.
Lembre-se de que cada jardim é único, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Observe suas plantas e ajuste os cuidados conforme necessário. Com o tempo e a atenção adequados, você terá um belo jardim de suculentas para desfrutar por muitos anos!
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou de saber um pouco mais sobre o jardim de suculentas no chão? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.