Saiba Como Cultivar Girassol no Jardim de Casa ou em Vasos

Como cultivar girassol

O girassol é uma planta com uma vasta variedade de espécies e suas flores, além de amarelas podem ser laranjas, marrons e vermelhas. Suas flores brilhantes surgem desde o meio do verão até o outono. Conheça algumas dicas de como cultivar girassol em casa.

Os girassóis são heliotrópicos, ou seja, para conseguir acompanhar a luz do sol, eles giram suas flores. Esse movimento acontece no início da floração, quando suas flores ainda não estão carregadas de sementes.

São conhecidos por serem fáceis de se plantar e cultivar, mas o foco está na flor chamativa que pode crescer em um vaso para ser usada como planta ornamental, desde que tenha a quantidade certa de luz.

Como Cultivar Girassol

Iluminação para cultivar girassol 

O girassol é uma planta que precisa de muita exposição direta ao sol. Sendo assim, se for cultivar em vaso, escolha um local que forneça pelo menos 4 horas de incidência solar direta. Contudo, tenha em mente que o ideal fica entre 6 e 8 horas de exposição. Isso vai ajudar a planta a crescer melhor

Fornecimento de água ideal 

O solo ao redor do girassol deve permanecer úmido. Todavia, tenha cuidado para não deixar encharcado, já que isso apodrece as raízes.

Faça as regas mirando longe das hastes da planta, cerca de 7 a 10 centímetros de distância. As regas devem ser abundantes, porém com pouca frequência. Isso ajudará no enraizamento profundo das raízes.

Depois que a planta estiver adulta, a frequência das regas poderá ser reduzida, uma vez que os girassóis crescidos são muito resistentes.

É importante também tomar cuidado com áreas onde a chuva pode afetar muito o solo onde o girassol está plantado. Não coloque as sementes onde a água remanescente da chuva pode ficar acumulada, resultando no apodrecimento das raízes.

Fertilização para cultivar o girassol melhor

O girassol vai te oferecer flores mais bonitas se tiver um solo rico. Ele tem plena capacidade de crescer sem um fertilizante, mas um solo rico em nutrientes é altamente recomendado, uma vez que gerará flores mais bonitas e a planta será mais saudável.

Você pode utilizar húmus de minhoca como adubo orgânico ou ter um fertilizante balanceado, de liberação lenta e que seja rico em nitrogênio. Todos irão ajudar no desenvolvimento do seu girassol!

Temperatura ideal para cultivar o girassol

O girassol suporta altas temperaturas, mas cresce de forma saudável entre os 18° C aos 33° C. É importante protegê-lo de temperaturas baixas durante o tempo de cultivo. Assim como, ventos fortes ou tempestades que podem machucar sua planta; especialmente se já alcançaram uma altura considerável. 

Pragas e doenças que podem afetar o girassol

Fique atento com as plantas invasoras e alguns tipos de pragas que podem roubar nutrientes do girassol. Se tiver em áreas externas, saiba que alguns pássaros, esquilos ou caracóis podem prejudicar a planta. Um tipo de mariposa também pode prejudicar a saúde da planta, verifique as flores regularmente em busca de pequenos ovos e retire-os o mais cedo possível.

Por fim, seguindo essas dicas de cultivo o seu girassol crescerá saudável e terá flores lindas durante o verão.

Veja Também:

Gostou das dicas de como cultivar Girassol? Conte abaixo qual planta você cultiva em casa e logo depois aproveite e compartilhe com seus amigos. E então, deixe suas estrelinhas abaixo. Em seguida dê uma olhada nos outros artigos sobre plantas e decoração.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário