Quem nunca se encantou com a beleza das suculentas? Se você tem uma delas em casa sabe da necessidade de trocar o vaso, seja por causa do tamanho da planta ou do aparecimento de novos brotos laterais. A troca de vaso é um processo bem simples, mas alguns detalhes fazem toda a diferença para a saúde da sua plantinha. Veja a seguir um passo a passo bem explicativo de como replantar suculentas para que você possa repetir aí na sua casa.
Dicas Valiosas sobre as Suculentas
Se você é iniciante no cultivo das suculentas é bom saber alguns detalhes que diferenciam os cuidados em relação às demais plantas. Por outro lado, mesmo que você já seja um jardineiro conhecedor das suculentas, vale relembrar alguns pontos.
Primeiro, embora as suculentas precisem de pouca frequência de rega, elas precisam de água abundante. Isso quer dizer que você deve regar poucas vezes ao mês, sempre que o substrato secar, mas regue com generosidade. Nada de ficar pingando gotinhas.
Segundo, as suculentas precisam de muita luminosidade. Sol é vida! Mesmo as espécies de cultivo em ambientes sombreados precisam da luz solar difusa abundante para se desenvolverem saudavelmente. E um pouco de sol fraco, pode deixar sua suculenta, ainda que seja uma espécie de cultivo em sombra, mais feliz.
Assim, se quiser cultivar sua suculenta dentro de casa, escolha um local muito iluminado, próximo as janelas.
Uma maneira de saber qual tipo de luminosidade sua suculenta precisa, é através das cores das folhas. Folhas verde escuras indicam suculentas de sombra. Folhas com mais de uma cor, avermelhadas, lilases, rosadas, pretas, alaranjadas ou ainda verde ou cinza bem clarinhas, sugerem que a suculenta é de sol.
Procure sempre conhecer o nome científico da espécie que você adquiriu. Uma vez que, a identificação da planta, permite que você pesquise sobre ela e ofereça os cuidados corretos de acordo com suas particularidades.
Escolhendo o Vaso Certo para Replantar
No caso das suculentas, um vaso de barro pode ser a melhor opção, principalmente para quem não tem experiência com suculentas. Os vasos de barro absorvem rapidamente a água da rega, ajudando a retirar o excesso de água.
Vasos de plástico podem ser usados, desde que tenham um substrato muito bem drenado. Isso permite o escoamento rápido da água sem que o solo fique encharcado.
Além disso, qualquer que seja o vaso escolhido, eles devem ter furos de drenagem no fundo. Os vasos sem furos são destinados aos jardineiros mais experientes.
Uma camada de drenagem no fundo com pedriscos, cacos de telha ou argila expandida vai ajudar não apenas no escoamento da água como também manterá as raízes longe de um possível alagamento no fundo do pote.
Escolha um vaso apenas um pouco maior do que o atual. As suculentas gostam de estar em vasos apertados.
Se for reaproveitar um vaso que estava com outra planta, ele deve ser lavado com bucha e água sanitária. Dessa forma, você evita que possíveis bactérias e fungos existentes ataquem a nova planta.
Assunto Relacionado: Quando e Porquê Replantar Suas Plantas de Dentro de Casa
Como Replantar Suculentas em Vasos
Após a escolha do vaso, vamos ao passo a passo de como replantar suculentas:
- Encha o fundo do recipiente escolhido com uma camada de drenagem (pedriscos, argila ou caco de telha)
- Prepare um substrato aerado, que permita que as raízes respirem. Existem muitas receitas de substrato para suculentas. Uma receita básica pode ser a mistura de terra vegetal, vermiculita e areia em partes iguais, por exemplo
- Então, acima da camada de drenagem, coloque uma fina camada de substrato
- Agora, retire a suculenta do antigo vaso antigo. Vá amassando as paredes do vaso para que a terra se solte das laterais
- A seguir, segure delicadamente a suculenta e puxe o vaso para baixo. Tente não puxar a suculenta, e sim o vaso, para evitar que suas folhas se soltem
- Pegue o vaso novo e, acima da camada de drenagem que você já colocou, coloque um pouco de terra, mas deixando espaço suficiente para o vaso que será adicionado em seguida
- Coloque o vaso antigo dentro do novo vaso, sobre a fina camada de substrato. O vaso antigo vai servir apenas para reservar o espaço para a suculenta que será plantada
- Agora encha com terra todo o recipiente, com o vaso menor ainda dentro do vaso maior
- Em seguida, retire delicadamente o vaso menor. Ficará um espaço vazio onde você deve encaixar a suculenta
- Use esse espaço para colocar sua suculenta com a terra ainda grudada em suas raízes
- Particularmente, eu não aconselho remover a terra na primeira troca. Isso porque as raízes ainda são novas e sensíveis. Mas você pode deixar as raízes nuas e utilizar apenas substrato novo, se preferir
- Bom, após encaixar a suculenta no vaso novo, complete o restante do espaço com substrato
- E, por último, complete toda a superfície com uma camada de pedrinhas ou caco de telha. Evite o uso das pedrinhas coloridas artificialmente
- A camada de final de pedrinhas ou caco de telha evita que as folhas mais antigas, da parte inferior da suculenta, fiquem em contato direto com o substrato umedecido. Além disso, elas protegem as raízes bem como o substrato.
Veja Também:
Gostou das dicas sobre como replantar suculentas em vasos? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.