Se você não tem um jardim, mas quer aproveitar a beleza dos girassóis, pode cultivá-los em um vaso. Os girassóis são flores vistosas e alegres, conhecidos por suas pétalas amarelas brilhantes e caules altos e resistentes que podem crescer até 3 metros de altura. Vamos te mostrar dicas simples de como cuidar de girassóis em vasos para que você possa desfrutar de suas flores vibrantes durante todo o verão.
Tipos de Girassol
Existem cerca de 70 espécies de girassol, que variam tanto em tamanho como também com relação à floração. Existem, por exemplo, girassóis menores, próprios para cultivo em vasos. Além disso, as flores podem ser duplas ou semiduplas. Existem até mesmo girassóis sem pólen, perfeito para evitar o rastro pegajoso e amarelo no piso de casa.
O girassol mais comum é o Helianthus annuus da família Asteraceae. Esta é uma espécie amplamente cultivada ao redor do mundo e que inclui uma ampla gama de cultivares que variam em tamanho, cor, floração e outras características.
Se você gostou da ideia de flores sem pólen, procure pelos seguintes cultivares de Helianthus annuus: ‘Tiffany’, ‘Inara Orange’, ‘Sunrich Gold’ e ‘Sunrich Orange’, que crescem de 1,60 a 2 metros de altura.
Ou então, faça sua escolha entre os cultivares pequenos para vaso, também da espécie Helianthus annuus, que atingem no máximo um metro de altura, como por exemplo, o ‘Pacino’, o ‘Sun Gold’, o ‘Big Smile’ e o ‘Sunny Smile’.
Dicas para Plantar as Sementes de Girassol
O primeiro passo para cultivar girassóis em vaso, através das sementes, é escolher o tamanho certo do recipiente. Isso porque as raízes do girassol preenchem rapidamente o espaço do vaso.
Na natureza seu sistema radicular além de crescer em profundidade, desenvolve ramificações para explorar rapidamente grandes volumes do solo e garantir seus nutrientes e água.
No entanto, o tamanho ideal do vaso para o crescimento do girassol vai depender da variedade da planta e do seu estágio de crescimento. Inicialmente, para cultivar a partir das sementes, é recomendável que o vaso tenha uma profundidade de pelo menos 30 cm e uma largura de 40 a 50 cm.
Além disso, escolha um vaso com orifícios de drenagem no fundo para permitir que o excesso de água da rega escorra. Se o vaso não tiver orifícios de drenagem, o solo pode ficar encharcado, causando rapidamente o apodrecimento das raízes.
Substrato para plantar Girassol
Os girassóis não são exigentes com relação ao solo, crescendo sem problemas até mesmo em local mais pobre em nutrientes. Assim escolha um substrato básico ou outro que você tenha disponível em casa.
Entretanto, saiba que quanto mais nutrientes disponíveis no substrato, mais bonitas e saudáveis serão suas flores. Além disso, é importante cuidar da boa drenagem do substrato no vaso, que impede o estresse das raízes da planta.
Plantando Girassóis em Vaso
Depois de selecionar o vaso correto e o substrato, é hora de plantar as sementes dos girassóis. Encha o vaso com o substrato escolhido e acomode as sementes a cerca de 5 centímetros de profundidade. Cubra, então as sementes com o restante do substrato.
Mantenha o substrato umedecido por cerca de 10 dias, até que apareçam os brotos.
Como Cuidar de Girassóis em Vasos
Os girassóis precisam de pelo menos 6 horas de sol para crescerem saudáveis. Assim, desde o início do cultivo, mesmo através de sementes, também há necessidade de manter o vaso diretamente sob a luz do sol.
Evite usar solo de jardim ou solo argiloso pesado, pois eles podem compactar e sufocar as raízes do girassol.
Regue abundantemente o substrato, certificando-se de que o solo sempre esteja uniformemente úmido. Apenas tenha cuidado para evitar o alagamento, pois apesar dos girassóis consumirem muita água, eles não suportam o excesso de rega.
Os girassóis são consumidores vorazes de nutrientes. Assim, use um fertilizante rico em fósforo e potássio, pois esses elementos favorecem a floração. Se o seu substrato for rico em nutrientes, utilize um adubo de liberação lenta a partir da primavera.
Sempre siga as instruções do rótulo para não ultrapassar as medidas indicadas pelo fabricante. O excesso de adubo pode ocasionar caules finos além de paralização do crescimento.
Para aproveitar as sementes e multiplicar seu girassol, coloque as flores para secar em um local quente, ventilado e seco. Proteja a flor com um saco de papel ou uma gaze para aparar as sementes que caírem.
Depois que as sementes estiverem secas, selecione as maiores e mais perfeitas para gerar novas plantas.
Enfim, desfrute da beleza de suas flores amarelas e brilhantes em casa. Você pode cortar as flores do girassol para utilizar em arranjos se preferir. E se você tem um jardim e gostaria de saber mais um pouco sobre o cultivo de girassol no jardim, leia esse outro post que publicamos anteriormente.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre como cuidar de girassóis em vasos? Compartilhe com alguém que também gosta de plantas e flores e então, em seguida marque suas estrelinhas abaixo.